sábado, 20 de novembro de 2010

I FESTIVAL DO CAMARÃO DA COSTA DO SOL NASCENTE!!!

Na broadway, rua mais movimentada de Canoa Quebrada, restaurantes estarão engajados no festival.

Potencializar o desenvolvimento e consolidar os municípios de Aracati e Cascavel como destinos turísticos com um evento cultural, econômica e socialmente responsável. Esse é um dos objetivos do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente, que será realizado de 26 a 28 deste mês, nos dois municípios. O evento é uma oportunidade de se discutir o setor de carcinicultura na região e gerar negócios, além de movimentar a economia e turismo locais.

O festival vai reunir um público diversificado, envolvendo desde pescadores artesanais a indústrias, empreendedores e trabalhadores do segmento alimentício, turistas e a população de diversas localidades. Com uma série de palestras e rodadas de negócios, discussões técnicas sobre a carcinicultura e um requintado festival gastronômico, o festival irá agitar a cena cultural e o turismo da região, além da cadeia produtiva do camarão.

Verdadeiro marco da articulação entre o setor público e empresas de diferentes portes, a realização do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente integrará diversas "trocas de saberes" em ações interativas de cooperação e aprendizado. A metodologia idealizada visa estimular a criação de novas oportunidades de crescimento e certamente deixará como saldo, ainda por muito tempo após a sua realização, importantes vantagens competitivas para os atores econômicos, políticos e sociais envolvidos nas atividades correlatas à carcinicultura.

Programação
- Cursos e festival gastronômicos
, rodadas de negócios, palestras e mesas-redondas integram a programação do festival. Uma das palestras é sobre o "Gerenciamento de informações técnicas relacionadas à cadeia produtiva do camarão para empreendedores e trabalhadores", que será realizada com a parceria do Sebrae/CE. Haverá também palestra sobre "Ações para o desenvolvimento de uma carcinicultura competitiva e ambientalmente sustentável no Estado do Ceará", com Pedro Henrique Lopes, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece).

Estarão presentes, ainda, os representantes do Banco do Nordeste, Paulo Medeiros, e do Banco do Brasil, Paulo Sucupira. Eles irão ministrar palestras sobre "Fontes de financiamento para o desenvolvimento da carcinicultura". Para finalizar a programação técnica, haverá mesa-redonda sobre "Potenciais e perspectivas na carcinicultura e em atividades afins: Como incrementar o trabalho e renda no setor".

Na programação estão incluídos cursos gastronômicos para pessoas que trabalham em restaurantes, bares, pousadas, hotéis e barracas de praia. As orientações serão dadas pela culinarista Nair Mendes Tavares. Ela é engenheira de Alimentos e professora do curso de pós-graduação de Gastronomia da Faculdade Nordeste (Fanor).

Nair Tavares trabalha há 30 anos na área e já participou de diversos eventos e de cursos no Sebrae-CE. No festival, vai orientar os participantes a preparar pratos principais, petiscos e lanches, tudo feito com camarão.

Entre os apoiadores do I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente estão a Prefeitura de Cascavel, Sebrae/CE, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ) e, ainda, o Banco do Nordeste.

MAIS INFORMAÇÕES
- I Festival do Camarão da Costa do Sol Nascente

- Período: de 26 a 28 de novembro
- Locais: Aracati e Cascavel

http://www.camaraocostaleste.com.br
Compilado do Jornal Diário do Nordeste

PESQUISAS