segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

REVEILLON EM CANOA QUEBRADA!!!

Geisy: réveillon em Canoa Quebrada.
- Ex-peoa vai passar a virada de ano vestida toda de rosa, para viver um grande amor em 2011.

A praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, litoral oeste do Ceará, é o refúgio da ex-peoa e empresária Geisy Arruda (Foto), que vive um romance com o humorista cearense Aluísio Júnior.

E o que Geisy mais quer é viver um grande amor em 2011.
Por isso, já escolheu a cor que vai marcar seu figurino na passagem de ano: rosa, inclusive a calcinha. “Não vou usar calcinha vermelha porque não quero paixão, quero um amor de verdade”,diz a loira.

Apesar de ter uma grife de vestidos, o modelito que Geisy escolheu para o réveillon em Canoa Quebrada não é de sua marca de roupas. Mas uma coisa é certa: vai manter a característica de roupas bem justinhas.

Geisy fecha 2010 comemorando o sucesso de sua participação no reality show A Fazenda, da Rede Record, e também com o ensaio nú que fez para a revista Sexy.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sexy, ela bateu os números de famosas como Viviane Araújo, a ex-BBB Joseane, e três paniquetes (Dani Bolina, Gabi Monteiro e Lisi Benitez), que fizeram fotos juntas.

O cachê da revista, entre R$ 100 mil e R$ 200 mil, ajudou Geisy a comprar uma cobertura em Santo André, São Paulo, para onde se mudará em janeiro de 2011.

Fonte: http://www.cnews.com.br

sábado, 20 de novembro de 2010

I FESTIVAL DO CAMARÃO DA COSTA DO SOL NASCENTE!!!

Na broadway, rua mais movimentada de Canoa Quebrada, restaurantes estarão engajados no festival.

Potencializar o desenvolvimento e consolidar os municípios de Aracati e Cascavel como destinos turísticos com um evento cultural, econômica e socialmente responsável. Esse é um dos objetivos do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente, que será realizado de 26 a 28 deste mês, nos dois municípios. O evento é uma oportunidade de se discutir o setor de carcinicultura na região e gerar negócios, além de movimentar a economia e turismo locais.

O festival vai reunir um público diversificado, envolvendo desde pescadores artesanais a indústrias, empreendedores e trabalhadores do segmento alimentício, turistas e a população de diversas localidades. Com uma série de palestras e rodadas de negócios, discussões técnicas sobre a carcinicultura e um requintado festival gastronômico, o festival irá agitar a cena cultural e o turismo da região, além da cadeia produtiva do camarão.

Verdadeiro marco da articulação entre o setor público e empresas de diferentes portes, a realização do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente integrará diversas "trocas de saberes" em ações interativas de cooperação e aprendizado. A metodologia idealizada visa estimular a criação de novas oportunidades de crescimento e certamente deixará como saldo, ainda por muito tempo após a sua realização, importantes vantagens competitivas para os atores econômicos, políticos e sociais envolvidos nas atividades correlatas à carcinicultura.

Programação
- Cursos e festival gastronômicos
, rodadas de negócios, palestras e mesas-redondas integram a programação do festival. Uma das palestras é sobre o "Gerenciamento de informações técnicas relacionadas à cadeia produtiva do camarão para empreendedores e trabalhadores", que será realizada com a parceria do Sebrae/CE. Haverá também palestra sobre "Ações para o desenvolvimento de uma carcinicultura competitiva e ambientalmente sustentável no Estado do Ceará", com Pedro Henrique Lopes, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece).

Estarão presentes, ainda, os representantes do Banco do Nordeste, Paulo Medeiros, e do Banco do Brasil, Paulo Sucupira. Eles irão ministrar palestras sobre "Fontes de financiamento para o desenvolvimento da carcinicultura". Para finalizar a programação técnica, haverá mesa-redonda sobre "Potenciais e perspectivas na carcinicultura e em atividades afins: Como incrementar o trabalho e renda no setor".

Na programação estão incluídos cursos gastronômicos para pessoas que trabalham em restaurantes, bares, pousadas, hotéis e barracas de praia. As orientações serão dadas pela culinarista Nair Mendes Tavares. Ela é engenheira de Alimentos e professora do curso de pós-graduação de Gastronomia da Faculdade Nordeste (Fanor).

Nair Tavares trabalha há 30 anos na área e já participou de diversos eventos e de cursos no Sebrae-CE. No festival, vai orientar os participantes a preparar pratos principais, petiscos e lanches, tudo feito com camarão.

Entre os apoiadores do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente estão a Prefeitura de Cascavel, Sebrae/CE, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ) e, ainda, o Banco do Nordeste.

MAIS INFORMAÇÕES
- I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente

- Período: de 26 a 28 de novembro
- Locais: Aracati e Cascavel

http://www.camaraocostaleste.com.br
Compilado do Jornal Diário do Nordeste

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PARABÉNS ARACATI - 168 ANOS!!!

"Ela está cada vez mais linda. Sua estética sofreu inúmeras modificações com o tempo, mas ela continua a mais charmosa de todas. Após anos e anos de intensas repaginadas ela continua uma princesa. Amorosa, encantadora, acolhedora, cheia de mistérios...".

Santa Cruz do Aracati do Porto dos Barcos / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007 pelo artista plástico Cláudio Dickson.

Dia 25 de outubro é data mais importante da sua existência. A cada ciclo ela se revela uma nova pessoa. Seus pontos mais importantes ganham mais vida com suas cores e seus filhos almejam a sua redenção e rejuvenescimento. É demonstração de carinho dos filhos que ajudam a maquiar essa mãe querida, dá-lhes uma imagem mais evoluída e recuperada. Cuidar dessa mãe é obrigação de um bom filho.

Sítio Histórico de Aracati, pelo artista plástico Cláudio Dickson.
"Rica de tantos elementos que chega a chamar a atenção de todos que a conhecem. Quem fita o olhar em suas silhuetas já se apaixona e a abraça de forma voraz, como alguém que se encontra num deserto e com sede de uma boa e cristalina água. Que sente o soprar de suas vestes arrepia-se e finge está em solo lunático, viajando em um sentimento de amor, desejo e ansiedade.

Estamos tendo a oportunidade de abraçar neste dia 25 essa que nos dá o alicerce para construirmos nossos castelos, sejam eles, de sonhos ou não. Aracati, tu és grande razão do nosso existir e do nosso desenvolvimento. Tu nos dá coragem e nos inspira a criar e prosseguir nossa interminável caminhada. Está em tuas terras nos faz sentir acolhido pelo manto sagrado de Nossa Senhora do Rosário.

Sítio Histórico de Aracati, pelo artista plástico Cláudio Dickson.
"Rica de tantos elementos que chega a chamar a atenção de todos que a conhecem. Quem fita o olhar em suas silhuetas já se apaixona e a abraça de forma voraz, como alguém que se encontra num deserto e com sede de uma boa e cristalina água. Que sente o soprar de suas vestes arrepia-se e finge está em solo lunático, viajando em um sentimento de amor, desejo e ansiedade.

Repousar em seus recantos nos dá segurança e assim temos a certeza de estarmos sendo guarnecidos por São Sebastião e observados por nosso Senhor Jesus Cristo. Aracati de tantos nomes, de inúmeros apelidos e jargões. Hoje, você é lembrada pelo os que te amam e almejam teu progresso.

Somos diversificados na cor, altura, forma de alimentação, de vestir e de se divertir. Teu conjunto arquitetônico denuncia todo teu charme e elegância. Tu que fostes capital e marco no desenvolvimento do Ceará, alegra-te por esta data. São 168 anos merecendo todo respeito, carinho e dedicação. Tu que promoves a maior festa popular para teus filhos e brinda a entrada do ano novo com um clima próprio.

Seja nas calçadas, nas praias, no sertão, dentro ou fora das lagoas, todos vibram hoje pelo teu aniversário. Seja em casa ou nas praças de duplos e até tripulos nomes o sentimento é o mesmo. Seja na Praça São Marcelino Champagnat – do Relógio ou do Marista; na Praça Adolfo Caminha – da Comunicação ou da Caixa D’água; na Praça Monsenhor Bruno – dos Prazeres ou do Barão; na Praça Dr. Leite - de Rubênio ou do Coreto; na Praça da Independência – da Coelce ou da Câmara; na Praça Marechal Deodoro – da Coluna ou Dom Luiz... Todos os aracatienses se reúnem diariamente para a chegada do teu símbolo, o vento Aracati.

Reverenciamos a ti, Terra de grandes nomes e riquezas e depositamos em ti a gratidão por tantas benesses que nos faz um povo feliz e realizado. Tua água de qualidade pura, teu pescado de sabor inigualável, teu clima inconfundível e teu povo hospitaleiro, festivo e religioso que, em suas orações clamam por paz e renascimento dos elementos que te consagram a melhor terra para se viver.

Parabéns Aracati pelos seus 168 anos de muita história.

* Cristiano Campos
Radialista, comunicador e apresentador do Jornal do Meio Dia da Canoa FM.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro: 23 Anos da CANOA FM !!!

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil, é também Dia do Aniversário da Banda de Música Jacques Klein de Aracati; além de ser esse o Dia do Aniversário da Canoa FM.
- Artigo de Cristiano Campos.


Viajar no tempo é reencontrar-se com os mais importantes momentos da nossa história e relembrar os grandes acontecimentos de uma época que mudaria para sempre nosso conceito de vida e o futuro, já presente diante dos nossos olhos.

Não é preciso submergir nos contos de fada e buscarmos os loucos cientistas que criam máquinas do tempo para teletransportar pessoas a seus primórdios. Estamos vivendo um sete de setembro que retrata a Independência do Brasil. Aprendemos na escola, quando ainda crianças que, “às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I deu o grito de independência, tornando a Nação livre dos domínios de Portugal”.

Nos dias atuais celebramos outras grandes conquistas que representam a liberdade, a independência de um povo. Hoje, podemos escolher nossos representantes nas esferas políticas e temos a liberdade de escutar a música da nossa preferência. Falando em música o sete de setembro, para o Aracati representa avanços na cultura e na comunicação.

Em 7 de setembro de 1978, na gestão municipal de Antônio Kleber Alexandre Gondim (bacharel em direito e tabelião), filho aracatiense, foi fundada aquela que, com o passar dos anos se tornaria a menina dos olhos de cada prefeito e Patrimônio Material do Município. Dava, então, as primeiras notas, num “brado retumbante” a Banda Municipal Jacques Klein, que a cada harmonia completa clamava a atenção de todos e encantava os mais insípidos homens e mulheres.

Neste sete de setembro de 2010 contemplamos a vicissitude desta grande riqueza aracatiense. As mudanças foram muitas e, com elas a busca pela perfeição musical tornando a Banda Jacques Klein um ponto de referência da cultura local.

Embora vários membros tenham sido colocados em local de honra ainda hoje há músico desde à época da sua fundação, como é o caso o Sr. Bruno Sebastião, que ultrapassando a “barreira” dos 80 anos mostra-se incansável quando o assunto é a bela música da Banda Municipal de Aracati. Recordar momentos assim é sentir de novo o Aracati surgir e se colocar mais uma vez entre os grandes e destacáveis municípios do Ceará e do Nordeste.

Terra de exímios valores como, Kleber Gondim, Major Bruno, Perpétua Lima da Costa, Maria Bahia, Hélio Santos, Netinho, Rosângela e Marciano Ponciano, Suzana Jiló, Mazé Pinheiro, Régis Brenardo, Lourdinha de Mestre Hermes, Zé Corrêia, Antero Pereira Filho, Betto Lins, Expedito Ferreira... E tantos outros que com seu talento e suor glorificam a nossa Terra, a terra tão defendida por Chico da Matilde, que enfrentou até o temeroso Oceano Atlântico, esse mesmo que nos dá o sustento e que é fonte de sobrevivência para milhares de Aracatienses merecedores deste dia.

Ao fazermos tentas referências e cometendo a injustiça em não acrescentar mais nomes marcantes para nossa História reportamos a um passado não tão distante para lembrarmos o grande salto que deu o Aracati com a chegada de um equipamento que embora com o passar dos anos e o advento de outros meios tecnológicos não perdeu o seu espaço perante os meios de comunicação.

Em 7 de setembro de 1987 era homologado o registro de concessão da Rádio FM Canoa Quebrada, à época, na sintonia 100,7 MHZ. A novidade no Vale do Jaguaribe transformou a vida de cada cidadão que, a partir daquele dia podia contar com um som de qualidade e teria desde então um veículo mais ágio e com uma grade de programação que ofereceria desde a música sertaneja até a notícia comentada em todo o Brasil.

Ainda era pouco para o pensamento do seu idealizador o então deputado federal Paulo Lustosa que desejava ampliar a potência e transformar essa pequena ave numa gigantesca águia dos céus teletransportando seu som o mais longe possível.

Com o passar dos anos a FM Canoa sofreu várias modificações. Novos proprietários, novos administradores, novos profissionais foram surgindo e ganhando vida através dos tempos. A magia do rádio sempre foi uma constante e nunca a FM Canoa foi abandonada por seus milhares e milhares de seguidores.

Expectadores de várias partes da Região se comunicavam com este que já era o fenômeno da comunicação no interior do Ceará. Sua potência mudou e a frequência diminuiu, podendo ser captado seu som em muito mais cidades e se tornando o gigante da comunicação no Vale. Após vários anos e, já operando na frequência 96,9MHZ a Canoa FM foi adotada por um novo grupo empresarial.

Em 2002, com o olhar de empreendedor que possui, o empresário Expedito Ferreira agregou a Canoa FM ao internacionalmente conhecido Grupo COMPESCAL. Expedito, então, tomando gosto pela comunicação radiofônica e entendendo que o Rádio ainda é o mais eficiente meio de informação investiu pesado e formulou uma grade de profissionais e programas que identificam o povo de Aracati e mais de 15 municípios, incluindo o Rio Grande do Norte.

A tecnologia foi avançando e a Emissora ganhando força. Hoje, aos 23 anos de notícias, música e entretenimento “a maior audiência do Vale” continua sendo parceira do cidadão. “a rádio da família” faz jus ao nosso litoral e mostra a todo instante que “diversão é a nossa praia”. Presente nos mais importantes acontecimentos da Cidade e do Estado a Canoa FM se consolidou como uma rádio versátil, de profissionais qualificados, programação ao gosto do ouvinte, companheira de todas as classes sociais e acima de tudo firma-se perante a população como “a onda do sucesso”.

Dividimos o bolo - da audiência – de 23 anos com todos os profissionais que por aqui passaram e, principalmente com os aqui se encontram.
Operadores de transmissor, sonoplastas, produtores, redatores, gerente, recepcionista, auxiliar, locutores, presidência. A todos, nossos parabéns por investir e acreditar na nossa potência e que outras décadas venham trazendo consigo as mudanças e as barreiras para que continuemos tocando esse barco chamado Canoa. Canoa FM – 96,9 MHZ – dá gosto ouvir!

Por Cristiano Campos
Canoa FM

* EU: "PARABÉNS a todos que fazem esta conceituada RÁDIO do Vale Jaguaribano. Realmente é a "ONDA DO SUCESSO", Parabéns a todos em todos os setores".

LG

domingo, 5 de setembro de 2010

EXTREMAMENTE BELO - Icapuí CE!!!

No Ceará, o sol nasce primeiro em Icapuí, revelando um destino onde a vida aflora à beira-mar, território de jangadeiros e crianças que aprendem o ofício dos pais e o amor às águas.

Ao pé da letra, Icapuí quer dizer canoa veloz. Faz sentido. Até hoje, as pequenas embarcações dominam e enfeitam aquele pedaço do extremo leste cearense. Mas, o destino aprendeu com a natureza que a pressa é inimiga da perfeição e aos poucos abre caminhos para o turismo, oferecendo belezas a cada correr de olhos na paisagem em volta e novas artes para esculpir a vida

A história registra a passagem de tropeiros por lá e remonta ao descobrimento. O espanhol Vicente Pinzón teria aportado no lugar meses antes da chegada de Cabral a Porto Seguro. Icapuí, então, seria o berço brasileiro. Aliás, esplêndido de cenários paradisíacos. Mas, os acontecimentos foram contados de outra forma e o lugar manteve-se intangível a forasteiros. Só nativos puderam desfrutá-lo por longo tempo. A natureza agradeceu aos privilegiados, se mostrando em toda a sua plenitude.

Hoje, tempos modernos, viagens em alta, Icapuí se mostra, é óbvio. Porém, sem mudar sua essência. Uma nova gente começa a chegar aos poucos, atraída por suas cores e sabores que ganharam fama. Também pelas tradições, lendas e crenças de seus pescadores artesanais de lagosta. Eles partem cedo para o alto-mar, no período certo, em busca do crustáceo, que mais tarde proporciona sustento e vida digna e é apresentado com sabor inigualável nas mesas simples ou requintadas do destino e de muito além dali.

A Terra da Lagosta vai se tornando morada de muitos e refúgio de paz em dias longos à beira-mar, porque o sol no Ceará nasce primeiro ali, um presente a mais dentre os muitos para desfrute de quem desvenda Icapuí. Famílias e casais apaixonados são maioria entre os desbravadores e revelam a alegria de descobertas em passeios intercalados por largos sorrisos, olhos atentos à criação divina ao redor.

Exagero? Melhor dizer bem-viver pleno em harmonia com o cenário natural, que se mostra em 64 quilômetros de praias, muitas delas quase intocadas, dunas, mangue, barra de rio e majestosas falésias que reluzem ao sol ou refletem o oceano bordado da prata do luar. Impossível não vir à mente aquela vontade de saltar da canoa veloz a cada passeio e mergulhar fundo em Icapuí, alcançando a terra abençoada que os nativos exaltam, onde nasce em cada canto um novo encanto de conviver sem pressa de partir.

Jornal Diário do Nordeste

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MIRANTE DAS GAMBOAS - Aracati CE

MIRANTE DAS GAMBOAS: Turismo curtido por completo.
O Mirante das Gamboas dispõe da melhor infraestrutura para descanso, lazer e entretenimento na rota do litoral Leste cearense e tem sua área interna repleta de belos jardins e lagos. (Foto: EDGONY BEZERRA)

A temporada de férias em Aracati se torna ainda mais agradável com a escolha de um local perfeito para hospedagem. Se a opção for conforto aliado a atividades de lazer e entretenimento, todos os caminhos conduzem ao Complexo Turístico Mirante das Gamboas. Localizado próximo ao casario histórico da cidade, o empreendimento oferece estrutura completa para temporadas de muito prazer.

O Hotel Mirante das Gamboas possui 32 apartamentos do tipo confort e 19 chalés nas categorias luxo, luxo com hidromassagem, luxo superior e luxo superior com hidromassagem. Todas as unidades, ligadas por caminhos ladeados por jardins sempre floridos e bem cuidados, são dotadas de varanda, sala, banheiro social, quarto, TV por assinatura, ar condicionado, frigobar, telefone e chuveiro elétrico. O diferencial refere-se ao conforto e maior comodidade para os hóspedes.

No espaço do complexo, o Restaurante Mirante das Gamboas tem capacidade para atender grandes públicos e prima pela qualidade no cardápio e serviços oferecidos. Uma equipe de colaboradores está focada na meta de alcançar a plena satisfação da clientela. O esforço rendeu ao restaurante, seguidamente, a conquista do Selo Sebrae de Qualidade em Serviços.

Além do hotel e restaurante, o visitante desfruta de infraestrutura composta, ainda, por ampla área para shows, parque aquático, bar molhado, pesque-pague de água salgada, salão de jogos, área para a prática de esportes, incluindo pista de cooper; lanchonete e conveniência. Toda a equipe de trabalho do complexo é constantemente capacitada através de cursos e treinamentos.

MAIS INFORMAÇÕES:
Mirante das Gamboas

Estrada do Cumbe, Km 0, Aracati-CE
Fones: (85) 3253.2929 / (88) 3446.2556
www.mirantedasgamboas.com.br

Compilado do Jornal Diário do Nordeste

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PONTE "JK" - Aracati CE

A Ponte JK, sobre o rio Jaguaribe, no município de Aracati (Litoral Leste), está com tráfego em apenas meia pista, por conta das obras de construção da miniponte, que terá 466,00 metros de extensão e 4,50 metros de largura, exclusiva para tráfego de ciclistas, pedestres e carroças.

A Ponte "Nova" em fase de termino está liberada apenas para tráfego de ciclistas, pedetres e carroças, já a ponte "velha" em reforma a qual está com o tráfego de meia pista, está liberada apenas para motos, carro,caminhões e ônibus.

Causando assim para uns transtornos na demora 10 á 30 minutos de espera em filas de carros, ônibus etc.

Para chegar ao seu destino desejado seja ele trabalho, faculdade, escola e até mesmo viagem.

Essa obra faz parte da duplicação da ponte, que estava paralisada há 8 anos e agora está sendo retomada pela gestão do superintendente Guedes Ceará/DNIT.

Fonte: Blog Aracati aqui e agora

sábado, 17 de julho de 2010

I FESTIVAL DO CAMARÃO!

Aracati. Quem já foi à praia de Quixaba, Distrito de Aracati, e pediu um "arrozinho de camarão", soube que estava saboreando uma das iguarias dessa comunidade praiana, tradicional na pesca do camarão, que gera a renda de famílias de pescadores e atrai turistas de vários cantos do mundo curiosos para conhecer a boa comida praiana.

Nesse contexto, nasce o I Festival do Camarão, que acontece nos dias 23 e 24 próximos. Concurso gastronômico, distribuição de brindes, mostra de artesanato, apresentações artísticas e de bandas musicais estão na programação do Festival.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora será uma das atrações do festival em Quixaba.

A Praia da Quixaba é famosa por suas falésias brancas e outras belezas naturais que compõem o cenário praiano. A comunidade depende basicamente da renda da pesca do camarão, que há décadas tem, nos pequenos barcos e na praia, o seu ponto de desembarque de um dos maiores tesouros de quem associa pesca à culinária e ao turismo.

Programação
No primeiro dia do Festival,
haverá distribuição de brindes pela manhã. Às 14 horas tem som eletrônico na praça e, ao fim da tarde, a banda Moleque Atrevido faz a festa. A noite, durante a solenidade de abertura do Festival, serão exibidos os espetáculos Dança do Jangadeiro, pelo grupo de dança de Quixaba; o "Cotidiano do Pescador", representado pelo grupo Teatro da Praia, e, às 22h, haverá concurso gastronômico com pratos elaborados com camarão. Finalizando o dia, o monólogo teatral "Esperando Godot", seguido de entrega de incentivos aos artistas grafiteiros, que pintam em murais. A banda Luma embala o resto da noite de sábado.

No domingo, os participantes poderão conferir à feira de artesanatos, na Praça da Quixaba e o mural de pintura com os artistas locais. À noite haverá exposição de esculturas. A banda Semear, com Viviane Silva e Aureliano, vai animar a noite, que ainda terá concurso da Miss e do Mister do Festival. Na mesma noite haverá apresentação da Batucada, com jovens do projeto social liderado pelo artista-educador Erivando, de Canoa Quebrada.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora seguem na animação. Para encerrar o I Festival do Camarão, a atração é a banda Dona Zefa.

O I Festival do Camarão de Aracati é realizado pela comunidade da Praia de Quixaba, com apoio da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

MAIS INFORMAÇÕES:I Festival de Camarão do Aracati
Dias 23 e 24 de julho de 2010
(85) 9626.8665 - Jacqueline Gomes.

Compilado do Jornal Diário do Nordeste

AEROPORTO DE ARACATI!

"Canoa Quebrada já está traçando planos para a alta estação de fim de ano. As projeções positivas avançaram com a expectativa de as obras do Aeroporto de Aracati terminarem neste semestre - a pista, aliás, já está pronta. Municípios como Fortim e Icapuí também embarcaram no otimismo."

Da Coluna Comunicado no DN

sexta-feira, 16 de julho de 2010

RESIDÊNCIA OCEANUS

* RESIDÊNCIA OCEANUS: Descanso ao som do mar em Canoa.
Preferida dos turistas que visitam o litoral Leste cearense para férias e dias de folga prolongada, a praia de Canoa Quebrada encanta pelas belezas naturais e pela agitação na Broadway, a rua principal da vila. O destino mágico é pura alegria e agitação, com espaços generosos para descanso e contemplação da natureza.

O quesito hospedagem é um dos destaques na praia, que oferece uma variedade de acomodações para os visitantes.

No cenário florido da Residência Oceanus, os hóspedes ganham mais energia para curtir os agitos de Canoa Quebrada

O turista escolhe ambientes requintados ou mais simples e aconchegantes. Uma das opções no lugar é a Pousada Residência Oceanus, que conta com estrutura moderna e diferentes tipos de acomodação, com café da manhã incluso na diária, servido defronte ao mar.

A proposta é de oferecer pleno conforto para que o hóspede sinta a pousada como uma extensão de sua residência. Um diferencial é a localização totalmente à beira mar. Assim, o visitante desfruta de uma vista paradisíaca em um ambiente tranquilo e acolhedor.

O empreendimento está celebrando o terceiro aniversário de inauguração e oferece instalações com piscina, estacionamento privativo, serviço de vigilância e apartamentos com vista panorâmica para o mar de Canoa Quebrada.

As unidades dispõem de TV parabólica, frigobar, chuveiro quente, ar condicionado ou ventilador, cama de casal e varanda com rede. São 12 apartamentos, sendo oito para duas pessoas e quatro para famílias ou grupos.

dimMais opções
Na pousada,
os hóspedes podem contar com serviços de traslado e, ainda, de bugueiros, que realizam passeios pelo litoral de Canoa. Mas, há outros roteiros de diversão na praia para os quais a pousada presta as orientações necessárias. O passeio de parapente é um dos preferidos. A pousada aceita cartões de crédito/débito para o pagamento de despesas.

MAIS INFORMAÇÕES:Pousada Residência Oceanus
Praia de Canoa Quebrada
Aracati - Ceará
Telefones: (88) 3421.7104 e/ou (88) 9918.1882
www.canoaquebrada-oceanus.com

Compilado do Caderno de Turismo no Diário do Nordeste.

terça-feira, 13 de julho de 2010

BIBLIOTECA MONSENHOR BRUNO

Nesta quarta feira (14) o Governo Municipal de Aracati entregará a municipalidade por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente a Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno.

- Foto: Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno de Aracati, Ceará.

O equipamento funcionará na antiga Casa da Fábrica Unitéxtil, prédio comprado com recursos do municipio e a obra construída numa parceria Governo Municipal e Governo do Estado através das Secretarias das Cidades, e Cultura.

A Biblioteca Municipal contar com amplo espaço no andar térreo e primeiro piso todos restaurados com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Além de um espaço reservado á leitura infantil a Biblioteca Municipal contará com um bem cuidado jardim, que dará o ar de natural ao ambiente paisagístico de entrada do prédio.

A solenidade de inauguração da Biblioteca Municipal ocorrerá nesta quarta feira (14), ás 19h, com as presenças do Secretário Estadual de Cultura, professor Auto Filho e do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira e contará com uma vasta programação contemplando as mais diversas culturas locais e se estenderá na quinta feira (15) seguindo o mesmo padrão cultural da inauguração.

Programação de Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno

14 de julho (Quarta-feira)

19h- Recepção dos convidados para Inauguração- Banda Municipal Jaques Klain;

19:30h- Programação e Cerimonial de Inauguração
• Acolhida e situcionalização;
• Execução Artística dos Hinos do Aracati, do Ceará e Hino Nacional Brasileiro (Banda Semear e Instituto Rumbora de Arte e Cultura de Aracati);
• Apresentação de Repentistas (Rogaciano Lopes e J. Gomes);
• Histórico e apresentação da Biblioteca;
• Falas das Autoridades, nesta ordem:
1. Secretária de Educação- Ana Maria Albuquerque Menezes;
2. Representante das Bibliotecas (Estado);
3. Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente - José Damasceno;
4. Secretário de Cultura do Estado - Professor Auto Filho;
5. Prefeito Municipal- Expedito Ferreira (inaugurando oficialmente)
• Desatamento da fita inaugurativa (portão principal), descerramento da placa, reconhecimento do espaço e coquetel para convidados no pavimento superior;
• No espaço externo, Forró Pé de Serra com a Banda SEMEAR.

15 de Julho (Quinta-feira)

9h às 10h- Café com leitura - No pavimento superior haverá um Café da Manhã para convidados com a presença de escritores aracatienses (Antero Pereira, Dideus Sales, Socorro Matos e Rosângela Ponciano). Na ocasião terá uma conversa cultural (mesa redonda) onde os escritores falarão de suas obras, como também haverá apresentação da música de Netinho Ponciano (violão clássico) e declamações de poesias.

14h às 16h- Maratona de Contação de Histórias e atividades lúdicas de leitura para crianças- Atividade desenvolvida pelo Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens. Haverá também a presença da educadora e escritora infantil aracatiense Sásquia que facilitará uma conversa cultural com as crianças.

19h às 21h- Cine Literário- No Jardim externo terá a exibição do Longa metragem “A Hora da Estrela”- Atividade do Cine Clube Audecílio Garcia tendo como público alvo o Clube de Leitura dos professores de Aracati (PAIC). Ao final da exibição, terá uma conversa literária com a educadora Maria Lucas.

Fonte: SECULT Municipal.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

BARRAGEM DE SANTANA - AÇÚDE CASTANHÃO

BARRAGEM DE SANTANA está localizada em torno do AÇÚDE CASTANHÃO e é boa para banho e para a pescaria. É uma das opções mais procuradas durante as FÉRIAS EM JAGUARIBE.

Jaguaribe.
Este mês ocorrem as férias estudantis, tanto para colegiais como universitários, mas também é quando os filhos têm mais tempo para passeios e lazer que os pais se dispõem a juntar toda a família para desbravar pontos turísticos, alguns badalados e outros nem tanto.

Chitão do Corujão, exposição de fotografias e de pintura mediúnica entre as diferentes atrações para julho.

Na busca do "novo", vale visitar o que é "velho" para o outro, então quem não é de JAGUARIBE pode conhecer a refrescante BARRAGEM DE SANTANA. O local, em torno do AÇÚDE CASTANHÃO, é bom para banho e para a pescaria. Em busca de lazer, a juventude é atraída para os mais diversos pontos que dão para o RIO JAGUARIBE.

Nas férias de julho, os balneários passam a ser mais frequentados. Em LIMOEIRO DO NORTE há quem prefira pular dos morros de pedra para as águas do RIO JAGUARIBE. Banho de cascata, mergulho, nado e ainda uma pescaria fácil é o que se pode encontrar na BARRAGEM DE SANTANA, no município de JAGUARIBE, que dá nome à região que cerca o maior rio do Ceará. O local é visitado todos os meses do ano por jaguaribanos e gente de fora que só "ouviu falar".

Um ponto nas proximidades da barragem é curioso: muita água e muitas árvores secas ou com pouca folhagem, caídas. É o popular "cemitério das árvores", mais evidente após a cheia do AÇÚDE CASTANHÃO, que aumentou a área inundada. O ponto peculiar é visitado pelos nadadores mais ousados, que chegam até bem perto das árvores, cercada por verdes plantas trepadeiras e muitos pombos que lá pousam religiosamente todas as manhãs e fins de tarde.

Mas quem procura mais do que águas para um banho refrescante na natureza, pode encontrar no VALE JAGUARIBE outras dicas para incrementar o roteiro de férias. Acontece, até hoje, o V Festival de Quadrilhas, na Praça de Eventos no Centro da cidade. Quadrilhas juninas de municípios vizinhos também se apresentam. O tempero é nas barracas de comidas típicas na quermesse e com forró a noite toda. E forró é o que não vai faltar no Interior. Uma das festas mais aguardadas nas férias no VALE DO JAGUARIBE, no próximo dia 10 de julho, acontece em Limoeiro do Norte: o tradicional Chitão do Corujão.

A festa acontecerá no Bezerra Show, com Wesley Safadão e Garota Safada, Gleydson Gavião e Gaviões do Forró e a Banda Forro A2. O chitão é realizado pelo Bloco Corujão, liderado pelos brincantes Gleudes Sucupira e Lincoln Costa.

Museu
Quem quer conferir roteiros culturais na região deve visitar o Museu Jaguaribano, em ARACATI.
O local, um casarão antigo, reformado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) guarda boa parte da memória social, econômica, cultural e religiosa do Ceará, que teve em ARACATI o seu primeiro grande centro econômico.

O Instituto Museu Jaguaribano já realiza a tradicional exposição de fotografias e documentos raros durante todo o mês de julho. O salão de eventos do museu abriga três exposições distintas: a XXVI Exposição de Fotografias de Aracati Antigo (com destaque para o patrimônio arquitetônico), a XXV Exposição de Jornais Antigos de ARACATI e outras regiões, e a XXII Exposição de Livros raros, papéis e documentos antigos.
A curadoria do salão é de José Correia, também diretor do museu, com assessoria do artista plástico Hélio Santos.

Ainda em ARACATI, acontece mais uma visita do pintor mediúnico Florêncio Anton. De acordo com a crença espírita, trabalham por meio de suas mãos pintores famosos. A demonstração acontece no Grupo de Estudos Espíritas Os Mensageiros, no próximo dia 10, a partir das 19 horas.
Melquíades Júnior
Colaborador

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo de Estudos dos Espíritas Mensageiros - R. Armando Praça, 995
Sede do Museu Jaguaribano
Rua Cel. Alexanzito, 740

SERTÃO CENTRAL
Esportes radicais na natureza.

QUIXADÁ.

Aventureiros mais experientes não perdem a oportunidade de escalar a Pedra Faladeira e apreciar a bela paisagem interiorana, com o cenário da Galinha Choca, em Quixadá

Despertar com o cocoricó do galo, sentir o cheiro da mata saboreando um gostoso café da manhã com leite quentinho e uma tapioca amanteigada não está em nenhum pacote de programa de viagem. Aproveitar essas e outras peculiaridades tipicamente nordestinas, somente botando o pé na estrada, sertão adentro, no rumo da "Terra dos Monólitos".

Todavia, aproveitar essas oportunidades, agora, nas férias, não é para qualquer um. É para quem tem disposição e espírito aventureiro, uma vez que a cidade de Quixadá oferece uma variada gama para a prática de esportes radicais. Quem promete essa diversão, e muito mais, é a Secretaria de Participação Popular Esporte e Juventude de Quixadá. Na agenda, trilha da Galinha Choca e um acampamento localizado no entorno do Lago dos Monólitos.

A estrutura ainda está em fase de montagem para receber, pelo menos, 200 visitantes. Além de desbravarem a selva sertaneja, repleta de surpresas pelo meio do caminho, "com certeza terão uma aventura inesquecível, bem diferente da monotonia à beira-mar", comentam os organizadores do Acampamento da Juventude.

O secretário Jean Silva e sua equipe estão de braços abertos para receber caravanas de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos. Além de conhecerem a exuberante beleza da região e seus misteriosos monólitos, os aventureiros poderão escalar a maioria delas ou, quem sabe, descer numa tirolesa. Basta ter fôlego e coragem. E após um dia inteiro queimando calorias, nada melhor do que um bom banho no Açude do Cedro ou no lago do Sítio Tribo do Benjamim e, depois, se reunir com a família e os amigos ao pé da fogueira.

No ano passado, 110 jovens participaram das gincanas e práticas esportivas realizadas no Acampamento da Juventude.

O sucesso foi tamanho que revolveram repetir a fórmula. Dessa vez haverá até arraial junino, na praça do Ginásio Governador Gonzaga Mota. "O acampamento estará aberto para jovens de todas as idades, dos 8 aos 80, mas os menores deverão portar o passaporte especial para a aventura, a autorização dos pais", acrescenta Jean Silva.

Quanto aos grupos de outras cidades, deverão agendar as visitas com a equipe da Secretaria de Esporte e Juventude. No entanto, quem preferir repouso, tem como opção a Pousada São José, na Serra do Estevão, ao lado da pacata comunidade de Dom Maurício, com passeios a cavalo ou de charrete durante o dia, e apreciar o luar sertanejo no cair da noite.

Além de boas hospedarias, há também o hotel do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, para os mais religiosos, incluem-se os católicos.

Do platô do parque sagrado é possível avistar a planície sertaneja e um dos maiores sítios monolíticos do mundo e, vez por outra, asas-delta e parapentes colorindo o céu. E, diga-se de passagem, os amantes de esportes radicais optam pelos campeonatos de parapentes em Quixadá, pelo visual deslumbrante.

O banho no Rio Banabuiú, ou o desafio de caiaque nas águas que rolam para o mar, naquele Município, e o passeio pelo Centro histórico de Quixeramobim, conhecendo a Casa de Antonio Conselheiro, a Igreja Matriz, a antiga cadeia - hoje Câmara de Vereadores da cidade - tombada como patrimônio histórico nacional, são outras dentre tantas atrações do Vale Monumental. Tanto para um lado como para o outro são pouco mais de 40km de Quixadá. As rodovias estão boas e a hospitalidade, melhor ainda.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Esporte de Quixadá - (88) 3414.6856
Prefeitura de Banabuiú - (88)3426.1196 Quixeramobim - (88) 3441.1326

Alex Pimentel
Colaborador
Extraido do Diário do Nordeste.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

IGREJA DO ROSÁRIO - Aracati CE

* Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rua Cel Pompeu).

- A Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Foto), em Aracati lançou uma mega campanha visando restaurar por completo os templos religiosos da Igreja Católica.

- As seculares edificações de estilos diferentes terão a sua parte física renovada de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

- Atualmente a igreja do Rosário dos Pretos está em fase de conclusão, logo após, será a vez da Igreja Matriz e assim as demais igrejas da sede do Aracati serão restauradas.

- O trabalho é acompanhado pelo arquiteto da Prefeitura Municipal, Ramiro e, sob a supervisão do padre Oleriano e da professora Socorro Prado.

- Uma conta poupança na Caixa Econômica em nome da Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi aberta para as ajudas – AG: 0743 – OP: 013 C/P: 15.777-7.

- O Banco do Brasil e a própria Caixa Econômica farão campanha interna em suas agências para arrecadarem doações.

- Um arrastão estará acontecendo em vários bairros recebendo doações da população.

- Uma equipe de voluntários devidamente identificáveis estarão fazendo as visitas.

Fonte: Comissão de Obras.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

NOVA BIBLIOTECA REGIONAL DE ARACATI

Antiga Casa da Fábrica Unitéxtil - Nova Biblioteca Regional de Aracati.

Brevemente a cidade de Aracati vai ganhar uma fonte de pesquisa com a inauguração da biblioteca regional. A biblioteca terá um acervo de trinta mil volumes.

O prefeito Expedito Ferreira já assinou convenio com a Secretaria de Cultura do Estado para receber os livros.

É livro prá você tomar um porre de leitura. Quem toma um porre de leitura, com certeza terá uma ressaca de cultura.

E o bom é que é pensamento do Estado e da Prefeitura que a biblioteca funcione nos três expedientes.

Assim, quem trabalha pela manhã e a tarde, terá o período noturno para freqüentar a biblioteca.

O equipamento deve ser inaugurado no dia 14 de julho, com uma vasta progração cultural.

* Fonte: Canoa FM

- Eu: "Vamos prestigiar este grande evento em prol da Cultura e concretizar na íntegra, esta inteligente frase, citada no teor da matéria acima".

"É livro prá você tomar um porre de leitura. Quem toma um porre de leitura, com certeza terá uma ressaca de cultura."

LG

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ILUMINAÇÃO PAISAGÍSTICA EM ARACATI

* MAJORLÂNDIA: Aracati Ceará Brazil- MODELO DE ILUMINAÇÃO(SETUR-CE).

- Os turistas que visitarem, a partir deste mês, as praias cearenses de Paracuru, MAJORLÂNDIA (Aracati), Cumbuco (Caucaia), Iguape (Caucaia), Fleixeiras e Mundaú (Trairi) vão encontrá-las com iluminação paisagística.

A primeira a receber postes e lâmpadas com design regional é PARACURÚ, que fica no Litoral Oeste do Estado. A inauguração será hoje, 9.

A ideia foi da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) que optou um design diferenciado dos postes e lâmpadas lembrando as jangadas que simbolizam o povo cearense.

Na quinta-feira, 10, será inaugurada a iluminação paisagística do CUMBUCO, em AQUIRAZ: na sexta-feira, 11, de MAJORLÂNDIA, em ARACATI e no sábado, 12, do IGUAPE, em AQUIRAZ.

Em MAJORLÂNDIA estarão o Secretário de Turismo do Estado BISMARCK MAIA e o Prefeito de ARACATI EXPEDITO FERREIRA.

Após o evento que terá inicio ás 19h00min, no Calçadão daquela praia, haverá show com uma das bandas de pop rock, que foi destaque no quadro Bandas de Garagem no Programa do Faustão na Globo.

Com infomações da SETUR/Aracati

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PRAZERES de Aracati CE

Reprodução de Aquarela de Reis de Carvalho, de 1859, da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em ARACATI, Ceará.

(Foto: Divulgação/Francisco Sousa): De hoje até domingo ocorre a 8ª Semana Nacional de Museus. No Ceará, 29 instituições modificam suas programações em prol de uma maior visibilidade

Antropológicos, arqueológicos, científicos, etnográficos ou mesmo sacros. Não importa o objeto de estudo e exposição. O importante é que grande parte dos museus estarão em plena atividade de hoje até domingo, na 8ª Semana Nacional de Museus. No Ceará, 29 instituições de 17 cidades se mobilizam buscando maior integração entre elas, além da melhoria de sua relação com a sociedade.

Palestras, exposições, exibição de filmes e visitas guiadas procuram públicos diversificados para um cenário incomum. A organização nacional é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que não escolheu o período por acaso. Em 18 de maio é celebrado o dia internacional destes espaços tão essenciais para a preservação da memória de um povo. Uma temática selecionada pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) guia a programação, mas a ousadia de artistas e museólogos levam os visitantes além.

Museus para a harmonia social é o tema deste ano, que segundo Cristina Holanda, diretora do Sistema Estadual de Museus, busca mostrar o quanto essas instituições estão ``antenadas`` com as discussões contemporâneas. ``A nossa fonte de pesquisa não é congelada como muitos pensam. Não somos espaços parados, nos atualizamos``, afirma. Cristina é a maior responsável por defender essa visão ao coordenar os museus locais nesta movimentada semana, que, segundo ela, reflete a diversidade cultural do povo cearense.

Fortaleza será o palco principal. Doze museus da cidade destinarão suas atividades para a oitava semana. No entanto, foi a região metropolitana e o interior que contribuíram para fazer desta a maior edição do evento no Estado. Do Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, ao Museu Regional dos Inhamuns, em Tauá, 17 instituições além da capital modificarão temporariamente sua rotina em favor de uma maior visibilidade.

Visibilidade essa que já é vista com bons olhos por Cristina Holanda. Ela considera positivo o número atual de visitas aos museus no Ceará, apesar de saber que poderia ser bem melhor. Em Fortaleza, o Museu do Ceará, por exemplo, que também é dirigido por Cristina, recebe cerca de três mil pessoas por mês. Os picos acontecem exatamente em maio, mas o objetivo é que esse público se mantenha fiel mesmo sem uma programação especial.

A diretora acredita que é preciso investir em multiplicadores dessa cultura mais apreciativa. ``Os professores, por exemplo, podem realizar oficinas, perceber o museu como recurso didático, entrando nessa sintonia da semana``. Ela elogia as atuais ações do Governo Federal e suas políticas voltadas para a área, principalmente com a criação do Ibram, em 2008, que passou a ser desvinculado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dentre as diversas funções do Ibram, está o fomento de políticas de aquisição e preservação dos acervos. Entretanto, os museus ainda são bastante dependentes de editais que tragam incentivos privados para o seu sustento. Segundo Cristina, eles têm crescido, mas ainda não são suficientes. ``A estrutura de um museu é muito cara``, declara. Uma das poucas museólogas em atuação no Estado, Gracielle Siqueira, acredita que a boa vontade de poucos ainda faz a diferença no Ceará.

Formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Gracielle acha que faltam verdadeiros profissionais da área em atuação no Ceará, mas faz questão de destacar o trabalho árduo desempenhado pelo que denomina ``profissionais dos museus``. No entanto, segundo ela, a Semana Nacional pode contribuir para uma mudança positiva na área. ``Acredito que esse movimento é de fundamental importância para uma maior integração, para que, primeiramente, possamos nos conhecer melhor``.

Darlano Dídimo
especial para O POVO

Compilado do Jornal O POVO

sexta-feira, 30 de abril de 2010

REPRESENTANTE ARACATIENSE NO "FISICULTURISMO"

* O "FISICULTURISMO" vai a cada dia ganhando adeptos em meio ao público feminino e neste esporte, ARACATI já é destaque a nível Estaduel. - A atleta TEREZA CARVALHO (Foto), 22 anos, da Praia de Majorlândia em ARACATI aderiu ao esporte há pouco mais de dois anos e em 2009 incentivada por seu treinador, Marcos Valtero, da Academia Nordestar Bodybuilding resolveu participar de algumas competições e devido a seu desempenho acabou conquistando o Titulo de Campeã Overall (melhor de todas) do Campeonato Cearense; O titulo Miss Músculos Ceará e Miss Olímpica Maracanaú- Determinada, TEREZA CARVALHO (Foto) agora sonha com... pódios mais altos, para tanto, no próximo sábado, dia 01 de maio estará participando do Campeonato Norte/Nordeste de Fisiculturismo, que acontecerá em Aracaju – Sergipe. Ainda no mês de maio a atleta irá participar do Campeonato Brasileiro da Modalidade em São Paulo.

- Como incentivo á carreira da atleta aracatiense do fisiculturismo, Tereza Carvalho conta com o patrocínio do Banco do Nordeste.


*** FISICULTURISMO FEMENINO ***

- FISICULTURISMO, (bodybuilding em inglês) é o esporte que tem como objetivo aumentar a massa muscular ao máximo e indeterminadamente.

O fisiculturismo feminino começou nos anos setenta quando as mulheres começaram a tomar parte nas competições.

Competições destinadas à musculação feminina remontam a pelo menos os anos sessenta, com competições como o Miss Physique e Miss Americana. Porém, estas competições primordiais de fisiculturismo feminino realmente não eram muito mais que competições de biquíni. O primeiro U.S. Women's National Physique Championship foi assegurado em Cantão, Ohio, 1978, e é geralmente considerado como o primeiro verdadeiro campeonato de fisiculturismo feminino - quer dizer, a primeira competição onde os concorrentes foram julgados somente em muscularidade.

Mais competições começaram a aparecer em 1979.

Alguns destas eram as seguintes:

O segundo U.S. Women's National Physique Championship, ganho por Kay Baxter, com Marilyn Schriner em segundo e Cammie Lusko em terceiro.

O primeiro IFBB Women's World Body Building Championship, de 16 de julho, ganho por Lisa Lyon, com Claudia Wilbourn em segundo.

The Best In The World contest, feito em Warminster, PA em Agosto, com US$ 5,000 como prêmios, e com US$ 2,500 apenas para o primeiro lugar. Patsy Chapman foi a vencedora, seguida por April Nicotra, Stacey Bentley, Bette Brown, e Carla Dunlap.

Porém, estas competições geralmente foram asseguradas por promotores que agem independentemente; ao esporte ainda faltou um corpo administrativo.
Isso mudaria em 1980.

BRASIL

O Brasil
ainda tem poucas fisiculturistas, entretanto as grandes cidades e regiões metropolitana possuem um maior contração de atletas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

LEGADO NO CEARÁ

LEGADO NO CEARÁ: Passeio pela ARQUITETURA PORTUGUESA

Hoje completam 510 anos da chegada dos portugueses em solo nacional. O POVO aponta edificações e traços portugueses existentes no Ceará. Entre os destaques, o prédio da 10ª Região MIlitar e construções em ARACATI.

O olhar que lança sobre o mundo permite ao arquiteto Brennand de Souza ver pequenos detalhes do paisagismo e da arquitetura sempre que vai ao Centro de Fortaleza. Ele observa, com cuidado, os prédios antigos - levando-se em conta a idade da Capital, com 284 anos. ``Fortaleza é uma cidade recente, nasceu enquanto o restante do País já estava em desenvolvimento``, evidencia. Ele não consegue vislumbrar um número muito expressivo de edifícios históricos com influência portuguesa na arquitetura. Ainda assim, aponta algumas heranças lusitanas presentes na cidade.

No dia em que a chegada dos portugueses ao País completa 510 anos, O POVO pediu a orientação de professores e pesquisadores para saber o que o Estado conserva de influências arquitetônicas portuguesas. Segundo Brennand, em Fortaleza vingou algumas pequenas edificações em termos de estilo. Elas foram arruinadas pelo tempo e pela falta de preservação. ``Prédios maiores onde hoje funcionam algumas instituições públicas como a Secretaria da Fazenda (avenida Alberto Nepomuceno) e a Caixa Econômica Federal (rua Guilherme Rocha) têm preponderâncias de Portugal``. O país português, como a maior parte do mundo ocidental, seguia os padrões de arquitetura ditados pela França, mas precisamente, Paris. O legado parisiense chegou a Fortaleza por tabela, passando pelo entremeio dos colonizadores.

``O Forte de Nossa Senhora da Assunção, que abriga a 10ª. Região Militar (foto) foi uma das poucas construções na cidade que representa bem esse legado``, aponta o historiador Francisco Pinheiro, vice-governador do Ceará. Inicialmente, a fortaleza foi construída por holandeses (Forte Schoonenborch), mas acabou derrubado e, em seu lugar, os lusitanos ergueram outro equipamento feito pelo projeto do engenheiro Silva Paulet, o mesmo que realizou o traçado das ruas em forma de xadrez do Centro. ``O forte nunca foi usado como proteção, até porque, na época da construção, a cidade não sofria mais tanta ameaça de invasão. Era apenas uma maneira de demarcar o espaço português na cidade``, pontua.

Preservação
São várias as razões para que Fortaleza não mantenha preservados os traçados europeus dos casarões históricos. A falta de uso é o principal motivo. ``As edificações só são mantidas se estiverem sendo usadas ou com a ajuda de alguma lei que as proteja``, aposta o doutor em História da Arte pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Albio Sales. Professor da Uece, Sales indica que o maior registro português na cidade é o traçado do Centro, o mesmo existente em Lisboa. ``O traçado português é bastante universal, mas a influência daqui é da corte``.

A capital cearense não foi uma cidade rica. ``ARACATI teve muito mais opulência financeira. Ela (Fortaleza) só vai crescer mais tarde, com o Porto do Mucuripe``, atesta o doutor em sociologia pela UFC, Rosendo Amorim, professor da Unifor.

E-Mais

>A Praça Portugal foi criada em 1947, mas foi inaugurada definitivamente em 1968. Hoje, a praça faz parte do circuito independente da cidade e reúne jovens que gostam da cena pop/rock, interessados nos animes, mangás e RPGs.

> Fortaleza é uma cidade jovem, aos 284 anos. São Vicente, em São Paulo, a primeira reconhecida como vila no País, já completa 478 anos.

> No fim do século XVIII, Aracati se transformara na praça de negócios mais desenvolvida do Ceará, junto às vilas de SÃO BERNARDO DAS RUSSAS e ICÓ.

>Professor Rosendo Amorim aponta, em ARACATI, preservações edificadas no século XVIII e residências que ainda guardam, na fachada, a herança da colonização portuguesa.

> As primeiras igrejas no Ceará foram feitas com plantas de Portugal. Desde a matriz da Igreja do Rosário (Centro), Parangaba, da cidade de Baturité, de ARACATI e até de Viçosa. ``Foram todas igrejas coloniais, com afrescos preservados em algumas delas``, diz o padre Edilberto Cavalcante, professor
da Uece e da Faculdade Católica Cearense.

Angélica Feitosa
angelica@opovo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Compilado do Jornal O POVO

IGREJA DA MATRIZ - Aracati, Ceará

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Aracati, de planta portuguesa, começou a ser construída em início do século XVIII, sobre os restos da antiga capela, e foi finalizada na segunda metade do século XIX.

Do Jornal O POVO

domingo, 28 de março de 2010

ARACATI 1960

Dom, 28 de Março de 2010 12:08
ARACATI seu passado fotografado

ARACATI SUBMERSA EM 1960

Iniciamos essa mostra com uma fotografia do ano 1960, para ser mais preciso 28 de março de 1960, exatamente há 50 anos quando o municipio de Aracati sofreu uma grande cheia, causada pelo rompimento da barragem do Açude Orós.

Navegando pela a internet encontrei um acervo que me emocionou muito, e com certeza irá emocionar milhares de aracatienses que como eu dedica seu suor a terra dos Bons Ventos, ARACATI.

São fotografias antigas que o IBGE guarda em seu acervo com muito zelo, como forma de preservar o passado de luta, de tantas mãos trabalhadoras deste pais.

Entendo que essa noticia fotografada vem nos dizer o quanto nossos antepassados suaram para construir a cidade onde moramos e continuamos a construir sua história.

Eu dedico esse trabalho, a todos que como eu, admiram, amam, se dedicam e até dão gotas do seu sangue para o crescimento desse torrão.

E seguida algumas maravilhosas imagens da cidade de Aracati e seu glorioso passado, espero ter ocasionado a todos vocês uma reflexão sobre a cidade que eu aprendi a AMAR, Aracati – Ceará – Brasil.

Aracati.Net

PESQUISAS