Homenagem ao Dragão do Mar
- Hoje dia: 15/04/2011
- Hora: 19:00hs
- Local: Pólo de Lazer de Canoa Quebrada - Aracati Ceará Brasil
A Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada - ASDECQ e a Câmara Municipal de Aracati tem a honra e a satisfação em convidar V.Sa., a se fazer presente à Sessão Especial em homenagem aos 172 anos de Francisco José do Nascimento, “Dragão do Mar”.
Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 6 de Março de 1914), também conhecido como Dragão-do-mar ou Chico da Matilde, abolicionista brasileiro, chefe jangadeiro e participante do Movimento Abolicionista Cearense.
Vida
Em 1884, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. O Movimento Abolicionista Cearense, surgido em 1879, contribui – embora não decisivamente – para essa abolição pioneira.
As ações repercutem no País e os abolicionistas, gente de elite, brava e culta, são ovacionados pela imprensa abolicionista nacional. Entre eles há, porém, uma pessoa humilde, de cor parda, trabalhador do mar: Chico da Matilde. Chefe dos jangadeiros, eles e seus colegas se engajaram à luta já em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País.
Assim, Chico da Matilde é levado para corte com sua jangada, desfila pelas ruas, recebe chuvas de flores da multidão e ganha novo nome, mais pomposo e mítico: Dragão-do-mar. De lá escreve à mulher: “seu velho está tonto com tanta festa e cumprimentos de tanta gente importante”.
Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado merecidamente pelo governo do Ceará dando seu nome ao Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da Praia de Iracema.
Fonte: ASDECQ
Francisco José do Nascimento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário