segunda-feira, 5 de julho de 2010

BARRAGEM DE SANTANA - AÇÚDE CASTANHÃO

BARRAGEM DE SANTANA está localizada em torno do AÇÚDE CASTANHÃO e é boa para banho e para a pescaria. É uma das opções mais procuradas durante as FÉRIAS EM JAGUARIBE.

Jaguaribe.
Este mês ocorrem as férias estudantis, tanto para colegiais como universitários, mas também é quando os filhos têm mais tempo para passeios e lazer que os pais se dispõem a juntar toda a família para desbravar pontos turísticos, alguns badalados e outros nem tanto.

Chitão do Corujão, exposição de fotografias e de pintura mediúnica entre as diferentes atrações para julho.

Na busca do "novo", vale visitar o que é "velho" para o outro, então quem não é de JAGUARIBE pode conhecer a refrescante BARRAGEM DE SANTANA. O local, em torno do AÇÚDE CASTANHÃO, é bom para banho e para a pescaria. Em busca de lazer, a juventude é atraída para os mais diversos pontos que dão para o RIO JAGUARIBE.

Nas férias de julho, os balneários passam a ser mais frequentados. Em LIMOEIRO DO NORTE há quem prefira pular dos morros de pedra para as águas do RIO JAGUARIBE. Banho de cascata, mergulho, nado e ainda uma pescaria fácil é o que se pode encontrar na BARRAGEM DE SANTANA, no município de JAGUARIBE, que dá nome à região que cerca o maior rio do Ceará. O local é visitado todos os meses do ano por jaguaribanos e gente de fora que só "ouviu falar".

Um ponto nas proximidades da barragem é curioso: muita água e muitas árvores secas ou com pouca folhagem, caídas. É o popular "cemitério das árvores", mais evidente após a cheia do AÇÚDE CASTANHÃO, que aumentou a área inundada. O ponto peculiar é visitado pelos nadadores mais ousados, que chegam até bem perto das árvores, cercada por verdes plantas trepadeiras e muitos pombos que lá pousam religiosamente todas as manhãs e fins de tarde.

Mas quem procura mais do que águas para um banho refrescante na natureza, pode encontrar no VALE JAGUARIBE outras dicas para incrementar o roteiro de férias. Acontece, até hoje, o V Festival de Quadrilhas, na Praça de Eventos no Centro da cidade. Quadrilhas juninas de municípios vizinhos também se apresentam. O tempero é nas barracas de comidas típicas na quermesse e com forró a noite toda. E forró é o que não vai faltar no Interior. Uma das festas mais aguardadas nas férias no VALE DO JAGUARIBE, no próximo dia 10 de julho, acontece em Limoeiro do Norte: o tradicional Chitão do Corujão.

A festa acontecerá no Bezerra Show, com Wesley Safadão e Garota Safada, Gleydson Gavião e Gaviões do Forró e a Banda Forro A2. O chitão é realizado pelo Bloco Corujão, liderado pelos brincantes Gleudes Sucupira e Lincoln Costa.

Museu
Quem quer conferir roteiros culturais na região deve visitar o Museu Jaguaribano, em ARACATI.
O local, um casarão antigo, reformado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) guarda boa parte da memória social, econômica, cultural e religiosa do Ceará, que teve em ARACATI o seu primeiro grande centro econômico.

O Instituto Museu Jaguaribano já realiza a tradicional exposição de fotografias e documentos raros durante todo o mês de julho. O salão de eventos do museu abriga três exposições distintas: a XXVI Exposição de Fotografias de Aracati Antigo (com destaque para o patrimônio arquitetônico), a XXV Exposição de Jornais Antigos de ARACATI e outras regiões, e a XXII Exposição de Livros raros, papéis e documentos antigos.
A curadoria do salão é de José Correia, também diretor do museu, com assessoria do artista plástico Hélio Santos.

Ainda em ARACATI, acontece mais uma visita do pintor mediúnico Florêncio Anton. De acordo com a crença espírita, trabalham por meio de suas mãos pintores famosos. A demonstração acontece no Grupo de Estudos Espíritas Os Mensageiros, no próximo dia 10, a partir das 19 horas.
Melquíades Júnior
Colaborador

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo de Estudos dos Espíritas Mensageiros - R. Armando Praça, 995
Sede do Museu Jaguaribano
Rua Cel. Alexanzito, 740

SERTÃO CENTRAL
Esportes radicais na natureza.

QUIXADÁ.

Aventureiros mais experientes não perdem a oportunidade de escalar a Pedra Faladeira e apreciar a bela paisagem interiorana, com o cenário da Galinha Choca, em Quixadá

Despertar com o cocoricó do galo, sentir o cheiro da mata saboreando um gostoso café da manhã com leite quentinho e uma tapioca amanteigada não está em nenhum pacote de programa de viagem. Aproveitar essas e outras peculiaridades tipicamente nordestinas, somente botando o pé na estrada, sertão adentro, no rumo da "Terra dos Monólitos".

Todavia, aproveitar essas oportunidades, agora, nas férias, não é para qualquer um. É para quem tem disposição e espírito aventureiro, uma vez que a cidade de Quixadá oferece uma variada gama para a prática de esportes radicais. Quem promete essa diversão, e muito mais, é a Secretaria de Participação Popular Esporte e Juventude de Quixadá. Na agenda, trilha da Galinha Choca e um acampamento localizado no entorno do Lago dos Monólitos.

A estrutura ainda está em fase de montagem para receber, pelo menos, 200 visitantes. Além de desbravarem a selva sertaneja, repleta de surpresas pelo meio do caminho, "com certeza terão uma aventura inesquecível, bem diferente da monotonia à beira-mar", comentam os organizadores do Acampamento da Juventude.

O secretário Jean Silva e sua equipe estão de braços abertos para receber caravanas de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos. Além de conhecerem a exuberante beleza da região e seus misteriosos monólitos, os aventureiros poderão escalar a maioria delas ou, quem sabe, descer numa tirolesa. Basta ter fôlego e coragem. E após um dia inteiro queimando calorias, nada melhor do que um bom banho no Açude do Cedro ou no lago do Sítio Tribo do Benjamim e, depois, se reunir com a família e os amigos ao pé da fogueira.

No ano passado, 110 jovens participaram das gincanas e práticas esportivas realizadas no Acampamento da Juventude.

O sucesso foi tamanho que revolveram repetir a fórmula. Dessa vez haverá até arraial junino, na praça do Ginásio Governador Gonzaga Mota. "O acampamento estará aberto para jovens de todas as idades, dos 8 aos 80, mas os menores deverão portar o passaporte especial para a aventura, a autorização dos pais", acrescenta Jean Silva.

Quanto aos grupos de outras cidades, deverão agendar as visitas com a equipe da Secretaria de Esporte e Juventude. No entanto, quem preferir repouso, tem como opção a Pousada São José, na Serra do Estevão, ao lado da pacata comunidade de Dom Maurício, com passeios a cavalo ou de charrete durante o dia, e apreciar o luar sertanejo no cair da noite.

Além de boas hospedarias, há também o hotel do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, para os mais religiosos, incluem-se os católicos.

Do platô do parque sagrado é possível avistar a planície sertaneja e um dos maiores sítios monolíticos do mundo e, vez por outra, asas-delta e parapentes colorindo o céu. E, diga-se de passagem, os amantes de esportes radicais optam pelos campeonatos de parapentes em Quixadá, pelo visual deslumbrante.

O banho no Rio Banabuiú, ou o desafio de caiaque nas águas que rolam para o mar, naquele Município, e o passeio pelo Centro histórico de Quixeramobim, conhecendo a Casa de Antonio Conselheiro, a Igreja Matriz, a antiga cadeia - hoje Câmara de Vereadores da cidade - tombada como patrimônio histórico nacional, são outras dentre tantas atrações do Vale Monumental. Tanto para um lado como para o outro são pouco mais de 40km de Quixadá. As rodovias estão boas e a hospitalidade, melhor ainda.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Esporte de Quixadá - (88) 3414.6856
Prefeitura de Banabuiú - (88)3426.1196 Quixeramobim - (88) 3441.1326

Alex Pimentel
Colaborador
Extraido do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

PESQUISAS