sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CARNAVAL

“Carnaval Aracati 2009: O Carnaval do Ceará é aqui!”.

Por www.diariodonordeste.com.br
30 de janeiro de 2009

Carnaval em três fases e 12 dias de folia. Aracati é só folia no período de 14 a 25 de fevereiro de 2009 com o “Carnaval Aracati 2009: O Carnaval do Ceará é aqui!”.
Historicamente, a folia no município reúne um público de 300 mil pessoas. Este ano os organizadores esperam mais e projetam atrair 400 mil pessoas. Grandes atrações do cenário artístico nacional e local vão marcar presença na cidade.

A Rua Coronel Alexanzito abrigará os tradicionais blocos carnavalescos, configurando-se ali o carnaval cultural. Na Rua Coronel Pompeu desfilarão os trios elétricos, enquanto na praia de Majorlândia, o espaço é para bandas com muito axé, frevo e samba, repertórios que mostram a brasilidade do povo aracatiense. Ao todo, será uma temporada de 12 dias de folia.

O carnaval cultural de Aracati é composto por blocos carnavalescos que desfilam pela Rua Coronel Alexanzito, dotada de relevante conjunto histórico-arquitetônico tombado pelo Iphan. Este carnaval tem como ênfase principal a participação da população local na execução do desfile, além de ter como público-alvo famílias com criança e a presença freqüente de pessoas idosas. A oportunidade é imperdível para os foliões relembrarem os tempos idos, através de marchinhas tocadas pelas tradicionais charangas, como a Banda Chico de Janes. Maracatus de Fortaleza também vão marcar presença, proporcionando mais brilho à folia, de domingo a terça-feira, a partir das 17 horas.

Quem curte carnaval com trios elétricos tem encontro marcado na Avenida Coronel Pompeu. O encontro dos trios ocorrerá já a partir da sexta-feira que antecede o período momino. Todos os dias se apresentarão cinco bandas.

O pré-Carnaval já está ´rolando´ na cidade, todos os sábados, até o dia sete de fevereiro, na Praça Dom Luís, a popular ´Praça da Coluna´, com a animação da Banda Chico de Janes.

No dia 14 de fevereiro haverá escolha da Rainha do Carnaval de Aracati, no Mirante das Gamboas. ´A partir do dia 14 são 12 dias de folia em Aracati´, assegura a titular da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Iane Sampaio Moreira Lima. Segundo ela, os foliões contarão com toda a estrutura necessária para brincar com tranqüilidade.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2009 EM ARACATI
14 de fevereiro (sábado) - Baile de Carnaval com escolha da rainha e do rei momo do Carnaval 2009, às 22 horas, no Complexo Turístico Mirante das Gamboas;

15 de fevereiro (domingo) - Lá vem o Chico -machinhas de Carnaval com a Banda Chico de Janes na Praça Marechal Deodoro, a partir das 18 horas;

16 de fevereiro (segunda) - Ensaio aberto do Louca Mania, às 20 horas, no Centro de Juventude;

18 de fevereiro (quarta) - Carnaval Infantil (escolas), com trio elétrico, às 16 horas; e Carnaval Gospel, às 20 horas (Malucos por Jesus), ambos na Avenida Coronel Pompeu;

19 de fevereiro (quinta) - Arrastão com blocos alternativos com trio elétrico, na Avenida Coronel Pompeu, a partir das 20 horas;

20 de fevereiro (sexta) - Carnaval na Rua Coronel Pompeu com trios elétricos, a partir das 21 horas;

21, 22, 23 e 24 de fevereiro (sábado a terça) - Carnaval na praia (palco e banda), a partir das 11 horas; Carnaval na Avenida Coronel Pompeu com trios elétricos e bandas, a partir das 21 horas;

22, 23 e 24 de fevereiro (domingo a terça) - Carnaval Cultural com competição e desfile dos blocos carnavalescos tradicionais de Aracati;

25 de fevereiro (quarta) - Bloco dos Loucos ao meio dia, saindo da Praça Marechal Deodoro e percorrendo as ruas de Aracati.

Fonte: Caderno TURISMO DN

LITORAL LESTE (24/1/2009)
Pré-Carnaval revive antigos bailes
A ONG Artes do Fazer resolveu trazer o balanço e a musicalidade das marchinhas do passado para o pré-Carnaval

Aracati. Não é só uma questão de saudosismo, mas de identidade cultural.
Os Carnavais de antigamente fazem falta para muita gente — que à época viveu ou só nasceu depois.
O município de Aracati, localizado no Litoral Leste do Estado do Ceará, é conhecido por seu Carnaval praiano, e pelas multidões na Rua Coronel Alexanzito, a popular Rua Grande. E o pré-Carnaval? Não se fazem mais pré-Carnavais como antigamente, pelo menos antes que hoje anoiteça. É quando grupo de jovens de Aracati lançam o movimento “Revivendo os grandes Carnavais”, que pretende se firmar como evento pré-carnavalesco “in memorian” dos antigos bailes nos clubes da cidade.

Preconceitos à parte, mas, ao contrário do Carnaval contemporâneo, rico em cores, misturas, diferentes batidas e, muitas vezes, pobreza poética, as marchinhas carnavalescas ainda encantam gentes de todas as idades. Ainda e sempre. Narram uma época de sentimentos, conquistas amorosas e boemia (se hoje a influência é baiana, aquela era carioca).

Antigamente: “O teu cabelo não nega, mulata/ Porque és mulata na cor...”. Na cidade de Aracati dos Anos 70 e 80, havia o Carnaval da elite e das classes menos abastadas nos antigos Aracati Clube e Sete Clube, respectivamente.

Felizmente, a bipolarização social até mesmo no Carnaval é passado, mas trazer o balanço e a musicalidade das marchinhas são desejos presentes do professor Leandro Lima e de outros 14 amigos, entre professores, advogados, engenheiros, e outros profissionais liberais que fazem a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Artes do Fazer, que atua em quatro linhas de projetos: Educação, Cultura, Meio Ambiente e Economia Solidária.

“Aracati fica bastante movimentada nos dias de Carnaval, mas percebemos que, no mês de janeiro e em fevereiro, antes da Folia de Momo, não há eventos com a característica de pré-Carnaval, então pretendemos revitalizar isso”, garante Leandro Lima. Neste sábado e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, as noites da Praça da Coluna da Hora, próximo à Igreja Matriz, serão de festa a partir das 18h, com apresentação de alguns dos antigos blocos. A partir das 19h, animação com a banda Chico de Janes. Será permitida, sem cadastro prévio, a venda de comidas e bebidas por ambulantes na praça. A festa tem o apoio da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

OBJETIVO
"A nossa intenção é movimentar a cidade de Aracati com marchinhas antes do carnaval".
Leandro Lima
Movimento pré-carnavalesco

Mais informações:
Pré-Carnaval do município de Aracati
Dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro
(88) 8835.1031

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse Ano Carnaval em ARACATi vai ser MARA!!!!!!!!!!!!!

Dharinho Mascarenhas disse...

há um erro no pre carnval de aracati não é a banda maluco de jesus e sim o DHARINHO MASCARENHAS da BAHIA que veio p nosso estado p fazer o pre carnaval .... concerte !!!

PESQUISAS