quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL EM ARACATI ABAIXO DO ESPERADO!!!

ESPECIAL CARNAVAL 2011
- Animação em Aracati foi abaixo da esperada

Apesar dos problemas relacionados à saúde pública e à ponte que dá acesso ao município, e sem contar com o público visitante de outros Carnavais, a Avenida Coronel Pompeu, em Aracati, ficou parcialmente lotada nos quatro dias de festa.

Tradição e beleza em desfile
Beldades em Canoa Quebrada


Brincadeira do Mela-mela no Iguape
Mordomia e piscina particular


A liberação da Justiça na antevéspera da festa acabou fazendo com que muita gente optasse por outros locais.

No meio da multidão, muita gente usou fantasias criativas, como as amigas abaixo, que registram o fato no celular.

ARACATI
Considerado o de maior frequência quando o assunto é Carnaval, Aracati
realizou, em 2011, uma de suas festas menos brilhantes. Tanto na sede da cidade como na Praia de Majorlândia, o brilho foi ofuscado. Canoa Quebrada, no entanto, manteve sua movimentação acentuada.

Só no sábado

Ao contrário do que aconteceu nos últimos 14 anos,
a Prefeitura, por questão de economia, resolveu tirar a sexta-feira do calendário oficial do seu Carnaval. No dia seguinte, por volta das 21 horas, quando a banda Louca Mania entrou na avenida no trio elétrico Braddock, abrindo a programação, os camarotes ainda estavam sendo montados e sequer tinham energia. Apesar dos atropelos, uma multidão, menor que em anos anteriores, ocupou nos quatro dias a Avenida Coronel Pompeu.

O refrão “Foge! Foge, Mulher Maravilha. Foge! Foge com o Superman” ecoou na avenida e também nos paredões de som espalhados por toda a cidade. A música do trio Leva Noiz “Liga da Justiça”, que fala do romance entre a Mulher Maravilha e o Superman, conseguiu superar, em termos de execução, até mesmo “Minha mulher não deixa não”, de Reginho, e “Tchubirabiron”, do grupo Parangolé que, em 2010, emplacou nas paradas o campeão absoluto de preferência “Rebolation”.

Animaram a folia as bandas Louca Mania, Forró Moral, Amor a Mil, Banda Phaphirô, Malucos do Forró, Mega Samba, Seu Maxixe, Balachic, Medley, Galdênio Santiago, Fantasmão, Moral Mix, Louca Mania, Nanaxé, Rafaela Manville, Malucos do Forro e Banda Brankinho.

Segurança
A pouca frequência só não refletiu mesmo na ação da Polícia Militar (PM),
que teve que se desdobrar para dar conta de muitos brigões que tentaram atrapalhar o evento. A maioria das ocorrências foi por embriaguez e os presos foram conduzidos à delegacia local, que ficou superlotada.

Impasse judicial

Há três meses, a população de Aracati vinha vivendo a incerteza do Carnaval mais tradicional e concorrido do Estado.
É que o Ministério Público local, através de uma ação civil pública, denunciou o caos na saúde. O MP solicitou à Justiça que proibisse a Prefeitura de fazer gastos com festas e publicidade enquanto não solucionasse o problema do Hospital Eduardo Dias, onde faltava, conforme a denúncia, médicos, equipamentos etc. No início da semana passada, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão atendeu à solicitação, suspendendo a participação da Prefeitura na festa. Somente na última quinta-feira, a liminar foi derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa. Ocorre que toda essa celeuma acabou afastando milhares de pessoas de Aracati. Na cidade, aliados do prefeito Expedito Ferreira dizem que tudo teve motivação política. Seus oposicionistas, no entanto, negam essa versão.

Tradição e beleza em desfile

O carnaval cultural do Aracati,
resgatado há seis anos, diferentemente da festa realizada na sede do município pelos trios elétricos e suas bandas, é protagonizado e assistido pelos moradores locais. Famílias inteiras prestigiam o evento. Para se ter uma ideia do clima familiar que impera, basta lembrar que praticamente nenhum policial acompanha o trajeto.

Brincadeira do Mela-mela no Iguape

Um dos principais redutos do mela-mela é a Praia do Iguape
, no município de Aquiraz. A concentração maior é defronte à Igreja São Pedro. Porém, praticamente em todas as ruas e casas se vê famílias inteiras brincando de jogar goma e espuma através de spray. Passar incólume nesses locais é impossível.

Beldades em Canoa Quebrada

Se fosse possível medir por metro quadrado a quantidade de mulheres bonitas que desfilam pelo litoral leste,
certamente a Praia de Canoa Quebrada estaria na dianteira. A procedência da mulherada varia: do Ceará e de estados vizinhos, como o Rio Grande do Norte, e até de outros países, como Itália, Argentina e Suécia. Muitas foram vistas curtindo a natureza.

Mordomia e piscina particular

João Vítor, de apenas um ano,
participou de seu primeiro Carnaval. Mesmo sem entender muito toda a movimentação em Majorlândia, se deliciou com um banho ao lado dos pais, João Filho e Rute Frazão.

Um Superman “pra lá de bon vivant”

Adauto Gouveia Neto, 44 anos,
aproveitou a onda do Superman e da Mulher Maravilha para curtir o feriadão em Majorlândia. “Estou numa boa. Vim gastar o dinheiro que o meu pai ganha com muito suor”.

Fernando Maia
Repórter

segunda-feira, 7 de março de 2011

MOVIMENTO BAIXO NO CARNAVAL DE CANOA QUEBRADA!!!

Comerciantes temem movimento abaixo do esperado em Canoa Quebrada

Estabelecimentos reclamam de menos clientes que o normalmente visto no Carnaval. A sexta e o sábado foram de pouca procura. O período é o segundo de maior lucro no ano na Região. Perde apenas para a Semana Santa

Movimento ainda está fraco em Canoa Quebrada

Amanhã do sábado de Carnaval
foi de pouco movimento nas barracas de Canoa Quebrada, praia distante 170 quilômetros de Fortaleza. Apesar da expectativa de maior demanda no período da tarde, quem trabalha nos estabelecimentos tem receio de que as festas de 2011 não tragam o lucro de anos anteriores.

Por conta da polêmica do Carnaval de Aracati, o número de banhistas em Canoa diminuiu. Uma liminar proibia grandes eventos na cidade até a Prefeitura melhorar os equipamentos públicos de saúde. A decisão foi revertida na última quinta-feira, 3, véspera do que devia ter sido o primeiro dia de folia.

O calendário oficial de trios elétricos começou ontem. Segundo a administração, por problemas financeiros. “Ano passado, o movimento era grande já na sexta-feira. Este ano, foi fraco. E, hoje (ontem), a gente já percebe que vai ser menor (do que o sábado de 2010)”, projetava o chefe dos garçons da barraca Casqueiro, Bruno Felipe da Silva.

Para Canoa Quebrada, o Carnaval representa o segundo período de maior público do ano. Supera ao Réveillon e fica atrás apenas da Semana Santa. Em alguns estabelecimentos, o número de profissionais no atendimento mais que duplica. Por ora, Bruno coordena 12 garçons. Mas poderia estar com 18. Em dias normais, são oito homens. “A gente queria receber mais gente. Se não fosse esse negócio de Aracati, viria”, avalia.

Otimismo

Há quem aposte num aumento de clientela a partir de hoje.
Devido ao impasse em Aracati, muita gente deixou para fazer reserva de hotel na última hora. Na sexta-feira, 4, também não houve programação momina em Canoa. As festas começaram oficialmente ontem, na Brodway, a avenida festiva da cidade. “Muita gente daqui mesmo foi pra Beberibe. A questão da Justiça prejudicou um pouco, mas vai melhorar”, acredita o barman da barraca Da Lua, Francisco da Silva Costa.

Experiente em carnavais, a proprietária da barraca Canoa Beach, Silvana Fernandes, também está confiante na vinda de mais clientes para os próximos três dias de festa. Não enxerga reflexos pelo o que houve em Aracati. Teme apenas possíveis chuvas.

E a repercussão negativa da erosão das famosas falésias da praia. “O pessoal que vem pra cá é pra descansar. Tem muita gente temerosa (por causa da liminar) porque os hotéis não estão lotados. Mas eu não. Espero que seja movimentado, porque está tudo abastecido”, diz. “Gosto de praia tranquila, mas aqui sempre lota. Já já isso aqui está cheio”, prevê Francisca Marta, 37.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Barraqueiros atribuem baixo movimento à polêmica em torno do Carnaval de Aracati.
Procura de hoje e amanhã será decisiva para comprovar a tese. Mas os estabelecimentos estão todos abastecidos e prontos para receber foliões.

BRUNO BRITO - Enviado a Aracati
brunobrito@opovo.com.br
Fonte: O POVO

sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL DE ARACATI "NA MÍDIA"!!!

Jorna O POVO (04/03/11)

Justiça mantém Carnaval e festa começa hoje

A proibição da festa foi solicitada, pelo Ministério Público
, por causa de irregularidades no sistema de saúde do município e falta de estrutura no hospital municipal

Evento já estava organizado pela prefeitura de Aracati (BANCO DE DADOS)

O desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) cassou a liminar concedida pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª. Vara da Comarca de Aracati,
que proibia o Carnaval naquele município. A decisão foi proferida no fim da tarde de ontem e a folia já começa hoje à noite no município que fica no Litoral Leste do Estado.

Na opinião do presidente do TJCE, a suspensão do Carnaval em Aracati provocaria uma situação de desorganização e caos, uma vez que a Prefeitura já tinha destinado verbas para a festa, que vai durar até a as primeiras horas da Quarta-Feira de Cinzas, 9. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”, disse o desembargador José Arísio.

Na última segunda-feira, 27, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão concedera liminar suspendendo o Carnaval ou qualquer festa no município até que a Prefeitura solucionasse problemas relacionados ao atendimento na saúde pública. Ela determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 50 mil, por dia, no caso de descumprimento da determinação judicial.

O pedido de liminar tinha sido feito pelo Ministério Público do Estado, que verificou irregularidades no sistema de saúde do município, como insuficiência de médicos, salários atrasados, precariedade nas condições de trabalho e problemas na estrutura do Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias.

Na última quarta-feira, 2, a Prefeitura do município ingressou com um pedido de suspensão da liminar que proibia a festa. O recurso, de número 0001344-39.2011.8.06.0000, deu entrada no Tribunal de Justiça do Ceará no fim da tarde, em caráter de urgência.

O secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Francisco José Damasceno, já aguardava a decisão favorável. No início da noite da última quarta-feira, ele disse que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida. As bandas já tinham sido contratadas e os camarotes estavam sendo montados.

Ao comentar sua decisão, o desembargador José Arísio Lopes da Costa afirmou que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, completou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Aracati fica a 148 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Leste, e o acesso é pela rodovia CE-040, saindo de Fortaleza
. É um dos roteiros preferidos pelos foliões. Tem animado Carnaval no centro da cidade e nas praias de Majorlândia e de Canoa Quebrada.

SAIBA MAIS
As bandas que farão o Carnaval de Aracati são: Michel e Banda Phaphirô, Seu Maxixi, Fantasmão, Moral Elétrico, Balachic, Forró de Ouro, Nanaxé, Louca Mania, Amor a Mil, Malucos da Folia, Moral Mix, Gaudênio Santiago, Rafaela Manville e Branquinho. A folia ocorre, à noite, no centro da cidade e, durante o dia, nas praias.
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

---------------------------------

Jornal Diário do Nordeste

DECISÃO JUDICIAL
Aracati vai ter Carnaval

Sentimento de alívio:
turistas e moradores vão brincar e dançar no sítio histórico da Rua Grande e na praia (FOTO: THIAGO GASPAR)

Presidente do Tribunal de Justiça derrubou liminar deferida por juíza da 1ª Vara, que proibia a realização de festas

Haverá Carnaval em Aracati, realizado pelo poder público e com toda a programação já noticiada. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, José Arísio Lopes da Costa, cassou ontem à tarde a liminar que proibia a utilização de gastos públicos com a festa

A notícia chegou com alívio para os empreendedores turísticos e foliões, que já tomam a estrada hoje com destino à cidade com um dos maiores carnavais do Ceará.

Para o desembargador Arísio Lopes, impedir o Carnaval no momento em que turistas e empreendedores já estão se programando e fizeram investimentos poderia causar um caos na cidade. "Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados", afirmou no despacho.

A Prefeitura de Aracati alocou no orçamento, aprovado na Câmara Municipal, R$ 2,2 milhões em investimentos para o Carnaval da cidade, que todos os anos atrai dezenas de milhares de pessoas. O fato gerou polêmica diante de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público pedindo que, diante de série de irregularidades na saúde pública, a prefeitura se abstivesse de gastar dinheiro com publicidade e festividades.

Segundo o Ministério Público, em Aracati, pessoas não poderiam ser atendidas porque faltava médicos, e em muitos casos até medicamentos simples. Aparelhos para realização de exames também estariam sem funcionar, e partes de corpo humano colhidas apodreciam numa sala esperando por biópsias nunca feitas.

Verbas

O desembargador pontuou que o Judiciário
não pode exigir do Executivo direcionamento de verbas. E o que a liminar deferida pela juíza da 1ª Vara Maria do Socorro Montezuma Bulcão pedira era a suspensão de gastos com publicidades e festas, incluindo o Carnaval, enquanto não fossem sanadas (num prazo de 90 dias) as irregularidades encontradas no hospital público e nos postos de saúde que atendem a 25 comunidades.

A liminar, de 27 de fevereiro deste ano, impunha multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento pela Prefeitura. Os mais de R$ 2 milhões que serão gastos para os quatro dias de festa correspondem ao valor que o município receberia em três anos para o funcionamento básico das instalações do hospital Dr. Eduardo Dias, que atende à população de cinco municípios e é o principal foco das denúncias do caos na saúde

"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público", afirmou José Arísio. Os dias de indecisão sobre a realização do Carnaval em Aracati geraram apreensão em turistas e donos de pousadas, hotéis e de casas para alugar para a temporada.

Muita gente já amargou o prejuízo do cancelamento de reservas de hospedagem (ver Caderno Regional). Muitos brincantes não queriam esperar uma decisão desfavorável na véspera da festa e seguiram para outros destinos, principalmente a praia de Morro Branco, no município de Beberibe.

Capítulo resolvido, a esperada folia carnavalesca, no sítio histórico da Rua Grande e na praia, será animada pelas bandas Seu Maxixe, Michel e Banda Phaphirô, Fantasmão, Balachic, Nanaxé, Branquinho da Bahia, Rafaela Manville, Forró de Ouro Elétrico, Forro Moral Elétrico, Moral Mix, Gaudenio Santiago e Banda, Louca Mania e Amor a Mil.

MELQUÍADES JÚNIOR
ESPECIAL PARA CIDADE

-------------------------------------

Blog do Eliomar

Carnaval de Aracati está liberado

“A liminar que proibia a realização do Carnaval de Aracati foi cassada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, em decisão proferida nesta quinta-feira, 3.


Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, já que a Prefeitura havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.

O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.

A festa estava suspensa por decisão da juiza Maria do Socorro Beltrão, da comarca do município, que havia determinado, na última terça-feira, que a prefeitura não poderia fazer gastos com o Carnaval até que o Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias passe por adequações.

Várias irregularidades foram apontadas pelo Ministério Público com relação ao atendimento de saúde como a contínua saída de médico, salários atrasados e falta de material.
A prefeitura recorreu da decisão da juíza. O secretário municipal de Turismo, Francisco José Damasceno, afirmou ao O POVO que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida.”
(O POVO)

-----------------------------------------

Portal Ceará Agora

Presidente do TJCE cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati

Por: Luciano Augusto

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE),
desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou nesta quinta-feira a liminar que proibia a realização de Carnaval no Município de Aracati.

De acordo com o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.

O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.

*Com informações da assessoria de imprensa do TJCE.

http://www.cearaagora.com.br/noticias/dia-dia/presidente-do-tjce-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati

-----------------------------

Portal Jangadeiro Online

Presidente do Tribunal de Justiça cassa liminar que proibia Carnaval em Aracati

Está liberado o Carnaval no município de Aracati
. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização da festa município. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (03).

Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a Prefeitura já havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.

Deputados contestam decisão da Justiça que proíbe Carnaval em Aracati
O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

“O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.

Com informações do Tribunal de Justiça

http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/presidente-do-tribunal-de-justica-cassa-liminar-que-proibia-carnaval-em-aracati/

--------------------------------

Jornal O Estado

Cassada liminar que proibia carnaval em Aracati

Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE),
desembargador José Arísio Lopes da Costa, cassou a liminar que proibia a realização de Carnaval no município de Aracati. A decisão foi proferida na quinta-feira (3). Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, uma vez que a prefeitura já havia destinado verbas para a realização do carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”.

O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros. “O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.

O CASO
No último dia 27,
a titular da 1ª Vara da Comarca de Aracati, juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, havia concedido liminar determinando que o município adotasse, no prazo de 90 dias, providências na área da saúde e se abstivesse de realizar gastos com o carnaval. O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público (MP) do Estado, que verificou irregularidades no Hospital Dr. Eduardo Dias, como número insuficiente de médicos, precariedade nas condições de trabalho e na estrutura.

---------------------------------

Portal Verdes Mares

Presidente do TJCE derruba liminar que impedia carnaval em Aracati


A liminar que proibia a realização de carnaval no município de Aracati foi cassada nesta quinta-feira (3). O responsável pela medida é o presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa.

O desembargador explicou que a decisão foi tomada pois "todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados".

José Arísio Lopes da Costa afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

Depoimento
"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, comenta.

PESQUISAS