Maranguape festeja 160 anos
- Vasta programação, até o próximo dia 30, está sendo realizada para comemorar o aniversário da cidade
Igreja matriz de Nossa Senhora da Penha (Foto), em Maranguape, um dos pontos turísticos da cidade que é terra natal de figuras da história e da cultura cearenses
Maranguape. Apesar de muita coisa ter mudado desde que o português Joaquim Lopes de Abreu chegara à serrana Maranguape, elevando-a à categoria de Vila em 17 de novembro de 1851 (emancipada posteriormente em 1869), esta cidade ainda conserva em seu cotidiano um clima pacato de tranquila cidade do interior, onde grande parte dos moradores ainda se conhece e é chamada pelo nome ou apelido. São 160 anos de história, filhos notórios, disputas políticas, sonhos, clima agradável e de uma gente cada vez mais hospitaleira.
O português também erguera a primeira capela da cidade, Nossa Senhora da Penha, a padroeira de 113.561 habitantes, segundo o censo IBGE 2010. A cidade também vive sob a proteção de outro Padroeiro, São Sebastião, uma peculiaridade do Município cearense que mantém viva a chama da religiosidade em seus mais diversos aspectos, preferências ou devotos.
Mães de filhos ilustres como Capistrano de Abreu, o historiador; cel. Joaquim José de Sousa Sombra, o primeiro intendente; cel. Afro Campos, intendente por duas vezes; Jaime Benévolo, um dos proclamadores da República; cel. Manuel de Paula Cavalcante, primeiro prefeito; e Paulo Campos Telles, também ex-prefeito.
De gente como o Jurandir dos Reis, o Mamão, que considera a serra como o melhor lugar de Maranguape, a terra que jamais deixaria por outra, pois é lugar muito bom de viver, trabalhar, bons amigos e filhos, como o historiador Capistrano de Abreu e o humorista Chico Anysio.
Jornaleiro, há mais de 19 anos levando a informação do Ceará e do mundo, disse que a matéria veiculada no Diário do Nordeste que "falava de um show que Manassés faria na vizinha Guaramiranga" foi umas das inúmeras sobre nossa gente que ele teve prazer em ler e ajudar a noticiar, orgulhando-se do famoso conterrâneo e de sua profissão.
Localizada há quase 30km da Capital, seus acessos se dão pela CE-065 (Fortaleza a Palmácia) e CE-455 (Canindé) e limita-se ao Norte, com Caucaia e Maracanaú; ao Sul, Caridade, Palmácia e Guaiúba; ao Leste, Guaiúba, Maracanaú e Pacatuba; e ao Oeste, Pentecoste e Caridade. De quase todos os pontos, avista-se a serra, sua vegetação de mata atlântica. Lugar onde ainda sente-se o ar puro, com verde dominante nas ruas e praças e moradores em contato direto com a natureza.
Outro privilégio são as cascatas e bicas de águas naturais, disponíveis também em clubes como o Cascatinha Clube de Serra e o Museu da Cachaça Complexo Y-Park, da Ypióca.
Em seu patrimônio histórico e cultural, ainda é preservada a sua história por meio dos prédios, do artesanato, do bordado, do festival do feijão verde e trovadores no Distrito de Cachoeira, da Vaquejada em Itapebussu (65 anos) e do tradicional Festival Nacional do Humor. Destaque também para o pré-carnaval e o desfile cívico de 7 de Setembro, que a cada edição recebem mais visitantes e crescem consideravelmente; e para o Maranguape Futebol Clube, o "Gavião da Serra", que com apenas 14 anos vem marcando o seu território no campeonato cearense.
Alvorada festiva
Com uma vasta programação que vai até o dia 30, destaca-se a sessão solene em homenagem aos 160 anos de Maranguape realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na última segunda-feira; celebração na Pça. Capistrano de Abreu com show da Irmã Kátia de Jesus, ontem; grande festa na Pça. Capistrano de Abreu com shows das Bandas Lagosta Bronzeada, Sirano e Sirino (filhos da terra) entre outros hoje; a tradicional alvorada com a Banda Municipal pelas ruas do centro no amanhecer de amanhã, o "Dia D", e neste mesmo dia o show da irmã Kelly Patrícia, e a outorga da Medalha Capistrano de Abreu ao empresário Fernando Cirino Gurgel, ao padre Moacir Cordeiro Leite e ao professor José Maria Fialho, no Teatro Municipal Dr. Pedro Gomes de Matos, na noite do dia 24, e o desfile da Moda Maranguape no dia 25, uma mostra da diversidade cultural e religiosa bastante presente no Município.
Ainda, o Dia da Consciência Negra, tributo ao compositor Nonato Costa, lançamento de livros, recital com a Banda de Música Maestro João Inácio da Fonseca, oficinas artísticas, entre outras atividades.
Ciclismo
Encerrando as atividades, o passeio ciclístico "Pela paz no trânsito", na noite do dia 30, com saída em frente ao Teatro Municipal. Deve contar com a participação de José Lito Soares Moura, maranguapense filho do Distrito da Lagoa do Juvenal, campeão brasileiro de mountain bike 2010 e há 11 anos consecutivos campeão cearense.
José Lito considera o ciclismo o esporte mais completo, que melhor prepara um cidadão, onde o atleta não faz uso de álcool e cigarro, preservando a sua saúde. Seus filhos seguem os seus passos, cidadãos preparados pelo esporte. Ele parabeniza Maranguape, diz que é uma cidade boa de morar, sua serra favorece a prática do mountain bike feita até com colegas de Fortaleza que vem treinar aqui, em contato com a natureza. Pode-se contemplar a cidade lá de cima. "Me orgulho de subir ao pódio com a bandeira desta cidade, mas, Maranguape precisa investir mais no ciclismo, já que os praticantes têm vida dedicada ao trabalho, ao esporte e à saúde", finalizou José Lito.
População
113,5 mil habitantes possui o município de Maranguape, de acordo com o censo IBGE 2010. A cidade fica localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, a 30Km da Capital.
MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Maranguape
Centro Adm. Gov. Virgílio Távora, Praça Senador Almir Pinto 217, Centro 61940-000. Telefone: (85) 3369.9103
JULIANA VASQUEZ
Publicado em 16 de novembro de 2011
DADYNHA SATURNINO
Colaboradora
* Charles Chaplin: "A VIDA é uma PEÇA DE TEATRO que não permite ensaios. Por isso CANTE, RIA, DANCE, CHORE e VIVA INTENSAMENTE cada momento de sua vida...antes que a CORTINA SE FECHE, e a peça termine SEM APLAUSOS".
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
PARABÉNS ARACATI - 169 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!!!
O município de Aracati comemora, terça-feira, 169 anos de existência
Câmara Municipal de Aracati
O aniversário representa maturidade. O tempo passou, muita coisa mudou. A cidade está quase toda saneada, as ruas estão asfaltadas e o comércio está aumentando.
A natureza sempre foi muito favorável e tinhamos a noção que Aracati chamaria a atenção dos turistas.
Apesar da cidade ser pacata os moradores são receptivos.
LG
Câmara Municipal de Aracati
O aniversário representa maturidade. O tempo passou, muita coisa mudou. A cidade está quase toda saneada, as ruas estão asfaltadas e o comércio está aumentando.
A natureza sempre foi muito favorável e tinhamos a noção que Aracati chamaria a atenção dos turistas.
Apesar da cidade ser pacata os moradores são receptivos.
LG
ARACATI VIVA O SEU DIA! 169 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!
Aracati, viva o seu dia! 169 anos a passos de tartaruga
Igreja Matriz de Aracati - Ceará
Em algumas horas, a cidade de Aracati festejará na principal rua de seu centro histórico, a Cel. Alexanzito mais um ano de existência. Muito a se comemorar e a se lamentar. Mas ainda que o presente não seja lá dos melhores, não podemos deixar de reverenciar esta terra dos bons ventos que é berço de lendas, grandes nomes da política estadual e até nacional, da literatura e da música.
Uma terra de inquietude e efervescência. De Dragão do Mar, o lendário jangadeiro que ao Ceará trouxe a aurora da liberdade quando os grilhões ousavam em cercear vidas humanas de serem donas de si mesmas. De Adolfo Caminha, De Jacques Klein, de Castorina e de cada um de nós, anônimos ou não nas crônicas jaguaribanas. Jovens aracatienses desfilarão aos olhares orgulhosos de seus pais em verem de tão cedo o amor a nossa cidade sendo cultivado e externado. E que estes, ao crescerem, guiem os rumos da cidade com honradez e compromisso.
Viva Aracati!
Parabéns, Aracati, ainda assim.
Casa da Câmara Municipal de Aracati
Aracati comemora nada mais, nada menos do que 169 anos de emancipação política e não possui uma fração na atualidade da sua grandeza de outrora. Séculos e décadas se passaram. Ó, São José dos Portos dos Barcos, que aconteceu contigo? Teu barco encalhou nas margens do Jaguaribe? O mesmo que te deu glória e prestígio? Estamos parados no tempo, contemplando saudosisticamente um passado distante, uma vez que o presente nos envergonha e entristece.
A terra que viu Dragão do Mar se insurgir contra a escravidão é a mesma que se cala diante do descaso de administrações municipais descompromissadas com o bem estar dos filhos desta terra dos bons ventos. Destaca-se a atual, que é simplesmente a pior de todas e de todas as épocas.
Seus cidadãos não se libertam do jugo opressor que condena pessoas a saírem de sua terra natal para buscarem por oportunidades em outras cidades pujantes. Triste ver essa diáspora acontecer. Perdemos muito capital intelectual. Quase todo aracatiense tem algum familiar que reside em outros ares. Minha família não é a exceção.
O que queremos para o Aracati nesta data comemorativa de sua história local? Que a administração pública estime pela eficiência, por ações governamentais planejadas, que fiscalize as ações de alguns servidores megalomaníacos, que seja transparente, que não faça distinção de jacaré, bacurau ou elefante. Que cumpra para com a finalidade do Estado que é o de servir à sociedade. Que os homens públicos não se sirvam do poder efêmero e do suor do trabalho de uma sociedade ordeira e pacata, ainda que seja pacata até demais. Que as vaidades sejam deixadas de lado. Que nos unamos no ideal de vermos o Aracati voltar a ter o brilho.
Que sejamos aracatienses de fato. E de todo coração.
* Ambos os textos foram compilados do http://observadorjaguaribano.blogspot.com/
Por Caio Ferreira Rocha
Igreja Matriz de Aracati - Ceará
Em algumas horas, a cidade de Aracati festejará na principal rua de seu centro histórico, a Cel. Alexanzito mais um ano de existência. Muito a se comemorar e a se lamentar. Mas ainda que o presente não seja lá dos melhores, não podemos deixar de reverenciar esta terra dos bons ventos que é berço de lendas, grandes nomes da política estadual e até nacional, da literatura e da música.
Uma terra de inquietude e efervescência. De Dragão do Mar, o lendário jangadeiro que ao Ceará trouxe a aurora da liberdade quando os grilhões ousavam em cercear vidas humanas de serem donas de si mesmas. De Adolfo Caminha, De Jacques Klein, de Castorina e de cada um de nós, anônimos ou não nas crônicas jaguaribanas. Jovens aracatienses desfilarão aos olhares orgulhosos de seus pais em verem de tão cedo o amor a nossa cidade sendo cultivado e externado. E que estes, ao crescerem, guiem os rumos da cidade com honradez e compromisso.
Viva Aracati!
Parabéns, Aracati, ainda assim.
Casa da Câmara Municipal de Aracati
Aracati comemora nada mais, nada menos do que 169 anos de emancipação política e não possui uma fração na atualidade da sua grandeza de outrora. Séculos e décadas se passaram. Ó, São José dos Portos dos Barcos, que aconteceu contigo? Teu barco encalhou nas margens do Jaguaribe? O mesmo que te deu glória e prestígio? Estamos parados no tempo, contemplando saudosisticamente um passado distante, uma vez que o presente nos envergonha e entristece.
A terra que viu Dragão do Mar se insurgir contra a escravidão é a mesma que se cala diante do descaso de administrações municipais descompromissadas com o bem estar dos filhos desta terra dos bons ventos. Destaca-se a atual, que é simplesmente a pior de todas e de todas as épocas.
Seus cidadãos não se libertam do jugo opressor que condena pessoas a saírem de sua terra natal para buscarem por oportunidades em outras cidades pujantes. Triste ver essa diáspora acontecer. Perdemos muito capital intelectual. Quase todo aracatiense tem algum familiar que reside em outros ares. Minha família não é a exceção.
O que queremos para o Aracati nesta data comemorativa de sua história local? Que a administração pública estime pela eficiência, por ações governamentais planejadas, que fiscalize as ações de alguns servidores megalomaníacos, que seja transparente, que não faça distinção de jacaré, bacurau ou elefante. Que cumpra para com a finalidade do Estado que é o de servir à sociedade. Que os homens públicos não se sirvam do poder efêmero e do suor do trabalho de uma sociedade ordeira e pacata, ainda que seja pacata até demais. Que as vaidades sejam deixadas de lado. Que nos unamos no ideal de vermos o Aracati voltar a ter o brilho.
Que sejamos aracatienses de fato. E de todo coração.
* Ambos os textos foram compilados do http://observadorjaguaribano.blogspot.com/
Por Caio Ferreira Rocha
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
BARRA NOVA: RECANTO DE PAZ E BELEZA EM CACAVEL/CE!!!
Barra Nova: recanto de paz e beleza
- A natureza é sábia, afirmam os nativos de Barra Nova para justificar a divina união do imenso Atlântico com o pequeno Rio Choró. O resultado é um recanto de paz e beleza matizado pelo sol.
Na praia do litoral Leste cearense, situada no distrito de Jacarecoara, em Cascavel, o maior atrativo são as piscinas que se formam com o vaivém da maré. Entre subidas e descidas, nativos apaixonados pelo lugar e turistas ávidos por descobri-lo se jogam às águas para banhos refrescantes. Amantes de kitesurf também chegam e pintam o céu com suas pipas multicoloridas.
A diversão se confunde com descobertas em passeios de barco pelo Rio Choró, com seu verde manguezal. Em veículos 4x4 é possível desbravar dunas e falésias que guardam histórias de piratas que pisaram na região num passado distante. No caminho dos novos visitantes, coqueirais e cajueiros escondem lagoas perenes ou temporárias de águas cristalinas, convidativas a mergulhos energizantes.
A praia conta com poucas barracas, mas os comerciantes se esforçam para oferecer, em receitas que dão água na boca, o melhor daquilo que os pescadores trazem do mar em suas jangadas, em especial a arraia, motivação para o festival gastronômico que já virou tradição na praia. E ainda tem o saboroso café da manhã da Hercília, com delícias para começar o dia feliz. Na pousada domiciliar da Hercília, o café vira prazer diante da mesa farta de guloseimas regionais, como tapiocas recheadas, sopas, sucos naturais, o "Gostosinho da Hercília" e receitas como o bolo nutritivo, com cenoura, beterraba e laranja com bagaço, uma delícia! A casa abre de domingo a domingo.
Diversão para o bem estar
A praia da Barra Nova é um encanto e oferece piscinas naturais para banhos tranquilos e relaxamento.
O dia nasce e o ponto de encontro é a praia de águas límpidas e areia branca. A ordem é desfrutar do lugar em harmonia com a natureza. Na areia ou na água, esportes diversos reforçam a alegria de conhecer ou rever Barra Nova e interagir com sua gente hospitaleira.
Impressiona e encanta na praia a mudança da geografia ao bel-prazer da maré, que parece pedir reverência ao seu poder de transformação. Piscinas naturais surgem na paisagem para um banho refrescante. Quem não quer ficar parado, aproveita para praticar hidroginástica e natação.
Kitesurfistas também vêm de longe para conhecer Barra Nova. Os ventos e as águas do lugar propiciam a prática do esporte e a notícia tem se espalhado mundo afora. Eles ainda são em número reduzido na praia, mas o suficiente para salpicar os céus com as cores vivas das pipas. Sobram saltos e outras manobras radicais que prendem a atenção de quem aprecia esportes ao mar impulsionados pelo vento. A presença cada vez maior dos esportistas já fez surgir até uma escola de kite à beira-mar.
Além das benesses das águas calmas, Barra Nova oferece, para lazer e entretenimento, o passeio pelo Rio Choró. A embarcação deixa a barra e avança pelo leito do rio num percurso de cerca de uma hora, com direito a parada para banho e esquibunda, além de apreciação do cenário, que reúne dunas branquíssimas e o manguezal verdejante, um berçário natural de garças que não dispensam sobrevoos ao entardecer.
Outra atração é o passeio de buggy pelos arredores da praia até a vizinha Águas Belas. No caminho do desbravador há dezenas de lagoas de águas cristalinas protegidas por coqueiros e cajueiros. Dunas e falésias de pequeno porte completam o visual. Do ponto mais alto das dunas, o cenário fascina e fideliza o viajante para retornos constantes ao destino.
Na Trilha do Coqueiro, o turista atravessa o Túnel do Cajueiro, confere falésias virgens, vegetação nativa quase intocada e alcança o vilarejo de Barra Velha, apontado como o único lugar no mundo onde homens e mulheres pulam a cerca e não há brigas ou desentendimentos. Mas, é bom deixar claro! Não se trata de traição entre casais, como a expressão "pular a cerca" poderia supor.
O passeio prossegue e, antes da chegada a Águas Belas, a parada é na Sorveteria El Shadai para provar o sorvete de murici. Ao lado fica a Capela de Nossa Senhora de Fátima. Se o retorno a Barra Nova acontecer no fim da tarde, o visitante aproveita para curtir o espetáculo do pôr do sol à beira-mar. Logo a noite chega e o tempo é de total calmaria na praia. O bate-papo entre amigos ou o descanso nos locais de acomodação são os melhores programas.
Diário do Nordeste
- A natureza é sábia, afirmam os nativos de Barra Nova para justificar a divina união do imenso Atlântico com o pequeno Rio Choró. O resultado é um recanto de paz e beleza matizado pelo sol.
Na praia do litoral Leste cearense, situada no distrito de Jacarecoara, em Cascavel, o maior atrativo são as piscinas que se formam com o vaivém da maré. Entre subidas e descidas, nativos apaixonados pelo lugar e turistas ávidos por descobri-lo se jogam às águas para banhos refrescantes. Amantes de kitesurf também chegam e pintam o céu com suas pipas multicoloridas.
A diversão se confunde com descobertas em passeios de barco pelo Rio Choró, com seu verde manguezal. Em veículos 4x4 é possível desbravar dunas e falésias que guardam histórias de piratas que pisaram na região num passado distante. No caminho dos novos visitantes, coqueirais e cajueiros escondem lagoas perenes ou temporárias de águas cristalinas, convidativas a mergulhos energizantes.
A praia conta com poucas barracas, mas os comerciantes se esforçam para oferecer, em receitas que dão água na boca, o melhor daquilo que os pescadores trazem do mar em suas jangadas, em especial a arraia, motivação para o festival gastronômico que já virou tradição na praia. E ainda tem o saboroso café da manhã da Hercília, com delícias para começar o dia feliz. Na pousada domiciliar da Hercília, o café vira prazer diante da mesa farta de guloseimas regionais, como tapiocas recheadas, sopas, sucos naturais, o "Gostosinho da Hercília" e receitas como o bolo nutritivo, com cenoura, beterraba e laranja com bagaço, uma delícia! A casa abre de domingo a domingo.
Diversão para o bem estar
A praia da Barra Nova é um encanto e oferece piscinas naturais para banhos tranquilos e relaxamento.
O dia nasce e o ponto de encontro é a praia de águas límpidas e areia branca. A ordem é desfrutar do lugar em harmonia com a natureza. Na areia ou na água, esportes diversos reforçam a alegria de conhecer ou rever Barra Nova e interagir com sua gente hospitaleira.
Impressiona e encanta na praia a mudança da geografia ao bel-prazer da maré, que parece pedir reverência ao seu poder de transformação. Piscinas naturais surgem na paisagem para um banho refrescante. Quem não quer ficar parado, aproveita para praticar hidroginástica e natação.
Kitesurfistas também vêm de longe para conhecer Barra Nova. Os ventos e as águas do lugar propiciam a prática do esporte e a notícia tem se espalhado mundo afora. Eles ainda são em número reduzido na praia, mas o suficiente para salpicar os céus com as cores vivas das pipas. Sobram saltos e outras manobras radicais que prendem a atenção de quem aprecia esportes ao mar impulsionados pelo vento. A presença cada vez maior dos esportistas já fez surgir até uma escola de kite à beira-mar.
Além das benesses das águas calmas, Barra Nova oferece, para lazer e entretenimento, o passeio pelo Rio Choró. A embarcação deixa a barra e avança pelo leito do rio num percurso de cerca de uma hora, com direito a parada para banho e esquibunda, além de apreciação do cenário, que reúne dunas branquíssimas e o manguezal verdejante, um berçário natural de garças que não dispensam sobrevoos ao entardecer.
Outra atração é o passeio de buggy pelos arredores da praia até a vizinha Águas Belas. No caminho do desbravador há dezenas de lagoas de águas cristalinas protegidas por coqueiros e cajueiros. Dunas e falésias de pequeno porte completam o visual. Do ponto mais alto das dunas, o cenário fascina e fideliza o viajante para retornos constantes ao destino.
Na Trilha do Coqueiro, o turista atravessa o Túnel do Cajueiro, confere falésias virgens, vegetação nativa quase intocada e alcança o vilarejo de Barra Velha, apontado como o único lugar no mundo onde homens e mulheres pulam a cerca e não há brigas ou desentendimentos. Mas, é bom deixar claro! Não se trata de traição entre casais, como a expressão "pular a cerca" poderia supor.
O passeio prossegue e, antes da chegada a Águas Belas, a parada é na Sorveteria El Shadai para provar o sorvete de murici. Ao lado fica a Capela de Nossa Senhora de Fátima. Se o retorno a Barra Nova acontecer no fim da tarde, o visitante aproveita para curtir o espetáculo do pôr do sol à beira-mar. Logo a noite chega e o tempo é de total calmaria na praia. O bate-papo entre amigos ou o descanso nos locais de acomodação são os melhores programas.
Diário do Nordeste
PRAIA, SOL, MAR E MUITO BLUES NA PRAIA DE CANOA QUEBRADA!!!
Praia, sol, mar e muito blues em Canoa
- O Ceará já é local certo para os festivais blueseiros. A quarta edição Festival Canoa Blues une instrumentistas cearenses e nomes da cena nacional
Canoa Quebrada é um destino que encanta e cativa os turistas à primeira vista por suas belezas naturais e pelo fascínio exercido na Broadway, sua rua principal. Durante os dias 7 e 9 de outubro, a praia, localizada em Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza, convida para temporadas de felicidade ao som do mar e do blues.
A cidade vai se transformar durante a quarta edição do Festival Canoa Blues. O evento traz grandes nomes internacionais, nacionais e locais em apresentações gratuitas. Além de valorizar o gênero musical, o festival contribui para o desenvolvimento da região, através do turismo local e de projetos de responsabilidade social para a população.
Serão três dias de muita música, praia, sol e mar. No comando das atrações internacionais estão os norte-americanos Peter “Madcat” Ruth e Tia Carroll, um dos grandes nomes do blues. Na onda nacional, é a vez do guitarrista Gustavo Cocentino, da banda Mister Jack e do músico Igor Prado, acompanhado da Prado Blues Band que prometem agitar as noites de Canoa. O nosso Ceará estará representado pelo som de Arthur Menezes e Rafael Balboa.
O Festival Canoa Blues é reconhecido nacionalmente e integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.
Canoa Quebrada
A antiga comunidade de pescadores cresce com o turismo. Canoa Quebrada ou simplesmente Canoa, possui um visual encantador de areias avermelhadas ecapricha na receptividade a partir da famosa Rua Broadway, repleta de diversão e lazer, passando pelas bem estruturadas barracas de praia, até alcançar o Rio Jaguaribe.
Mais informações
Festival Canoa Blues
Telefone: (85) 3133.7769
Site www.canoablues.com.br
@CanoaBlues
Por Kellyanne Pinheiro
- O Ceará já é local certo para os festivais blueseiros. A quarta edição Festival Canoa Blues une instrumentistas cearenses e nomes da cena nacional
Canoa Quebrada é um destino que encanta e cativa os turistas à primeira vista por suas belezas naturais e pelo fascínio exercido na Broadway, sua rua principal. Durante os dias 7 e 9 de outubro, a praia, localizada em Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza, convida para temporadas de felicidade ao som do mar e do blues.
A cidade vai se transformar durante a quarta edição do Festival Canoa Blues. O evento traz grandes nomes internacionais, nacionais e locais em apresentações gratuitas. Além de valorizar o gênero musical, o festival contribui para o desenvolvimento da região, através do turismo local e de projetos de responsabilidade social para a população.
Serão três dias de muita música, praia, sol e mar. No comando das atrações internacionais estão os norte-americanos Peter “Madcat” Ruth e Tia Carroll, um dos grandes nomes do blues. Na onda nacional, é a vez do guitarrista Gustavo Cocentino, da banda Mister Jack e do músico Igor Prado, acompanhado da Prado Blues Band que prometem agitar as noites de Canoa. O nosso Ceará estará representado pelo som de Arthur Menezes e Rafael Balboa.
O Festival Canoa Blues é reconhecido nacionalmente e integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.
Canoa Quebrada
A antiga comunidade de pescadores cresce com o turismo. Canoa Quebrada ou simplesmente Canoa, possui um visual encantador de areias avermelhadas ecapricha na receptividade a partir da famosa Rua Broadway, repleta de diversão e lazer, passando pelas bem estruturadas barracas de praia, até alcançar o Rio Jaguaribe.
Mais informações
Festival Canoa Blues
Telefone: (85) 3133.7769
Site www.canoablues.com.br
@CanoaBlues
Por Kellyanne Pinheiro
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
ARACATI E SUAS BELAS PRAIAS!!!
ARACATI - Ceará
Para quem chega a Aracati, a 152 quilômetros de Fortaleza, à procura de suas praias, encontra primeiro belos casarões antigos. O cenário inclui patrimônio arquitetônico tombado, edificações do século XVIII e residências que ainda guardam na fachada a herança da colonização portuguesa, com azulejos da época colonial.
O município fica no caminho das praias mais visitadas pelos turistas e é um dos maiores sítios históricos cearenses do período colonial. A tranquilidade reina no local, que possui praias internacionalmente conhecidas, como Majorlândia e Canoa Quebrada.
Turismo
A diversidade de lazer em Aracati é um dos atrativos do local. Você tem desde rios, lagoas e praias até a opção de se aventurar e desvendar mistérios na gruta das cajazeiras.
O rio Jaguaribe, assim como a Lagoa de Santa Tereza, são propícias para banho. No rio, quem gosta de pescar e praticar esportes náuticos é ideal. Já a lagoa, que possui grande extensão, é rodeada por uma bela paisagem formada por cajueiros, coqueiros e carnaubais tendo em seu entorno palhoças com comidas típicas.
As praias de Canoa Quebrada, Marjolândia, Quixaba e Fontainha são ótimas opções para quem gosta de sol e belezas naturais. Canoa Quebrada, a mais conhecida, destaque-se pela diversão seja durante o dia ou à noite, na famosa Broadway.
Marjolândia, também bastante visitada, possui um verde mar com ondas e ventos favoráveis a práticas desportivas. As areias claras e suas falésias multicores tornaram esta localidade pioneira na arte de areia colorida.
Se você procura um lugar tranquilo e pouco desenvolvido, a dica é Quixaba. A praia fica isolada entre falésias brancas e vermelhas onde os seus aspectos rústicos são seus maiores atrativos. Na vila de pescadores é possível garantir um peixe fresquinho para degustar.
Na praia de Quixaba, a tranquilidade toma conta da vila de pescadores (à direita).
Fotos: A praia da Fontainha é pouco conhecida, mas revela muitos encantos aos visitantes (à esquerda).
Já Fontainha, possui um mar de ondas fortes e falésias em tons terrosos e avermelhados. A preservação de suas falésias esculpidas pelo vento é um dos mais belos atrativos. No local, é possível encontrar olhos d´água saindo das falésias e até uma cachoeira.
Fonte: http://conhecendooceara.diariodonordeste.com.br
Compilado deste link www.aracatiaquieagora.blogspot.com
Para quem chega a Aracati, a 152 quilômetros de Fortaleza, à procura de suas praias, encontra primeiro belos casarões antigos. O cenário inclui patrimônio arquitetônico tombado, edificações do século XVIII e residências que ainda guardam na fachada a herança da colonização portuguesa, com azulejos da época colonial.
O município fica no caminho das praias mais visitadas pelos turistas e é um dos maiores sítios históricos cearenses do período colonial. A tranquilidade reina no local, que possui praias internacionalmente conhecidas, como Majorlândia e Canoa Quebrada.
Turismo
A diversidade de lazer em Aracati é um dos atrativos do local. Você tem desde rios, lagoas e praias até a opção de se aventurar e desvendar mistérios na gruta das cajazeiras.
O rio Jaguaribe, assim como a Lagoa de Santa Tereza, são propícias para banho. No rio, quem gosta de pescar e praticar esportes náuticos é ideal. Já a lagoa, que possui grande extensão, é rodeada por uma bela paisagem formada por cajueiros, coqueiros e carnaubais tendo em seu entorno palhoças com comidas típicas.
As praias de Canoa Quebrada, Marjolândia, Quixaba e Fontainha são ótimas opções para quem gosta de sol e belezas naturais. Canoa Quebrada, a mais conhecida, destaque-se pela diversão seja durante o dia ou à noite, na famosa Broadway.
Marjolândia, também bastante visitada, possui um verde mar com ondas e ventos favoráveis a práticas desportivas. As areias claras e suas falésias multicores tornaram esta localidade pioneira na arte de areia colorida.
Se você procura um lugar tranquilo e pouco desenvolvido, a dica é Quixaba. A praia fica isolada entre falésias brancas e vermelhas onde os seus aspectos rústicos são seus maiores atrativos. Na vila de pescadores é possível garantir um peixe fresquinho para degustar.
Na praia de Quixaba, a tranquilidade toma conta da vila de pescadores (à direita).
Fotos: A praia da Fontainha é pouco conhecida, mas revela muitos encantos aos visitantes (à esquerda).
Já Fontainha, possui um mar de ondas fortes e falésias em tons terrosos e avermelhados. A preservação de suas falésias esculpidas pelo vento é um dos mais belos atrativos. No local, é possível encontrar olhos d´água saindo das falésias e até uma cachoeira.
Fonte: http://conhecendooceara.diariodonordeste.com.br
Compilado deste link www.aracatiaquieagora.blogspot.com
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
FORTIM É UM PARAÍSO ÀS MARGENS DO RIO JAGUARIBE!!!
Fortim é um pequeno paraíso às margens do Jaguaribe
Por Hélio Rocha Lima
Um pequeno paraíso localizado à margem oeste do Rio Jaguaribe, antigo distrito de Aracatí, de quem se desmembrou no início da década de 90, quando elegeu seu primeiro prefeito em outubro de 92, Fortim, originado da palavra fortinho, por conta do Forte Nova Lisboa, erguido e fundado por Pero Coelho de Sousa durante uma malograda expedição por ele comandada em 1603, dista de nossa capital tão somente 130 Km, podendo ser acessado pela CE – 040 e BR – 116.
Possui uma área de 280 Km2 limitada pelos municípios de Aracatí, Palhano e Beberibe e pelo Oceano Atlântico que lhe reservou belezas incomuns para suas praias e barras.
No seu litoral, atrativos naturais como as praias de Pontal do Maceió, Canto da Barra Dunas, Pedra da Baleia, Farol, Mirante, Jardim e Ilhas, associadas às desembocaduras dos rios Jaguaribe e Pirangí, riacho Umburana e Lagoa do Serrote formam um leque de belezas que encantam o visitante mais exigente, o que provoca seu retorno numa próxima oportunidade. Além disso, somem-se as atrações suas principais manifestações culturais como a festa do reisado, do início das férias e Pontal Arte, em janeiro; carnaval, São José e aniversário da cidade, fevereiro e março; semana da Paixão de Cristo e Aleluia, abril; mês de Maria e de Nossa Senhora das Graças, maio; de São Pedro, junho; regata de jangadas do Pontal do Maceió, julho; do Caju, agosto; Nossa Senhora do Amparo e regata de botes, setembro; do caranguejo, outubro e festival da lagosta e o circuito das águas, em novembro.
Fortim dispõe de boas acomodações para hospedagem, nas suas pousadas ao longo do rio e nas praias. Oferece serviços de restaurantes, barracas, bares, lanchonetes, sorveterias, parque de feiras e exposições e de correios, telefones e hospital, tudo com o tempero gostoso de seu povo, que oscila em torno dos 15 mil habitantes, sempre disposto a prestar bom acolhimento. Vale destacar, ainda, prédios e fazendas cuidadosamente preservados desde seus primórdios, assim como peças de artilharia deixadas pela expedição do fundador do lugar, no século XVII, que se constituem verdadeiras relíquias.
Uma visita a esse pequeno paraíso da região do baixo Jaguaribe é quase uma obrigação para quem quer conhecer a beleza, o sossego e a exuberância da natureza. Também para os apreciadores dos esportes náuticos, passeios ecológicos e pescarias.
Poucos são os locais do território cearense banhados por dois dos nossos principais rios, daí serFortim possuidor de um espetáculo raro em suas barrasquando encontram o mar e algumas ilhotas antes do desembocar, cheias de mangues. O artesanato e sua culinária regional formada quase que totalmente por frutos do mar e peixes trazidos do alto mar pelos jangadeiros são parte desses encantos, assim como o curioso desfile dos barcos lagosteiros pelo rio Pirangí, em suas idas e vindas das pescarias.
Vale a pena conhece-lo pois fica pouco mais de uma hora de viagem entre aquele lindo lugar e nossa capital.
Por Hélio Rocha Lima
Compilado do Jornal O Estado
Por Hélio Rocha Lima
Um pequeno paraíso localizado à margem oeste do Rio Jaguaribe, antigo distrito de Aracatí, de quem se desmembrou no início da década de 90, quando elegeu seu primeiro prefeito em outubro de 92, Fortim, originado da palavra fortinho, por conta do Forte Nova Lisboa, erguido e fundado por Pero Coelho de Sousa durante uma malograda expedição por ele comandada em 1603, dista de nossa capital tão somente 130 Km, podendo ser acessado pela CE – 040 e BR – 116.
Possui uma área de 280 Km2 limitada pelos municípios de Aracatí, Palhano e Beberibe e pelo Oceano Atlântico que lhe reservou belezas incomuns para suas praias e barras.
No seu litoral, atrativos naturais como as praias de Pontal do Maceió, Canto da Barra Dunas, Pedra da Baleia, Farol, Mirante, Jardim e Ilhas, associadas às desembocaduras dos rios Jaguaribe e Pirangí, riacho Umburana e Lagoa do Serrote formam um leque de belezas que encantam o visitante mais exigente, o que provoca seu retorno numa próxima oportunidade. Além disso, somem-se as atrações suas principais manifestações culturais como a festa do reisado, do início das férias e Pontal Arte, em janeiro; carnaval, São José e aniversário da cidade, fevereiro e março; semana da Paixão de Cristo e Aleluia, abril; mês de Maria e de Nossa Senhora das Graças, maio; de São Pedro, junho; regata de jangadas do Pontal do Maceió, julho; do Caju, agosto; Nossa Senhora do Amparo e regata de botes, setembro; do caranguejo, outubro e festival da lagosta e o circuito das águas, em novembro.
Fortim dispõe de boas acomodações para hospedagem, nas suas pousadas ao longo do rio e nas praias. Oferece serviços de restaurantes, barracas, bares, lanchonetes, sorveterias, parque de feiras e exposições e de correios, telefones e hospital, tudo com o tempero gostoso de seu povo, que oscila em torno dos 15 mil habitantes, sempre disposto a prestar bom acolhimento. Vale destacar, ainda, prédios e fazendas cuidadosamente preservados desde seus primórdios, assim como peças de artilharia deixadas pela expedição do fundador do lugar, no século XVII, que se constituem verdadeiras relíquias.
Uma visita a esse pequeno paraíso da região do baixo Jaguaribe é quase uma obrigação para quem quer conhecer a beleza, o sossego e a exuberância da natureza. Também para os apreciadores dos esportes náuticos, passeios ecológicos e pescarias.
Poucos são os locais do território cearense banhados por dois dos nossos principais rios, daí serFortim possuidor de um espetáculo raro em suas barrasquando encontram o mar e algumas ilhotas antes do desembocar, cheias de mangues. O artesanato e sua culinária regional formada quase que totalmente por frutos do mar e peixes trazidos do alto mar pelos jangadeiros são parte desses encantos, assim como o curioso desfile dos barcos lagosteiros pelo rio Pirangí, em suas idas e vindas das pescarias.
Vale a pena conhece-lo pois fica pouco mais de uma hora de viagem entre aquele lindo lugar e nossa capital.
Por Hélio Rocha Lima
Compilado do Jornal O Estado
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
A LUA E A ESTRELA DE CANOA QUEBRADA!!!
Conhecer Canoa Quebrada é logo lembrar da famosa e linda música Lua e estrela, de Caetano Veloso
- As musas da canção são o símbolo dessa praia, localizada a 157 quilômetros da capital do Ceará
Canoa Quebrada (Foto) já foi reduto dos hippies dos anos 1970, que se apaixonaram pela beleza paradisíaca e a hospitalidade de seus moradores. Atualmente, pouca coisa lembra o passado setentista. Além de brasileiros, o local é reduto de turistas estrangeiros, principalmente os europeus.
No entanto, ao seguir para as praias do Leste há um resgate do passado "paz e amor", com paisagens selvagens em meio a dunas e falésias. As atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, como Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas.
Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou a cavalo. Os mais aventureiros podem optar por voar de parapente ou andar de quadriciclo.
As garrafas de areias coloridas - são feitas de forma artificial - extraídas das falésias são a marca de Canoa Quebrada. Os artistas locais fazem desenhos em recipientes de vários tamanhos, que estampam ícones do Nordeste como coqueiros, mar e jangadas.
Autor: Diário do Grande ABC - Christiane Ferreira
Visto no www.asdecq.com.br
- As musas da canção são o símbolo dessa praia, localizada a 157 quilômetros da capital do Ceará
Canoa Quebrada (Foto) já foi reduto dos hippies dos anos 1970, que se apaixonaram pela beleza paradisíaca e a hospitalidade de seus moradores. Atualmente, pouca coisa lembra o passado setentista. Além de brasileiros, o local é reduto de turistas estrangeiros, principalmente os europeus.
No entanto, ao seguir para as praias do Leste há um resgate do passado "paz e amor", com paisagens selvagens em meio a dunas e falésias. As atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, como Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas.
Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou a cavalo. Os mais aventureiros podem optar por voar de parapente ou andar de quadriciclo.
As garrafas de areias coloridas - são feitas de forma artificial - extraídas das falésias são a marca de Canoa Quebrada. Os artistas locais fazem desenhos em recipientes de vários tamanhos, que estampam ícones do Nordeste como coqueiros, mar e jangadas.
Autor: Diário do Grande ABC - Christiane Ferreira
Visto no www.asdecq.com.br
sexta-feira, 17 de junho de 2011
MORRE EM SÃO PAULO O CANTOR ITAIÇABENSE "RAVEL"!!!
Os itaiçabenses ficaram famosos com a música "Eu te amo meu Brasil"
Artista tinha 64 anos e teve um infarto nesta quinta-feira. Corpo será enterrado nesta sexta, no Cemitério do Araçá.
O cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel, morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo, aos 64 anos. Segundo informações do Cemitério do Araçá, na Zona Oeste, para onde o corpo foi levado, Ravel teve um infarto.
O corpo do artista chegou ao local por volta das 2h desta sexta-feira (17). O velório ocorrerá durante a manhã e será sepultado às 12h, segundo o cemitério.
Segundo familiares, Ravel passou mal quando tomava banho em sua residência. Os bombeiros ainda foram acionados, mas o ataque cardíaco foi fulminante. Ravel deixa a esposa Rejane, com quem estava casado há 37 anos, e uma única filha, Priscila. Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, faleceu em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago.
Sucesso na década de 1970
Os irmãos nasceram em Itaiçaba (CE) e mudaram-se ainda pequenos para São Paulo, na década de 1950. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, "Terra boa", que trazia a canção "Você também é responsável", transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).
Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os Incríveis. Entre os outros sucessos, estão "Animais irracionais", "Só o amor constrói" e "Obrigado ao homem do campo".
Do G1 SP, com informações da Agência Estado
Artista tinha 64 anos e teve um infarto nesta quinta-feira. Corpo será enterrado nesta sexta, no Cemitério do Araçá.
O cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel, morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo, aos 64 anos. Segundo informações do Cemitério do Araçá, na Zona Oeste, para onde o corpo foi levado, Ravel teve um infarto.
O corpo do artista chegou ao local por volta das 2h desta sexta-feira (17). O velório ocorrerá durante a manhã e será sepultado às 12h, segundo o cemitério.
Segundo familiares, Ravel passou mal quando tomava banho em sua residência. Os bombeiros ainda foram acionados, mas o ataque cardíaco foi fulminante. Ravel deixa a esposa Rejane, com quem estava casado há 37 anos, e uma única filha, Priscila. Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, faleceu em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago.
Sucesso na década de 1970
Os irmãos nasceram em Itaiçaba (CE) e mudaram-se ainda pequenos para São Paulo, na década de 1950. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, "Terra boa", que trazia a canção "Você também é responsável", transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).
Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os Incríveis. Entre os outros sucessos, estão "Animais irracionais", "Só o amor constrói" e "Obrigado ao homem do campo".
Do G1 SP, com informações da Agência Estado
quarta-feira, 25 de maio de 2011
BELEZAS NATURAIS NA PRAIA DA PRAINHA - Aquiraz Ce!!!
Aconchego e belezas naturais na praia da Prainha
Rodeada por 10 km de areias finas, claras e fofas, todos os caminhos da praia da Prainha, localizada no município de Aquiraz, levam ao mar. E para aproveitar essas belezas, nada melhor do que uma boa hospedagem.
A bela paisagem já compensa! De frente para a bela Prainha, o Hotel Laguna Blue oferece aconhego, tranquilidade e bem estar para os seus visitantes. Segundo o gerente do hotel e presidente da Associação dos Empreendimentos Turísticos de Aquiraz, Cláudio Vischioni, o hotel dispõe de 39 quartos equipados com ducha quente, telefone, TV a satélete, ar-condicionado, cofre, frigobar e varanda com vista panorâmica para o mar.
Lazer
Que tal cuidar da beleza enquanto relaxa? O Hotel oferece aos seus hóspedes sala relax, estética, massagem, salão de beleza, cabeleireiro, hidroginástica, danças e caminhadas pela praia.
Restaurante
Denominado como Mirante, o restaurante do hotel, fica no 3º nível, com vista de toda a enseada da praia da Prainha e Iguape. O espaço tem capacidade para até 200 pessoas e funciona para almoço e jantar.
Além desse espaço, o hotel ainda disponibiliza o bar grill, na borda da piscinae o Coffee Shop Catú, localizado no 1º nível, na área de lazer, é destinado ao café da manhã e eventos. A cozinha oferce comidas típicas e regionais, peixes e frutos do mar, comida internacional e italiana com especialidade em massas e pizzas.
A praia
Localizada a 26km de Fortaleza, a Prainha é conhecida por suas belezas naturais. São 10Km de areias finas e com várias dunas em toda sua extensão.
A paisagem é formada por coqueirais, uma concentração de casas de veraneio e restaurantes. Ao longo da orla marítima, é possível encontrar barracas e quiosques com frutos do mar, caranguejo, peixadas, água de cocô e bebidas diversas.
Artesanato
Além das belezas naturais, outro destque do local é o Centro de Artesanato, onde é possível encontrar rendas e bordados feitos à mão. São roupas, toalhas de mesa, cama e muito mais.
MAIS INFORMAÇÕES
Hotel Laguna Blu
Rua Damião Tavares 902, Prainha – Aquiraz – Ceará
Fone 85 3361-5543
www.lagunablu.com.br
Diário do Nordeste
Rodeada por 10 km de areias finas, claras e fofas, todos os caminhos da praia da Prainha, localizada no município de Aquiraz, levam ao mar. E para aproveitar essas belezas, nada melhor do que uma boa hospedagem.
A bela paisagem já compensa! De frente para a bela Prainha, o Hotel Laguna Blue oferece aconhego, tranquilidade e bem estar para os seus visitantes. Segundo o gerente do hotel e presidente da Associação dos Empreendimentos Turísticos de Aquiraz, Cláudio Vischioni, o hotel dispõe de 39 quartos equipados com ducha quente, telefone, TV a satélete, ar-condicionado, cofre, frigobar e varanda com vista panorâmica para o mar.
Lazer
Que tal cuidar da beleza enquanto relaxa? O Hotel oferece aos seus hóspedes sala relax, estética, massagem, salão de beleza, cabeleireiro, hidroginástica, danças e caminhadas pela praia.
Restaurante
Denominado como Mirante, o restaurante do hotel, fica no 3º nível, com vista de toda a enseada da praia da Prainha e Iguape. O espaço tem capacidade para até 200 pessoas e funciona para almoço e jantar.
Além desse espaço, o hotel ainda disponibiliza o bar grill, na borda da piscinae o Coffee Shop Catú, localizado no 1º nível, na área de lazer, é destinado ao café da manhã e eventos. A cozinha oferce comidas típicas e regionais, peixes e frutos do mar, comida internacional e italiana com especialidade em massas e pizzas.
A praia
Localizada a 26km de Fortaleza, a Prainha é conhecida por suas belezas naturais. São 10Km de areias finas e com várias dunas em toda sua extensão.
A paisagem é formada por coqueirais, uma concentração de casas de veraneio e restaurantes. Ao longo da orla marítima, é possível encontrar barracas e quiosques com frutos do mar, caranguejo, peixadas, água de cocô e bebidas diversas.
Artesanato
Além das belezas naturais, outro destque do local é o Centro de Artesanato, onde é possível encontrar rendas e bordados feitos à mão. São roupas, toalhas de mesa, cama e muito mais.
MAIS INFORMAÇÕES
Hotel Laguna Blu
Rua Damião Tavares 902, Prainha – Aquiraz – Ceará
Fone 85 3361-5543
www.lagunablu.com.br
Diário do Nordeste
sexta-feira, 15 de abril de 2011
172 ANOS de Francisco José do Nascimento "DRAGÃO DO MAR"!!!
Homenagem ao Dragão do Mar
- Hoje dia: 15/04/2011
- Hora: 19:00hs
- Local: Pólo de Lazer de Canoa Quebrada - Aracati Ceará Brasil
A Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada - ASDECQ e a Câmara Municipal de Aracati tem a honra e a satisfação em convidar V.Sa., a se fazer presente à Sessão Especial em homenagem aos 172 anos de Francisco José do Nascimento, “Dragão do Mar”.
Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 6 de Março de 1914), também conhecido como Dragão-do-mar ou Chico da Matilde, abolicionista brasileiro, chefe jangadeiro e participante do Movimento Abolicionista Cearense.
Vida
Em 1884, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. O Movimento Abolicionista Cearense, surgido em 1879, contribui – embora não decisivamente – para essa abolição pioneira.
As ações repercutem no País e os abolicionistas, gente de elite, brava e culta, são ovacionados pela imprensa abolicionista nacional. Entre eles há, porém, uma pessoa humilde, de cor parda, trabalhador do mar: Chico da Matilde. Chefe dos jangadeiros, eles e seus colegas se engajaram à luta já em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País.
Assim, Chico da Matilde é levado para corte com sua jangada, desfila pelas ruas, recebe chuvas de flores da multidão e ganha novo nome, mais pomposo e mítico: Dragão-do-mar. De lá escreve à mulher: “seu velho está tonto com tanta festa e cumprimentos de tanta gente importante”.
Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado merecidamente pelo governo do Ceará dando seu nome ao Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da Praia de Iracema.
Fonte: ASDECQ
Francisco José do Nascimento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Hoje dia: 15/04/2011
- Hora: 19:00hs
- Local: Pólo de Lazer de Canoa Quebrada - Aracati Ceará Brasil
A Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada - ASDECQ e a Câmara Municipal de Aracati tem a honra e a satisfação em convidar V.Sa., a se fazer presente à Sessão Especial em homenagem aos 172 anos de Francisco José do Nascimento, “Dragão do Mar”.
Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 6 de Março de 1914), também conhecido como Dragão-do-mar ou Chico da Matilde, abolicionista brasileiro, chefe jangadeiro e participante do Movimento Abolicionista Cearense.
Vida
Em 1884, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. O Movimento Abolicionista Cearense, surgido em 1879, contribui – embora não decisivamente – para essa abolição pioneira.
As ações repercutem no País e os abolicionistas, gente de elite, brava e culta, são ovacionados pela imprensa abolicionista nacional. Entre eles há, porém, uma pessoa humilde, de cor parda, trabalhador do mar: Chico da Matilde. Chefe dos jangadeiros, eles e seus colegas se engajaram à luta já em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País.
Assim, Chico da Matilde é levado para corte com sua jangada, desfila pelas ruas, recebe chuvas de flores da multidão e ganha novo nome, mais pomposo e mítico: Dragão-do-mar. De lá escreve à mulher: “seu velho está tonto com tanta festa e cumprimentos de tanta gente importante”.
Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado merecidamente pelo governo do Ceará dando seu nome ao Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da Praia de Iracema.
Fonte: ASDECQ
Francisco José do Nascimento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
13/04/2011: 285 ANOS DE FORTALEZA!!!
Fortaleza faz 285 anos e especialistas sugerem "cidade ideal"
- Oito especialistas do Ceará para apontar problemas e sugerir soluções para a capital do Estado
Fortaleza Antiga: Praça do Ferreira em 1920, ainda existiam os trilhos por onde corriam dos bondes.
Fortaleza comemora nesta quarta-feira (13) 285 anos. Desde que a vila de Fortaleza foi instalada a 13 de abril de 1726, com a pompa e solenidade presidida pelo capitão-mor Manuel Francês, a cidade cresceu para longe da região central e hoje ocupa uma área de 315 quilômetros quadrados.
Segundo o censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital cearense possui 2.447.409 habitantes, quinta em população do País. A densidade demográfica é de 7.819 habitantes por km². E, assim como outras capitais do Brasil, Fortaleza cresceu desordenada.
Os problemas são históricos, mas as soluções, ou pelo menos as formas eficazes de enfrentamento, estão ao alcance das iniciativas pública e privada. É o que defendem os especialistas ouvidos pelo iG. Reunimos oito estudiosos que pensam a cidade para que eles apontassem problemas e soluções para Fortaleza, uma das cidades mais bonitas do País.
Passeio Público em 1920, é uma das mais antigas e belas praças de Fortaleza
Segurança pública
"A insegurança é reforçada pelo ciclo vicioso da violência que gera medo e desfaz os laços sociais. Com isso os fortalezenses se cercam de proteções individuais como muros altos, segurança privada e abandonam o convívio social, o que gera mais sensação de insegurança. Um caminho seria incentivar, por meio de campanhas educativas, a preservação e ocupação de praças, logradouros e áreas públicas de lazer. Isso melhoraria diretamente a sensação de segurança." César Barreira – sociólogo e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência. (LEV) da UFC.
“Seria um grande presente à cidade e seus usuários a implantação de uma arborização adequada e eficiente, tratada e mantida dignamente ao longo do tempo, fornecendo ar fresco a todos e animando a paisagem com cores, formas, texturas e aromas”
Favelização
"Com 25 mil habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm) de 0,386 e 90% da população beneficiada pelo Bolsa Família, o bairro Serviluz é um exemplo de assentamentos precários, que não são problema exclusivo da periferia. Investimento em vias de acesso, espaços públicos de lazer e oferta de serviços básicos, acompanhados da construção de novas unidades habitacionais podem amenizar a situação de desconforto da população local. Para isso, é preciso ter vontade política para enfrentar a questão como prioridade." Amando Costa – arquiteto e urbanista, professor da Universidade de Fortaleza.
Transporte Público
"A população fortalezense sofre com o trânsito caótico. A frota da capital ultrapassa 700 mil veículos, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Alargar vias e construir novos corredores de trânsito são medidas paliativas. Para melhorar a mobilidade urbana e inverter a tendência de preferência pelo transporte particular é preciso priorizar o transporte público. Quando a população passa a ver uma oferta interessante de serviços, conforto e segurança, começa a deixar o seu carro em casa." Carla Camila Girão Albuquerque - arquiteta e urbanista, mestre em Desenvolvimento Urbano e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza.
Requalificação da Praia de Iracema
A implantação da proposta de requalificação da Praia de Iracema se transformou em mais uma obra interminável da atual gestão municipal de Fortaleza. O projeto não indica nenhuma proposição de integração entre o novo desenho e a situação existente na Ponte Metálica, que está a precisar, urgentemente, de um roteiro de ordenamento, definição e usos e ocupação. A proposta destina todo o leito da avenida Almirante Tamandaré para estacionamento de veículos, no que deveria ser um imenso boulevard interligando equipamentos culturais. Outra “ausência assustadora” é a não existência de arborização urbana prevista em toda a orla em requalificação desde a Praia do Ideal até a Praia de Iracema e o Poço da Draga. José Sales Costa Filho - professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Esvaziamento do centro
"Com a mudança de escala da cidade é normal que ela crie "novos centros". Mas essa 'policentralidade' precisa criar uma série de medidas para controlar o esvaziamento do velho centro. Cada dispersor é mais um golpe no centro. Daí acontece a queda dos valores imobiliários, que promove grandiosas oportunidades para o comércio popular. Esses comerciantes podem ser peças importantes no processo de reabilitação urbana, mas eles têm temores que mudanças alterem os resultados do comércio. Por isso, é preciso um projeto vigoroso que promova a passagem gradativa para uma nova situação. Essa situação demanda a inserção de catalisadores de novos desenvolvimentos econômicos que, por sua vez, precisam de conveniências tais como morar perto para trabalhar, lanchonetes, colégios. Não rigorosamente no núcleo central, mas a sua periferia em um raio pedestre podia ser redesenhada para instalar oportunidades organizadas de vida. Seria o planejamento de um anel comunitário em torno do centro." Fausto Nilo – arquiteto e urbanista, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE).
Ilhas de calor
"A cidade de Fortaleza, conhecida como Terra do Sol, vem perdendo paulatinamente seu verde e se tornando um local insólito, com calçadas e canteiros desnudos, praças e parques com arborização descuidada e, em alguns casos, até inexistente. É sensível a todos os seus cidadãos, bem como aos visitantes, a crescente sensação de calor e aridez em seus espaços livres. Seria um grande presente à cidade e seus usuários a implantação de uma arborização adequada e eficiente, tratada e mantida dignamente ao longo do tempo, fornecendo ar fresco a todos e animando a paisagem com cores, formas, texturas e aromas, abrigando e fornecendo alimento à fauna, contribuindo com o solo e a drenagem. Só então teríamos uma Fortaleza de clima ameno." Fernanda Rocha - arquiteta e urbanista, especialista em Paisagismo e em Arquitetura Paisagística e professora da Universidade de Fortaleza.
Áreas de preservação
"O uso inadequado das áreas de preservação permanentes (APP) constituídas principalmente pelas margens de rios, lagoas e mangues têm sido ocupadas por construções diversas, dentre as quais moradias precárias, causando permanentes situação de risco como enchentes e proliferação de doenças. Recuperar essas áreas ambientalmente mais sensíveis e proporcionar moradias em áreas adequadas constitui-se em um dos grandes desafios da sociedade fortalezense e de seus dirigentes. O governo federal disponibiliza recursos por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e outras fontes. Somente ações municipais de planejamento urbano permanentes e apoiadas em projetos de arquitetura e urbanismo ambientalmente sustentáveis poderão recuperar essas áreas e moradias precárias." Odilo Almeida Filho - Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil do Ceará (IAB-CE)
Barracas da Praia do Futuro
Foto: Tiago Mendes/iG: Uma das "barracas" da Praia do Futuro, em Fortaleza: elas evoluíram e se tornaram complexos de lazer à beira mar
"Nas últimas três décadas, a paisagem natural da orla marítima da Praia do Futuro foi transformada com a construção de barracas que funcionam como equipamentos de lazer e entretenimento. Esta ocupação está consolidada e, em sã consciência, é difícil acreditar na viabilidade de uma proposta de demolição das barracas com o objetivo da Praia do Futuro ficar parecida ao que era. A ideia de uma Praia do Futuro sem barracas não resiste à realidade socioeconômica e cultural de Fortaleza. O ideal seria adotar medidas como a imediata demolição das barracas abandonadas, seguida da urbanização das áreas em que estavam construídas por meio da implantação de equipamentos públicos que melhorem a segurança e o conforto dos usuários." Joaquim Cartaxo – arquiteto e urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional.
Daniel Aderaldo, iG Ceará
- Oito especialistas do Ceará para apontar problemas e sugerir soluções para a capital do Estado
Fortaleza Antiga: Praça do Ferreira em 1920, ainda existiam os trilhos por onde corriam dos bondes.
Fortaleza comemora nesta quarta-feira (13) 285 anos. Desde que a vila de Fortaleza foi instalada a 13 de abril de 1726, com a pompa e solenidade presidida pelo capitão-mor Manuel Francês, a cidade cresceu para longe da região central e hoje ocupa uma área de 315 quilômetros quadrados.
Segundo o censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital cearense possui 2.447.409 habitantes, quinta em população do País. A densidade demográfica é de 7.819 habitantes por km². E, assim como outras capitais do Brasil, Fortaleza cresceu desordenada.
Os problemas são históricos, mas as soluções, ou pelo menos as formas eficazes de enfrentamento, estão ao alcance das iniciativas pública e privada. É o que defendem os especialistas ouvidos pelo iG. Reunimos oito estudiosos que pensam a cidade para que eles apontassem problemas e soluções para Fortaleza, uma das cidades mais bonitas do País.
Passeio Público em 1920, é uma das mais antigas e belas praças de Fortaleza
Segurança pública
"A insegurança é reforçada pelo ciclo vicioso da violência que gera medo e desfaz os laços sociais. Com isso os fortalezenses se cercam de proteções individuais como muros altos, segurança privada e abandonam o convívio social, o que gera mais sensação de insegurança. Um caminho seria incentivar, por meio de campanhas educativas, a preservação e ocupação de praças, logradouros e áreas públicas de lazer. Isso melhoraria diretamente a sensação de segurança." César Barreira – sociólogo e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência. (LEV) da UFC.
“Seria um grande presente à cidade e seus usuários a implantação de uma arborização adequada e eficiente, tratada e mantida dignamente ao longo do tempo, fornecendo ar fresco a todos e animando a paisagem com cores, formas, texturas e aromas”
Favelização
"Com 25 mil habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm) de 0,386 e 90% da população beneficiada pelo Bolsa Família, o bairro Serviluz é um exemplo de assentamentos precários, que não são problema exclusivo da periferia. Investimento em vias de acesso, espaços públicos de lazer e oferta de serviços básicos, acompanhados da construção de novas unidades habitacionais podem amenizar a situação de desconforto da população local. Para isso, é preciso ter vontade política para enfrentar a questão como prioridade." Amando Costa – arquiteto e urbanista, professor da Universidade de Fortaleza.
Transporte Público
"A população fortalezense sofre com o trânsito caótico. A frota da capital ultrapassa 700 mil veículos, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Alargar vias e construir novos corredores de trânsito são medidas paliativas. Para melhorar a mobilidade urbana e inverter a tendência de preferência pelo transporte particular é preciso priorizar o transporte público. Quando a população passa a ver uma oferta interessante de serviços, conforto e segurança, começa a deixar o seu carro em casa." Carla Camila Girão Albuquerque - arquiteta e urbanista, mestre em Desenvolvimento Urbano e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza.
Requalificação da Praia de Iracema
A implantação da proposta de requalificação da Praia de Iracema se transformou em mais uma obra interminável da atual gestão municipal de Fortaleza. O projeto não indica nenhuma proposição de integração entre o novo desenho e a situação existente na Ponte Metálica, que está a precisar, urgentemente, de um roteiro de ordenamento, definição e usos e ocupação. A proposta destina todo o leito da avenida Almirante Tamandaré para estacionamento de veículos, no que deveria ser um imenso boulevard interligando equipamentos culturais. Outra “ausência assustadora” é a não existência de arborização urbana prevista em toda a orla em requalificação desde a Praia do Ideal até a Praia de Iracema e o Poço da Draga. José Sales Costa Filho - professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Esvaziamento do centro
"Com a mudança de escala da cidade é normal que ela crie "novos centros". Mas essa 'policentralidade' precisa criar uma série de medidas para controlar o esvaziamento do velho centro. Cada dispersor é mais um golpe no centro. Daí acontece a queda dos valores imobiliários, que promove grandiosas oportunidades para o comércio popular. Esses comerciantes podem ser peças importantes no processo de reabilitação urbana, mas eles têm temores que mudanças alterem os resultados do comércio. Por isso, é preciso um projeto vigoroso que promova a passagem gradativa para uma nova situação. Essa situação demanda a inserção de catalisadores de novos desenvolvimentos econômicos que, por sua vez, precisam de conveniências tais como morar perto para trabalhar, lanchonetes, colégios. Não rigorosamente no núcleo central, mas a sua periferia em um raio pedestre podia ser redesenhada para instalar oportunidades organizadas de vida. Seria o planejamento de um anel comunitário em torno do centro." Fausto Nilo – arquiteto e urbanista, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE).
Ilhas de calor
"A cidade de Fortaleza, conhecida como Terra do Sol, vem perdendo paulatinamente seu verde e se tornando um local insólito, com calçadas e canteiros desnudos, praças e parques com arborização descuidada e, em alguns casos, até inexistente. É sensível a todos os seus cidadãos, bem como aos visitantes, a crescente sensação de calor e aridez em seus espaços livres. Seria um grande presente à cidade e seus usuários a implantação de uma arborização adequada e eficiente, tratada e mantida dignamente ao longo do tempo, fornecendo ar fresco a todos e animando a paisagem com cores, formas, texturas e aromas, abrigando e fornecendo alimento à fauna, contribuindo com o solo e a drenagem. Só então teríamos uma Fortaleza de clima ameno." Fernanda Rocha - arquiteta e urbanista, especialista em Paisagismo e em Arquitetura Paisagística e professora da Universidade de Fortaleza.
Áreas de preservação
"O uso inadequado das áreas de preservação permanentes (APP) constituídas principalmente pelas margens de rios, lagoas e mangues têm sido ocupadas por construções diversas, dentre as quais moradias precárias, causando permanentes situação de risco como enchentes e proliferação de doenças. Recuperar essas áreas ambientalmente mais sensíveis e proporcionar moradias em áreas adequadas constitui-se em um dos grandes desafios da sociedade fortalezense e de seus dirigentes. O governo federal disponibiliza recursos por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e outras fontes. Somente ações municipais de planejamento urbano permanentes e apoiadas em projetos de arquitetura e urbanismo ambientalmente sustentáveis poderão recuperar essas áreas e moradias precárias." Odilo Almeida Filho - Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil do Ceará (IAB-CE)
Barracas da Praia do Futuro
Foto: Tiago Mendes/iG: Uma das "barracas" da Praia do Futuro, em Fortaleza: elas evoluíram e se tornaram complexos de lazer à beira mar
"Nas últimas três décadas, a paisagem natural da orla marítima da Praia do Futuro foi transformada com a construção de barracas que funcionam como equipamentos de lazer e entretenimento. Esta ocupação está consolidada e, em sã consciência, é difícil acreditar na viabilidade de uma proposta de demolição das barracas com o objetivo da Praia do Futuro ficar parecida ao que era. A ideia de uma Praia do Futuro sem barracas não resiste à realidade socioeconômica e cultural de Fortaleza. O ideal seria adotar medidas como a imediata demolição das barracas abandonadas, seguida da urbanização das áreas em que estavam construídas por meio da implantação de equipamentos públicos que melhorem a segurança e o conforto dos usuários." Joaquim Cartaxo – arquiteto e urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional.
Daniel Aderaldo, iG Ceará
quarta-feira, 9 de março de 2011
CARNAVAL EM ARACATI ABAIXO DO ESPERADO!!!
ESPECIAL CARNAVAL 2011
- Animação em Aracati foi abaixo da esperada
Apesar dos problemas relacionados à saúde pública e à ponte que dá acesso ao município, e sem contar com o público visitante de outros Carnavais, a Avenida Coronel Pompeu, em Aracati, ficou parcialmente lotada nos quatro dias de festa.
Tradição e beleza em desfile
Beldades em Canoa Quebrada
Brincadeira do Mela-mela no Iguape
Mordomia e piscina particular
A liberação da Justiça na antevéspera da festa acabou fazendo com que muita gente optasse por outros locais.
No meio da multidão, muita gente usou fantasias criativas, como as amigas abaixo, que registram o fato no celular.
ARACATI
Considerado o de maior frequência quando o assunto é Carnaval, Aracati realizou, em 2011, uma de suas festas menos brilhantes. Tanto na sede da cidade como na Praia de Majorlândia, o brilho foi ofuscado. Canoa Quebrada, no entanto, manteve sua movimentação acentuada.
Só no sábado
Ao contrário do que aconteceu nos últimos 14 anos, a Prefeitura, por questão de economia, resolveu tirar a sexta-feira do calendário oficial do seu Carnaval. No dia seguinte, por volta das 21 horas, quando a banda Louca Mania entrou na avenida no trio elétrico Braddock, abrindo a programação, os camarotes ainda estavam sendo montados e sequer tinham energia. Apesar dos atropelos, uma multidão, menor que em anos anteriores, ocupou nos quatro dias a Avenida Coronel Pompeu.
O refrão “Foge! Foge, Mulher Maravilha. Foge! Foge com o Superman” ecoou na avenida e também nos paredões de som espalhados por toda a cidade. A música do trio Leva Noiz “Liga da Justiça”, que fala do romance entre a Mulher Maravilha e o Superman, conseguiu superar, em termos de execução, até mesmo “Minha mulher não deixa não”, de Reginho, e “Tchubirabiron”, do grupo Parangolé que, em 2010, emplacou nas paradas o campeão absoluto de preferência “Rebolation”.
Animaram a folia as bandas Louca Mania, Forró Moral, Amor a Mil, Banda Phaphirô, Malucos do Forró, Mega Samba, Seu Maxixe, Balachic, Medley, Galdênio Santiago, Fantasmão, Moral Mix, Louca Mania, Nanaxé, Rafaela Manville, Malucos do Forro e Banda Brankinho.
Segurança
A pouca frequência só não refletiu mesmo na ação da Polícia Militar (PM), que teve que se desdobrar para dar conta de muitos brigões que tentaram atrapalhar o evento. A maioria das ocorrências foi por embriaguez e os presos foram conduzidos à delegacia local, que ficou superlotada.
Impasse judicial
Há três meses, a população de Aracati vinha vivendo a incerteza do Carnaval mais tradicional e concorrido do Estado. É que o Ministério Público local, através de uma ação civil pública, denunciou o caos na saúde. O MP solicitou à Justiça que proibisse a Prefeitura de fazer gastos com festas e publicidade enquanto não solucionasse o problema do Hospital Eduardo Dias, onde faltava, conforme a denúncia, médicos, equipamentos etc. No início da semana passada, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão atendeu à solicitação, suspendendo a participação da Prefeitura na festa. Somente na última quinta-feira, a liminar foi derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa. Ocorre que toda essa celeuma acabou afastando milhares de pessoas de Aracati. Na cidade, aliados do prefeito Expedito Ferreira dizem que tudo teve motivação política. Seus oposicionistas, no entanto, negam essa versão.
Tradição e beleza em desfile
O carnaval cultural do Aracati, resgatado há seis anos, diferentemente da festa realizada na sede do município pelos trios elétricos e suas bandas, é protagonizado e assistido pelos moradores locais. Famílias inteiras prestigiam o evento. Para se ter uma ideia do clima familiar que impera, basta lembrar que praticamente nenhum policial acompanha o trajeto.
Brincadeira do Mela-mela no Iguape
Um dos principais redutos do mela-mela é a Praia do Iguape, no município de Aquiraz. A concentração maior é defronte à Igreja São Pedro. Porém, praticamente em todas as ruas e casas se vê famílias inteiras brincando de jogar goma e espuma através de spray. Passar incólume nesses locais é impossível.
Beldades em Canoa Quebrada
Se fosse possível medir por metro quadrado a quantidade de mulheres bonitas que desfilam pelo litoral leste, certamente a Praia de Canoa Quebrada estaria na dianteira. A procedência da mulherada varia: do Ceará e de estados vizinhos, como o Rio Grande do Norte, e até de outros países, como Itália, Argentina e Suécia. Muitas foram vistas curtindo a natureza.
Mordomia e piscina particular
João Vítor, de apenas um ano, participou de seu primeiro Carnaval. Mesmo sem entender muito toda a movimentação em Majorlândia, se deliciou com um banho ao lado dos pais, João Filho e Rute Frazão.
Um Superman “pra lá de bon vivant”
Adauto Gouveia Neto, 44 anos, aproveitou a onda do Superman e da Mulher Maravilha para curtir o feriadão em Majorlândia. “Estou numa boa. Vim gastar o dinheiro que o meu pai ganha com muito suor”.
Fernando Maia
Repórter
- Animação em Aracati foi abaixo da esperada
Apesar dos problemas relacionados à saúde pública e à ponte que dá acesso ao município, e sem contar com o público visitante de outros Carnavais, a Avenida Coronel Pompeu, em Aracati, ficou parcialmente lotada nos quatro dias de festa.
Tradição e beleza em desfile
Beldades em Canoa Quebrada
Brincadeira do Mela-mela no Iguape
Mordomia e piscina particular
A liberação da Justiça na antevéspera da festa acabou fazendo com que muita gente optasse por outros locais.
No meio da multidão, muita gente usou fantasias criativas, como as amigas abaixo, que registram o fato no celular.
ARACATI
Considerado o de maior frequência quando o assunto é Carnaval, Aracati realizou, em 2011, uma de suas festas menos brilhantes. Tanto na sede da cidade como na Praia de Majorlândia, o brilho foi ofuscado. Canoa Quebrada, no entanto, manteve sua movimentação acentuada.
Só no sábado
Ao contrário do que aconteceu nos últimos 14 anos, a Prefeitura, por questão de economia, resolveu tirar a sexta-feira do calendário oficial do seu Carnaval. No dia seguinte, por volta das 21 horas, quando a banda Louca Mania entrou na avenida no trio elétrico Braddock, abrindo a programação, os camarotes ainda estavam sendo montados e sequer tinham energia. Apesar dos atropelos, uma multidão, menor que em anos anteriores, ocupou nos quatro dias a Avenida Coronel Pompeu.
O refrão “Foge! Foge, Mulher Maravilha. Foge! Foge com o Superman” ecoou na avenida e também nos paredões de som espalhados por toda a cidade. A música do trio Leva Noiz “Liga da Justiça”, que fala do romance entre a Mulher Maravilha e o Superman, conseguiu superar, em termos de execução, até mesmo “Minha mulher não deixa não”, de Reginho, e “Tchubirabiron”, do grupo Parangolé que, em 2010, emplacou nas paradas o campeão absoluto de preferência “Rebolation”.
Animaram a folia as bandas Louca Mania, Forró Moral, Amor a Mil, Banda Phaphirô, Malucos do Forró, Mega Samba, Seu Maxixe, Balachic, Medley, Galdênio Santiago, Fantasmão, Moral Mix, Louca Mania, Nanaxé, Rafaela Manville, Malucos do Forro e Banda Brankinho.
Segurança
A pouca frequência só não refletiu mesmo na ação da Polícia Militar (PM), que teve que se desdobrar para dar conta de muitos brigões que tentaram atrapalhar o evento. A maioria das ocorrências foi por embriaguez e os presos foram conduzidos à delegacia local, que ficou superlotada.
Impasse judicial
Há três meses, a população de Aracati vinha vivendo a incerteza do Carnaval mais tradicional e concorrido do Estado. É que o Ministério Público local, através de uma ação civil pública, denunciou o caos na saúde. O MP solicitou à Justiça que proibisse a Prefeitura de fazer gastos com festas e publicidade enquanto não solucionasse o problema do Hospital Eduardo Dias, onde faltava, conforme a denúncia, médicos, equipamentos etc. No início da semana passada, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão atendeu à solicitação, suspendendo a participação da Prefeitura na festa. Somente na última quinta-feira, a liminar foi derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa. Ocorre que toda essa celeuma acabou afastando milhares de pessoas de Aracati. Na cidade, aliados do prefeito Expedito Ferreira dizem que tudo teve motivação política. Seus oposicionistas, no entanto, negam essa versão.
Tradição e beleza em desfile
O carnaval cultural do Aracati, resgatado há seis anos, diferentemente da festa realizada na sede do município pelos trios elétricos e suas bandas, é protagonizado e assistido pelos moradores locais. Famílias inteiras prestigiam o evento. Para se ter uma ideia do clima familiar que impera, basta lembrar que praticamente nenhum policial acompanha o trajeto.
Brincadeira do Mela-mela no Iguape
Um dos principais redutos do mela-mela é a Praia do Iguape, no município de Aquiraz. A concentração maior é defronte à Igreja São Pedro. Porém, praticamente em todas as ruas e casas se vê famílias inteiras brincando de jogar goma e espuma através de spray. Passar incólume nesses locais é impossível.
Beldades em Canoa Quebrada
Se fosse possível medir por metro quadrado a quantidade de mulheres bonitas que desfilam pelo litoral leste, certamente a Praia de Canoa Quebrada estaria na dianteira. A procedência da mulherada varia: do Ceará e de estados vizinhos, como o Rio Grande do Norte, e até de outros países, como Itália, Argentina e Suécia. Muitas foram vistas curtindo a natureza.
Mordomia e piscina particular
João Vítor, de apenas um ano, participou de seu primeiro Carnaval. Mesmo sem entender muito toda a movimentação em Majorlândia, se deliciou com um banho ao lado dos pais, João Filho e Rute Frazão.
Um Superman “pra lá de bon vivant”
Adauto Gouveia Neto, 44 anos, aproveitou a onda do Superman e da Mulher Maravilha para curtir o feriadão em Majorlândia. “Estou numa boa. Vim gastar o dinheiro que o meu pai ganha com muito suor”.
Fernando Maia
Repórter
segunda-feira, 7 de março de 2011
MOVIMENTO BAIXO NO CARNAVAL DE CANOA QUEBRADA!!!
Comerciantes temem movimento abaixo do esperado em Canoa Quebrada
Estabelecimentos reclamam de menos clientes que o normalmente visto no Carnaval. A sexta e o sábado foram de pouca procura. O período é o segundo de maior lucro no ano na Região. Perde apenas para a Semana Santa
Movimento ainda está fraco em Canoa Quebrada
Amanhã do sábado de Carnaval foi de pouco movimento nas barracas de Canoa Quebrada, praia distante 170 quilômetros de Fortaleza. Apesar da expectativa de maior demanda no período da tarde, quem trabalha nos estabelecimentos tem receio de que as festas de 2011 não tragam o lucro de anos anteriores.
Por conta da polêmica do Carnaval de Aracati, o número de banhistas em Canoa diminuiu. Uma liminar proibia grandes eventos na cidade até a Prefeitura melhorar os equipamentos públicos de saúde. A decisão foi revertida na última quinta-feira, 3, véspera do que devia ter sido o primeiro dia de folia.
O calendário oficial de trios elétricos começou ontem. Segundo a administração, por problemas financeiros. “Ano passado, o movimento era grande já na sexta-feira. Este ano, foi fraco. E, hoje (ontem), a gente já percebe que vai ser menor (do que o sábado de 2010)”, projetava o chefe dos garçons da barraca Casqueiro, Bruno Felipe da Silva.
Para Canoa Quebrada, o Carnaval representa o segundo período de maior público do ano. Supera ao Réveillon e fica atrás apenas da Semana Santa. Em alguns estabelecimentos, o número de profissionais no atendimento mais que duplica. Por ora, Bruno coordena 12 garçons. Mas poderia estar com 18. Em dias normais, são oito homens. “A gente queria receber mais gente. Se não fosse esse negócio de Aracati, viria”, avalia.
Otimismo
Há quem aposte num aumento de clientela a partir de hoje. Devido ao impasse em Aracati, muita gente deixou para fazer reserva de hotel na última hora. Na sexta-feira, 4, também não houve programação momina em Canoa. As festas começaram oficialmente ontem, na Brodway, a avenida festiva da cidade. “Muita gente daqui mesmo foi pra Beberibe. A questão da Justiça prejudicou um pouco, mas vai melhorar”, acredita o barman da barraca Da Lua, Francisco da Silva Costa.
Experiente em carnavais, a proprietária da barraca Canoa Beach, Silvana Fernandes, também está confiante na vinda de mais clientes para os próximos três dias de festa. Não enxerga reflexos pelo o que houve em Aracati. Teme apenas possíveis chuvas.
E a repercussão negativa da erosão das famosas falésias da praia. “O pessoal que vem pra cá é pra descansar. Tem muita gente temerosa (por causa da liminar) porque os hotéis não estão lotados. Mas eu não. Espero que seja movimentado, porque está tudo abastecido”, diz. “Gosto de praia tranquila, mas aqui sempre lota. Já já isso aqui está cheio”, prevê Francisca Marta, 37.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Barraqueiros atribuem baixo movimento à polêmica em torno do Carnaval de Aracati. Procura de hoje e amanhã será decisiva para comprovar a tese. Mas os estabelecimentos estão todos abastecidos e prontos para receber foliões.
BRUNO BRITO - Enviado a Aracati
brunobrito@opovo.com.br
Fonte: O POVO
Estabelecimentos reclamam de menos clientes que o normalmente visto no Carnaval. A sexta e o sábado foram de pouca procura. O período é o segundo de maior lucro no ano na Região. Perde apenas para a Semana Santa
Movimento ainda está fraco em Canoa Quebrada
Amanhã do sábado de Carnaval foi de pouco movimento nas barracas de Canoa Quebrada, praia distante 170 quilômetros de Fortaleza. Apesar da expectativa de maior demanda no período da tarde, quem trabalha nos estabelecimentos tem receio de que as festas de 2011 não tragam o lucro de anos anteriores.
Por conta da polêmica do Carnaval de Aracati, o número de banhistas em Canoa diminuiu. Uma liminar proibia grandes eventos na cidade até a Prefeitura melhorar os equipamentos públicos de saúde. A decisão foi revertida na última quinta-feira, 3, véspera do que devia ter sido o primeiro dia de folia.
O calendário oficial de trios elétricos começou ontem. Segundo a administração, por problemas financeiros. “Ano passado, o movimento era grande já na sexta-feira. Este ano, foi fraco. E, hoje (ontem), a gente já percebe que vai ser menor (do que o sábado de 2010)”, projetava o chefe dos garçons da barraca Casqueiro, Bruno Felipe da Silva.
Para Canoa Quebrada, o Carnaval representa o segundo período de maior público do ano. Supera ao Réveillon e fica atrás apenas da Semana Santa. Em alguns estabelecimentos, o número de profissionais no atendimento mais que duplica. Por ora, Bruno coordena 12 garçons. Mas poderia estar com 18. Em dias normais, são oito homens. “A gente queria receber mais gente. Se não fosse esse negócio de Aracati, viria”, avalia.
Otimismo
Há quem aposte num aumento de clientela a partir de hoje. Devido ao impasse em Aracati, muita gente deixou para fazer reserva de hotel na última hora. Na sexta-feira, 4, também não houve programação momina em Canoa. As festas começaram oficialmente ontem, na Brodway, a avenida festiva da cidade. “Muita gente daqui mesmo foi pra Beberibe. A questão da Justiça prejudicou um pouco, mas vai melhorar”, acredita o barman da barraca Da Lua, Francisco da Silva Costa.
Experiente em carnavais, a proprietária da barraca Canoa Beach, Silvana Fernandes, também está confiante na vinda de mais clientes para os próximos três dias de festa. Não enxerga reflexos pelo o que houve em Aracati. Teme apenas possíveis chuvas.
E a repercussão negativa da erosão das famosas falésias da praia. “O pessoal que vem pra cá é pra descansar. Tem muita gente temerosa (por causa da liminar) porque os hotéis não estão lotados. Mas eu não. Espero que seja movimentado, porque está tudo abastecido”, diz. “Gosto de praia tranquila, mas aqui sempre lota. Já já isso aqui está cheio”, prevê Francisca Marta, 37.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Barraqueiros atribuem baixo movimento à polêmica em torno do Carnaval de Aracati. Procura de hoje e amanhã será decisiva para comprovar a tese. Mas os estabelecimentos estão todos abastecidos e prontos para receber foliões.
BRUNO BRITO - Enviado a Aracati
brunobrito@opovo.com.br
Fonte: O POVO
sexta-feira, 4 de março de 2011
CARNAVAL DE ARACATI "NA MÍDIA"!!!
Jorna O POVO (04/03/11)
Justiça mantém Carnaval e festa começa hoje
A proibição da festa foi solicitada, pelo Ministério Público, por causa de irregularidades no sistema de saúde do município e falta de estrutura no hospital municipal
Evento já estava organizado pela prefeitura de Aracati (BANCO DE DADOS)
O desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) cassou a liminar concedida pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª. Vara da Comarca de Aracati, que proibia o Carnaval naquele município. A decisão foi proferida no fim da tarde de ontem e a folia já começa hoje à noite no município que fica no Litoral Leste do Estado.
Na opinião do presidente do TJCE, a suspensão do Carnaval em Aracati provocaria uma situação de desorganização e caos, uma vez que a Prefeitura já tinha destinado verbas para a festa, que vai durar até a as primeiras horas da Quarta-Feira de Cinzas, 9. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”, disse o desembargador José Arísio.
Na última segunda-feira, 27, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão concedera liminar suspendendo o Carnaval ou qualquer festa no município até que a Prefeitura solucionasse problemas relacionados ao atendimento na saúde pública. Ela determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 50 mil, por dia, no caso de descumprimento da determinação judicial.
O pedido de liminar tinha sido feito pelo Ministério Público do Estado, que verificou irregularidades no sistema de saúde do município, como insuficiência de médicos, salários atrasados, precariedade nas condições de trabalho e problemas na estrutura do Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias.
Na última quarta-feira, 2, a Prefeitura do município ingressou com um pedido de suspensão da liminar que proibia a festa. O recurso, de número 0001344-39.2011.8.06.0000, deu entrada no Tribunal de Justiça do Ceará no fim da tarde, em caráter de urgência.
O secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Francisco José Damasceno, já aguardava a decisão favorável. No início da noite da última quarta-feira, ele disse que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida. As bandas já tinham sido contratadas e os camarotes estavam sendo montados.
Ao comentar sua decisão, o desembargador José Arísio Lopes da Costa afirmou que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, completou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
Aracati fica a 148 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Leste, e o acesso é pela rodovia CE-040, saindo de Fortaleza. É um dos roteiros preferidos pelos foliões. Tem animado Carnaval no centro da cidade e nas praias de Majorlândia e de Canoa Quebrada.
SAIBA MAIS
As bandas que farão o Carnaval de Aracati são: Michel e Banda Phaphirô, Seu Maxixi, Fantasmão, Moral Elétrico, Balachic, Forró de Ouro, Nanaxé, Louca Mania, Amor a Mil, Malucos da Folia, Moral Mix, Gaudênio Santiago, Rafaela Manville e Branquinho. A folia ocorre, à noite, no centro da cidade e, durante o dia, nas praias.
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
---------------------------------
Jornal Diário do Nordeste
DECISÃO JUDICIAL
Aracati vai ter Carnaval
Sentimento de alívio: turistas e moradores vão brincar e dançar no sítio histórico da Rua Grande e na praia (FOTO: THIAGO GASPAR)
Presidente do Tribunal de Justiça derrubou liminar deferida por juíza da 1ª Vara, que proibia a realização de festas
Haverá Carnaval em Aracati, realizado pelo poder público e com toda a programação já noticiada. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa, cassou ontem à tarde a liminar que proibia a utilização de gastos públicos com a festa
A notícia chegou com alívio para os empreendedores turísticos e foliões, que já tomam a estrada hoje com destino à cidade com um dos maiores carnavais do Ceará.
Para o desembargador Arísio Lopes, impedir o Carnaval no momento em que turistas e empreendedores já estão se programando e fizeram investimentos poderia causar um caos na cidade. "Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados", afirmou no despacho.
A Prefeitura de Aracati alocou no orçamento, aprovado na Câmara Municipal, R$ 2,2 milhões em investimentos para o Carnaval da cidade, que todos os anos atrai dezenas de milhares de pessoas. O fato gerou polêmica diante de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público pedindo que, diante de série de irregularidades na saúde pública, a prefeitura se abstivesse de gastar dinheiro com publicidade e festividades.
Segundo o Ministério Público, em Aracati, pessoas não poderiam ser atendidas porque faltava médicos, e em muitos casos até medicamentos simples. Aparelhos para realização de exames também estariam sem funcionar, e partes de corpo humano colhidas apodreciam numa sala esperando por biópsias nunca feitas.
Verbas
O desembargador pontuou que o Judiciário não pode exigir do Executivo direcionamento de verbas. E o que a liminar deferida pela juíza da 1ª Vara Maria do Socorro Montezuma Bulcão pedira era a suspensão de gastos com publicidades e festas, incluindo o Carnaval, enquanto não fossem sanadas (num prazo de 90 dias) as irregularidades encontradas no hospital público e nos postos de saúde que atendem a 25 comunidades.
A liminar, de 27 de fevereiro deste ano, impunha multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento pela Prefeitura. Os mais de R$ 2 milhões que serão gastos para os quatro dias de festa correspondem ao valor que o município receberia em três anos para o funcionamento básico das instalações do hospital Dr. Eduardo Dias, que atende à população de cinco municípios e é o principal foco das denúncias do caos na saúde
"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público", afirmou José Arísio. Os dias de indecisão sobre a realização do Carnaval em Aracati geraram apreensão em turistas e donos de pousadas, hotéis e de casas para alugar para a temporada.
Muita gente já amargou o prejuízo do cancelamento de reservas de hospedagem (ver Caderno Regional). Muitos brincantes não queriam esperar uma decisão desfavorável na véspera da festa e seguiram para outros destinos, principalmente a praia de Morro Branco, no município de Beberibe.
Capítulo resolvido, a esperada folia carnavalesca, no sítio histórico da Rua Grande e na praia, será animada pelas bandas Seu Maxixe, Michel e Banda Phaphirô, Fantasmão, Balachic, Nanaxé, Branquinho da Bahia, Rafaela Manville, Forró de Ouro Elétrico, Forro Moral Elétrico, Moral Mix, Gaudenio Santiago e Banda, Louca Mania e Amor a Mil.
MELQUÍADES JÚNIOR
ESPECIAL PARA CIDADE
-------------------------------------
Blog do Eliomar
Carnaval de Aracati está liberado
“A liminar que proibia a realização do Carnaval de Aracati foi cassada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, em decisão proferida nesta quinta-feira, 3.
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, já que a Prefeitura havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
A festa estava suspensa por decisão da juiza Maria do Socorro Beltrão, da comarca do município, que havia determinado, na última terça-feira, que a prefeitura não poderia fazer gastos com o Carnaval até que o Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias passe por adequações.
Várias irregularidades foram apontadas pelo Ministério Público com relação ao atendimento de saúde como a contínua saída de médico, salários atrasados e falta de material.
A prefeitura recorreu da decisão da juíza. O secretário municipal de Turismo, Francisco José Damasceno, afirmou ao O POVO que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida.”
(O POVO)
-----------------------------------------
Portal Ceará Agora
Presidente do TJCE cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati
Por: Luciano Augusto
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou nesta quinta-feira a liminar que proibia a realização de Carnaval no Município de Aracati.
De acordo com o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
*Com informações da assessoria de imprensa do TJCE.
http://www.cearaagora.com.br/noticias/dia-dia/presidente-do-tjce-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati
-----------------------------
Portal Jangadeiro Online
Presidente do Tribunal de Justiça cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati
Está liberado o Carnaval no município de Aracati. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização da festa município. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (03).
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
Deputados contestam decisão da Justiça que proíbe Carnaval em Aracati
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
Com informações do Tribunal de Justiça
http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/presidente-do-tribunal-de-justica-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati/
--------------------------------
Jornal O Estado
Cassada liminar que proibia carnaval em Aracati
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização de Carnaval no município de Aracati. A decisão foi proferida na quinta-feira (3). Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a prefeitura já havia destinado verbas para a realização do carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros. “O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
O CASO
No último dia 27, a titular da 1ª Vara da Comarca de Aracati, juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, havia concedido liminar determinando que o município adotasse, no prazo de 90 dias, providências na área da saúde e se abstivesse de realizar gastos com o carnaval. O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público (MP) do Estado, que verificou irregularidades no Hospital Dr. Eduardo Dias, como número insuficiente de médicos, precariedade nas condições de trabalho e na estrutura.
---------------------------------
Portal Verdes Mares
Presidente do TJCE derruba liminar que impedia carnaval em Aracati
A liminar que proibia a realização de carnaval no município de Aracati foi cassada nesta quinta-feira (3). O responsável pela medida é o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa.
O desembargador explicou que a decisão foi tomada pois "todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados".
José Arísio Lopes da Costa afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
Depoimento
"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, comenta.
Justiça mantém Carnaval e festa começa hoje
A proibição da festa foi solicitada, pelo Ministério Público, por causa de irregularidades no sistema de saúde do município e falta de estrutura no hospital municipal
Evento já estava organizado pela prefeitura de Aracati (BANCO DE DADOS)
O desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) cassou a liminar concedida pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª. Vara da Comarca de Aracati, que proibia o Carnaval naquele município. A decisão foi proferida no fim da tarde de ontem e a folia já começa hoje à noite no município que fica no Litoral Leste do Estado.
Na opinião do presidente do TJCE, a suspensão do Carnaval em Aracati provocaria uma situação de desorganização e caos, uma vez que a Prefeitura já tinha destinado verbas para a festa, que vai durar até a as primeiras horas da Quarta-Feira de Cinzas, 9. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”, disse o desembargador José Arísio.
Na última segunda-feira, 27, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão concedera liminar suspendendo o Carnaval ou qualquer festa no município até que a Prefeitura solucionasse problemas relacionados ao atendimento na saúde pública. Ela determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 50 mil, por dia, no caso de descumprimento da determinação judicial.
O pedido de liminar tinha sido feito pelo Ministério Público do Estado, que verificou irregularidades no sistema de saúde do município, como insuficiência de médicos, salários atrasados, precariedade nas condições de trabalho e problemas na estrutura do Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias.
Na última quarta-feira, 2, a Prefeitura do município ingressou com um pedido de suspensão da liminar que proibia a festa. O recurso, de número 0001344-39.2011.8.06.0000, deu entrada no Tribunal de Justiça do Ceará no fim da tarde, em caráter de urgência.
O secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Francisco José Damasceno, já aguardava a decisão favorável. No início da noite da última quarta-feira, ele disse que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida. As bandas já tinham sido contratadas e os camarotes estavam sendo montados.
Ao comentar sua decisão, o desembargador José Arísio Lopes da Costa afirmou que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, completou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
Aracati fica a 148 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Leste, e o acesso é pela rodovia CE-040, saindo de Fortaleza. É um dos roteiros preferidos pelos foliões. Tem animado Carnaval no centro da cidade e nas praias de Majorlândia e de Canoa Quebrada.
SAIBA MAIS
As bandas que farão o Carnaval de Aracati são: Michel e Banda Phaphirô, Seu Maxixi, Fantasmão, Moral Elétrico, Balachic, Forró de Ouro, Nanaxé, Louca Mania, Amor a Mil, Malucos da Folia, Moral Mix, Gaudênio Santiago, Rafaela Manville e Branquinho. A folia ocorre, à noite, no centro da cidade e, durante o dia, nas praias.
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
---------------------------------
Jornal Diário do Nordeste
DECISÃO JUDICIAL
Aracati vai ter Carnaval
Sentimento de alívio: turistas e moradores vão brincar e dançar no sítio histórico da Rua Grande e na praia (FOTO: THIAGO GASPAR)
Presidente do Tribunal de Justiça derrubou liminar deferida por juíza da 1ª Vara, que proibia a realização de festas
Haverá Carnaval em Aracati, realizado pelo poder público e com toda a programação já noticiada. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa, cassou ontem à tarde a liminar que proibia a utilização de gastos públicos com a festa
A notícia chegou com alívio para os empreendedores turísticos e foliões, que já tomam a estrada hoje com destino à cidade com um dos maiores carnavais do Ceará.
Para o desembargador Arísio Lopes, impedir o Carnaval no momento em que turistas e empreendedores já estão se programando e fizeram investimentos poderia causar um caos na cidade. "Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados", afirmou no despacho.
A Prefeitura de Aracati alocou no orçamento, aprovado na Câmara Municipal, R$ 2,2 milhões em investimentos para o Carnaval da cidade, que todos os anos atrai dezenas de milhares de pessoas. O fato gerou polêmica diante de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público pedindo que, diante de série de irregularidades na saúde pública, a prefeitura se abstivesse de gastar dinheiro com publicidade e festividades.
Segundo o Ministério Público, em Aracati, pessoas não poderiam ser atendidas porque faltava médicos, e em muitos casos até medicamentos simples. Aparelhos para realização de exames também estariam sem funcionar, e partes de corpo humano colhidas apodreciam numa sala esperando por biópsias nunca feitas.
Verbas
O desembargador pontuou que o Judiciário não pode exigir do Executivo direcionamento de verbas. E o que a liminar deferida pela juíza da 1ª Vara Maria do Socorro Montezuma Bulcão pedira era a suspensão de gastos com publicidades e festas, incluindo o Carnaval, enquanto não fossem sanadas (num prazo de 90 dias) as irregularidades encontradas no hospital público e nos postos de saúde que atendem a 25 comunidades.
A liminar, de 27 de fevereiro deste ano, impunha multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento pela Prefeitura. Os mais de R$ 2 milhões que serão gastos para os quatro dias de festa correspondem ao valor que o município receberia em três anos para o funcionamento básico das instalações do hospital Dr. Eduardo Dias, que atende à população de cinco municípios e é o principal foco das denúncias do caos na saúde
"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público", afirmou José Arísio. Os dias de indecisão sobre a realização do Carnaval em Aracati geraram apreensão em turistas e donos de pousadas, hotéis e de casas para alugar para a temporada.
Muita gente já amargou o prejuízo do cancelamento de reservas de hospedagem (ver Caderno Regional). Muitos brincantes não queriam esperar uma decisão desfavorável na véspera da festa e seguiram para outros destinos, principalmente a praia de Morro Branco, no município de Beberibe.
Capítulo resolvido, a esperada folia carnavalesca, no sítio histórico da Rua Grande e na praia, será animada pelas bandas Seu Maxixe, Michel e Banda Phaphirô, Fantasmão, Balachic, Nanaxé, Branquinho da Bahia, Rafaela Manville, Forró de Ouro Elétrico, Forro Moral Elétrico, Moral Mix, Gaudenio Santiago e Banda, Louca Mania e Amor a Mil.
MELQUÍADES JÚNIOR
ESPECIAL PARA CIDADE
-------------------------------------
Blog do Eliomar
Carnaval de Aracati está liberado
“A liminar que proibia a realização do Carnaval de Aracati foi cassada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, em decisão proferida nesta quinta-feira, 3.
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, já que a Prefeitura havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
A festa estava suspensa por decisão da juiza Maria do Socorro Beltrão, da comarca do município, que havia determinado, na última terça-feira, que a prefeitura não poderia fazer gastos com o Carnaval até que o Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias passe por adequações.
Várias irregularidades foram apontadas pelo Ministério Público com relação ao atendimento de saúde como a contínua saída de médico, salários atrasados e falta de material.
A prefeitura recorreu da decisão da juíza. O secretário municipal de Turismo, Francisco José Damasceno, afirmou ao O POVO que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida.”
(O POVO)
-----------------------------------------
Portal Ceará Agora
Presidente do TJCE cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati
Por: Luciano Augusto
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou nesta quinta-feira a liminar que proibia a realização de Carnaval no Município de Aracati.
De acordo com o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
*Com informações da assessoria de imprensa do TJCE.
http://www.cearaagora.com.br/noticias/dia-dia/presidente-do-tjce-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati
-----------------------------
Portal Jangadeiro Online
Presidente do Tribunal de Justiça cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati
Está liberado o Carnaval no município de Aracati. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização da festa município. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (03).
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.
Deputados contestam decisão da Justiça que proíbe Carnaval em Aracati
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
Com informações do Tribunal de Justiça
http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/presidente-do-tribunal-de-justica-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati/
--------------------------------
Jornal O Estado
Cassada liminar que proibia carnaval em Aracati
Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização de Carnaval no município de Aracati. A decisão foi proferida na quinta-feira (3). Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a prefeitura já havia destinado verbas para a realização do carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”.
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros. “O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.
O CASO
No último dia 27, a titular da 1ª Vara da Comarca de Aracati, juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, havia concedido liminar determinando que o município adotasse, no prazo de 90 dias, providências na área da saúde e se abstivesse de realizar gastos com o carnaval. O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público (MP) do Estado, que verificou irregularidades no Hospital Dr. Eduardo Dias, como número insuficiente de médicos, precariedade nas condições de trabalho e na estrutura.
---------------------------------
Portal Verdes Mares
Presidente do TJCE derruba liminar que impedia carnaval em Aracati
A liminar que proibia a realização de carnaval no município de Aracati foi cassada nesta quinta-feira (3). O responsável pela medida é o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa.
O desembargador explicou que a decisão foi tomada pois "todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados".
José Arísio Lopes da Costa afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.
Depoimento
"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, comenta.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
JACÚ NOVAMENTE PRESIDENTE!!!
Jacú com fogos para comemoração, ao lado de seu cabo eleitoral Banana
Em uma disputa regada a muita cerveja, animação e boca de urna, Jacú elegeu-se novamente presidente do bloco Loucos da Praça.
Desde cedo Jacú saiu em busca de garantir seus votos indo de casa em casa, conversando com os eleitores e claro, prometendo muitas loucuras na sua gestão.
Logo após o resultado o vencedor saiu desfilando pela praça em sua bicicleta gritando e agradecendo seus votos.
Com Jacú na presidência fica a pergunta: Será que ele subirá novamente na torre de telefonia localizada próxima a agência dos correios na cidade de Aracati? Os bombeiros que fiquem de alerta!!!
Fonte: www.antigamenterassim.blogspot.com
Em uma disputa regada a muita cerveja, animação e boca de urna, Jacú elegeu-se novamente presidente do bloco Loucos da Praça.
Desde cedo Jacú saiu em busca de garantir seus votos indo de casa em casa, conversando com os eleitores e claro, prometendo muitas loucuras na sua gestão.
Logo após o resultado o vencedor saiu desfilando pela praça em sua bicicleta gritando e agradecendo seus votos.
Com Jacú na presidência fica a pergunta: Será que ele subirá novamente na torre de telefonia localizada próxima a agência dos correios na cidade de Aracati? Os bombeiros que fiquem de alerta!!!
Fonte: www.antigamenterassim.blogspot.com
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
PREFEITO GARANTE CARNAVAL EM ARACATI!!!
EM ARACATI: Prefeito garante a realização de Carnaval
O prefeito de Aracati, Expedito Ferreira, garantiu a realização do carnaval no município neste ano. A informação fornecida ontem, pela assessoria da prefeitura local, assegura que trios elétricos foram contratados e algumas bandas musicais vão ser contratadas. Já a estrutura para receber a folia está sendo montada.
Na semana passada, a realização do carnaval na cidade estava ameaçado, em virtude de vários problemas.
O atraso nas obras de construção da ponte sobre Rio Jaguaribe, a crise na saúde e as denúncias de fraudes no serviço de limpeza urbana e desabamento de falésias foram causas apontadas como responsáveis pela provável suspensão do carnaval.
Ontem, porém, o prefeito tranquilizou a população assegurando que pendências tinham sido resolvidas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) prometeu restabelecer o tráfego de veículos em pista dupla na ponte sobre o Rio Jaguaribe.
Compilado do Jornal Diário do Nordeste
ARACATI vai ter CARNAVAL, garante prefeito
Do jornalista Tertuliano Siqueira, assessor de imprensa da Prefeitura de Aracati (Litoral Leste), este Blog recebeu a seguinte nota:
Estimado Eliomar de Lima,
"Aracati vai realizar a maior temporada carnavalesca do Ceará em 2011. As providencias já estao sendo adotadas. O Dnit prometeu restabelecer o tráfego de veículos em pista dupla na ponte sobre o Rio Jaguaribe. Estuda também a liberação ao tráfego da ponte nova."
"Trios elétricos já foram contratados e as bandas já estao sendo selecionadas. A estrutura está sendo montada. Essa história de que Aracati não vai fazer Carnaval, é balela.Vai sim, vai repetir o sucesso de anos anteriores.
É questão de honra do prefeito Expedito Ferreira fazer uma grande festa. O Carnaval é uma realização importante par aquecer a economia de Aracati.
Abraços."
Tertuliano Siqueira
Jornalista.
Do Blog do Eliomar
O prefeito de Aracati, Expedito Ferreira, garantiu a realização do carnaval no município neste ano. A informação fornecida ontem, pela assessoria da prefeitura local, assegura que trios elétricos foram contratados e algumas bandas musicais vão ser contratadas. Já a estrutura para receber a folia está sendo montada.
Na semana passada, a realização do carnaval na cidade estava ameaçado, em virtude de vários problemas.
O atraso nas obras de construção da ponte sobre Rio Jaguaribe, a crise na saúde e as denúncias de fraudes no serviço de limpeza urbana e desabamento de falésias foram causas apontadas como responsáveis pela provável suspensão do carnaval.
Ontem, porém, o prefeito tranquilizou a população assegurando que pendências tinham sido resolvidas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) prometeu restabelecer o tráfego de veículos em pista dupla na ponte sobre o Rio Jaguaribe.
Compilado do Jornal Diário do Nordeste
ARACATI vai ter CARNAVAL, garante prefeito
Do jornalista Tertuliano Siqueira, assessor de imprensa da Prefeitura de Aracati (Litoral Leste), este Blog recebeu a seguinte nota:
Estimado Eliomar de Lima,
"Aracati vai realizar a maior temporada carnavalesca do Ceará em 2011. As providencias já estao sendo adotadas. O Dnit prometeu restabelecer o tráfego de veículos em pista dupla na ponte sobre o Rio Jaguaribe. Estuda também a liberação ao tráfego da ponte nova."
"Trios elétricos já foram contratados e as bandas já estao sendo selecionadas. A estrutura está sendo montada. Essa história de que Aracati não vai fazer Carnaval, é balela.Vai sim, vai repetir o sucesso de anos anteriores.
É questão de honra do prefeito Expedito Ferreira fazer uma grande festa. O Carnaval é uma realização importante par aquecer a economia de Aracati.
Abraços."
Tertuliano Siqueira
Jornalista.
Do Blog do Eliomar
sábado, 5 de fevereiro de 2011
ARACATI - CARNAVAL COMPROMETIDO!!!
Carnaval em Aracati está comprometido
Promotores pedem que Prefeitura de Aracati fique proibida de gastar com carnaval enquanto Saúde não for sanada
Aracati. Tantos problemas em uma cidade que tem influência regional e além disso, é vendida internacionalmente como paraíso turístico, desmascaram o caos em Aracati.
Não bastassem a crise na saúde, as fraudes no serviço de limpeza urbana, as falésias desabando e a ponte até hoje não concluída causando transtorno entre dois Estados, o carnaval de Aracati, maior do litoral, está ameaçado.
O motivo: possivelmente todos os mencionados acima. O problema: não há previsão de quando haverá solução. Enquanto isso, R$ 2,2 milhões, destinados ao Carnaval, podem acabar decididos na Justiça.
De um lado, a Prefeitura Municipal alega que o carnaval de Aracati está ameaçado pela não conclusão das obras na Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, na BR-304. Todos os veículos que vão e vêm só transitam por uma faixa, gerando engarrafamentos quilométricos e que, na volta do feriado do Réveillon, gerou mais de duas horas de espera para atravessar a ponte.
Por duas vezes seguidas, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) deu prazos para resolver ao menos a liberação de mais uma faixa. Até hoje nada cumprido, e se persistir até o carnaval, o transtorno será inevitável.
Por outro lado, uma série de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Estado colocam em xeque quão prioritária é a destinação de R$ 2,2 milhões previstos no orçamento de 2011 para a realização do Carnaval de Aracati.
Nos últimos meses, a Prefeitura tem sido alvo de investigações e denúncias comprovadas pelo Ministério Público. A maior delas denunciou o caos na saúde e no Hospital Regional Eduardo Dias. "Faltam equipamentos, funcionários e até mesmo dezenas de partes de corpo humano apodrecendo em formol à espera por exames de biópsia", apontou em documento.
Investigação
E a Prefeitura ainda fez cerimônia de inauguração, em março do ano passado, da nova emergência do referido hospital público. O problema é que o espaço está desativado até hoje. Foi uma inauguração de paredes. Com mais de um ano de investigação e muitos documentos e depoimentos das próprias equipes médicas contratadas para prestar o serviço de saúde, o Ministério Público encaminhou o material à Justiça.
Os promotores Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso pediram, dentre outras coisas, que a Prefeitura de Aracati esteja proibida de gastar dinheiro com propagandas e festas (incluindo o carnaval) até que os principais problemas da saúde sejam sanados na cidade.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura apresentou o Orçamento 2011, no qual prevê o gasto de R$ 2,2 milhões para o carnaval de Aracati. Tradicionalmente, essa festa momina é apontada como a maior do Estado, sendo as praias de Aracati - notadamente Canoa Quebrada e Majorlândia - um dos principais destinos do folião no litoral. O Ministério Público entrou, em janeiro, com mais uma ação para que esse dinheiro seja usado na recuperação do Hospital Regional Eduardo Dias.
A Ponte JK (Foto), sobre o Rio Jaguaribe, depois de duas décadas à espera de reforma, finalmente tinha saído do papel em 2009, mas as obras (uma nova ponte ao lado ficou quase pronta) sofreram paralisação e depois retomadas em ritmo lento desde que a Polícia Federal prendeu, em 2010, a antiga cúpula do órgão federal que estaria envolvida em ações fraudulentas com o dinheiro da obra - a reconstrução e reforma da ponte está orçada em R$ 29 milhões. "São muitos os problemas em Aracati, e pedimos o bom senso", afirmou o promotor.
O secretário de Infraestrutura de Aracati, José Gonçalves Filho, afirma que o carnaval está ameaçado "se não for tomada providências contra esse problema de trânsito na ponte".
Mais uma vez o prefeito, Expedito Ferreira, não atendeu a solicitação da reportagem para responder aos questionamentos. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit) alega mais uma vez que está fazendo reparos na antiga ponte para que só haja liberação de uma nova faixa com segurança para os motoristas. O carnaval começa daqui a um mês.
ORÇAMENTO
2,2 milhões de reais é o valor programado no orçamento de Aracati para o Carnaval deste ano. No entanto, a aplicação é questionada pelo Ministério Público diante do caos na saúde da cidade.
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR
Promotores pedem que Prefeitura de Aracati fique proibida de gastar com carnaval enquanto Saúde não for sanada
Aracati. Tantos problemas em uma cidade que tem influência regional e além disso, é vendida internacionalmente como paraíso turístico, desmascaram o caos em Aracati.
Não bastassem a crise na saúde, as fraudes no serviço de limpeza urbana, as falésias desabando e a ponte até hoje não concluída causando transtorno entre dois Estados, o carnaval de Aracati, maior do litoral, está ameaçado.
O motivo: possivelmente todos os mencionados acima. O problema: não há previsão de quando haverá solução. Enquanto isso, R$ 2,2 milhões, destinados ao Carnaval, podem acabar decididos na Justiça.
De um lado, a Prefeitura Municipal alega que o carnaval de Aracati está ameaçado pela não conclusão das obras na Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, na BR-304. Todos os veículos que vão e vêm só transitam por uma faixa, gerando engarrafamentos quilométricos e que, na volta do feriado do Réveillon, gerou mais de duas horas de espera para atravessar a ponte.
Por duas vezes seguidas, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) deu prazos para resolver ao menos a liberação de mais uma faixa. Até hoje nada cumprido, e se persistir até o carnaval, o transtorno será inevitável.
Por outro lado, uma série de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Estado colocam em xeque quão prioritária é a destinação de R$ 2,2 milhões previstos no orçamento de 2011 para a realização do Carnaval de Aracati.
Nos últimos meses, a Prefeitura tem sido alvo de investigações e denúncias comprovadas pelo Ministério Público. A maior delas denunciou o caos na saúde e no Hospital Regional Eduardo Dias. "Faltam equipamentos, funcionários e até mesmo dezenas de partes de corpo humano apodrecendo em formol à espera por exames de biópsia", apontou em documento.
Investigação
E a Prefeitura ainda fez cerimônia de inauguração, em março do ano passado, da nova emergência do referido hospital público. O problema é que o espaço está desativado até hoje. Foi uma inauguração de paredes. Com mais de um ano de investigação e muitos documentos e depoimentos das próprias equipes médicas contratadas para prestar o serviço de saúde, o Ministério Público encaminhou o material à Justiça.
Os promotores Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso pediram, dentre outras coisas, que a Prefeitura de Aracati esteja proibida de gastar dinheiro com propagandas e festas (incluindo o carnaval) até que os principais problemas da saúde sejam sanados na cidade.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura apresentou o Orçamento 2011, no qual prevê o gasto de R$ 2,2 milhões para o carnaval de Aracati. Tradicionalmente, essa festa momina é apontada como a maior do Estado, sendo as praias de Aracati - notadamente Canoa Quebrada e Majorlândia - um dos principais destinos do folião no litoral. O Ministério Público entrou, em janeiro, com mais uma ação para que esse dinheiro seja usado na recuperação do Hospital Regional Eduardo Dias.
A Ponte JK (Foto), sobre o Rio Jaguaribe, depois de duas décadas à espera de reforma, finalmente tinha saído do papel em 2009, mas as obras (uma nova ponte ao lado ficou quase pronta) sofreram paralisação e depois retomadas em ritmo lento desde que a Polícia Federal prendeu, em 2010, a antiga cúpula do órgão federal que estaria envolvida em ações fraudulentas com o dinheiro da obra - a reconstrução e reforma da ponte está orçada em R$ 29 milhões. "São muitos os problemas em Aracati, e pedimos o bom senso", afirmou o promotor.
O secretário de Infraestrutura de Aracati, José Gonçalves Filho, afirma que o carnaval está ameaçado "se não for tomada providências contra esse problema de trânsito na ponte".
Mais uma vez o prefeito, Expedito Ferreira, não atendeu a solicitação da reportagem para responder aos questionamentos. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit) alega mais uma vez que está fazendo reparos na antiga ponte para que só haja liberação de uma nova faixa com segurança para os motoristas. O carnaval começa daqui a um mês.
ORÇAMENTO
2,2 milhões de reais é o valor programado no orçamento de Aracati para o Carnaval deste ano. No entanto, a aplicação é questionada pelo Ministério Público diante do caos na saúde da cidade.
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR
Assinar:
Postagens (Atom)