terça-feira, 13 de julho de 2010

BIBLIOTECA MONSENHOR BRUNO

Nesta quarta feira (14) o Governo Municipal de Aracati entregará a municipalidade por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente a Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno.

- Foto: Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno de Aracati, Ceará.

O equipamento funcionará na antiga Casa da Fábrica Unitéxtil, prédio comprado com recursos do municipio e a obra construída numa parceria Governo Municipal e Governo do Estado através das Secretarias das Cidades, e Cultura.

A Biblioteca Municipal contar com amplo espaço no andar térreo e primeiro piso todos restaurados com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Além de um espaço reservado á leitura infantil a Biblioteca Municipal contará com um bem cuidado jardim, que dará o ar de natural ao ambiente paisagístico de entrada do prédio.

A solenidade de inauguração da Biblioteca Municipal ocorrerá nesta quarta feira (14), ás 19h, com as presenças do Secretário Estadual de Cultura, professor Auto Filho e do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira e contará com uma vasta programação contemplando as mais diversas culturas locais e se estenderá na quinta feira (15) seguindo o mesmo padrão cultural da inauguração.

Programação de Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno

14 de julho (Quarta-feira)

19h- Recepção dos convidados para Inauguração- Banda Municipal Jaques Klain;

19:30h- Programação e Cerimonial de Inauguração
• Acolhida e situcionalização;
• Execução Artística dos Hinos do Aracati, do Ceará e Hino Nacional Brasileiro (Banda Semear e Instituto Rumbora de Arte e Cultura de Aracati);
• Apresentação de Repentistas (Rogaciano Lopes e J. Gomes);
• Histórico e apresentação da Biblioteca;
• Falas das Autoridades, nesta ordem:
1. Secretária de Educação- Ana Maria Albuquerque Menezes;
2. Representante das Bibliotecas (Estado);
3. Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente - José Damasceno;
4. Secretário de Cultura do Estado - Professor Auto Filho;
5. Prefeito Municipal- Expedito Ferreira (inaugurando oficialmente)
• Desatamento da fita inaugurativa (portão principal), descerramento da placa, reconhecimento do espaço e coquetel para convidados no pavimento superior;
• No espaço externo, Forró Pé de Serra com a Banda SEMEAR.

15 de Julho (Quinta-feira)

9h às 10h- Café com leitura - No pavimento superior haverá um Café da Manhã para convidados com a presença de escritores aracatienses (Antero Pereira, Dideus Sales, Socorro Matos e Rosângela Ponciano). Na ocasião terá uma conversa cultural (mesa redonda) onde os escritores falarão de suas obras, como também haverá apresentação da música de Netinho Ponciano (violão clássico) e declamações de poesias.

14h às 16h- Maratona de Contação de Histórias e atividades lúdicas de leitura para crianças- Atividade desenvolvida pelo Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens. Haverá também a presença da educadora e escritora infantil aracatiense Sásquia que facilitará uma conversa cultural com as crianças.

19h às 21h- Cine Literário- No Jardim externo terá a exibição do Longa metragem “A Hora da Estrela”- Atividade do Cine Clube Audecílio Garcia tendo como público alvo o Clube de Leitura dos professores de Aracati (PAIC). Ao final da exibição, terá uma conversa literária com a educadora Maria Lucas.

Fonte: SECULT Municipal.

Um comentário:

Mara Ádina disse...

Finalmente uma "utilidade" para o prédio abandonado há tanto tempo. Pena que tão pouco visitado, talvez por conta de tantas burocracias.

PESQUISAS