sábado, 17 de julho de 2010

I FESTIVAL DO CAMARÃO!

Aracati. Quem já foi à praia de Quixaba, Distrito de Aracati, e pediu um "arrozinho de camarão", soube que estava saboreando uma das iguarias dessa comunidade praiana, tradicional na pesca do camarão, que gera a renda de famílias de pescadores e atrai turistas de vários cantos do mundo curiosos para conhecer a boa comida praiana.

Nesse contexto, nasce o I Festival do Camarão, que acontece nos dias 23 e 24 próximos. Concurso gastronômico, distribuição de brindes, mostra de artesanato, apresentações artísticas e de bandas musicais estão na programação do Festival.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora será uma das atrações do festival em Quixaba.

A Praia da Quixaba é famosa por suas falésias brancas e outras belezas naturais que compõem o cenário praiano. A comunidade depende basicamente da renda da pesca do camarão, que há décadas tem, nos pequenos barcos e na praia, o seu ponto de desembarque de um dos maiores tesouros de quem associa pesca à culinária e ao turismo.

Programação
No primeiro dia do Festival,
haverá distribuição de brindes pela manhã. Às 14 horas tem som eletrônico na praça e, ao fim da tarde, a banda Moleque Atrevido faz a festa. A noite, durante a solenidade de abertura do Festival, serão exibidos os espetáculos Dança do Jangadeiro, pelo grupo de dança de Quixaba; o "Cotidiano do Pescador", representado pelo grupo Teatro da Praia, e, às 22h, haverá concurso gastronômico com pratos elaborados com camarão. Finalizando o dia, o monólogo teatral "Esperando Godot", seguido de entrega de incentivos aos artistas grafiteiros, que pintam em murais. A banda Luma embala o resto da noite de sábado.

No domingo, os participantes poderão conferir à feira de artesanatos, na Praça da Quixaba e o mural de pintura com os artistas locais. À noite haverá exposição de esculturas. A banda Semear, com Viviane Silva e Aureliano, vai animar a noite, que ainda terá concurso da Miss e do Mister do Festival. Na mesma noite haverá apresentação da Batucada, com jovens do projeto social liderado pelo artista-educador Erivando, de Canoa Quebrada.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora seguem na animação. Para encerrar o I Festival do Camarão, a atração é a banda Dona Zefa.

O I Festival do Camarão de Aracati é realizado pela comunidade da Praia de Quixaba, com apoio da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

MAIS INFORMAÇÕES:I Festival de Camarão do Aracati
Dias 23 e 24 de julho de 2010
(85) 9626.8665 - Jacqueline Gomes.

Compilado do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

PESQUISAS