terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro: 23 Anos da CANOA FM !!!

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil, é também Dia do Aniversário da Banda de Música Jacques Klein de Aracati; além de ser esse o Dia do Aniversário da Canoa FM.
- Artigo de Cristiano Campos.


Viajar no tempo é reencontrar-se com os mais importantes momentos da nossa história e relembrar os grandes acontecimentos de uma época que mudaria para sempre nosso conceito de vida e o futuro, já presente diante dos nossos olhos.

Não é preciso submergir nos contos de fada e buscarmos os loucos cientistas que criam máquinas do tempo para teletransportar pessoas a seus primórdios. Estamos vivendo um sete de setembro que retrata a Independência do Brasil. Aprendemos na escola, quando ainda crianças que, “às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I deu o grito de independência, tornando a Nação livre dos domínios de Portugal”.

Nos dias atuais celebramos outras grandes conquistas que representam a liberdade, a independência de um povo. Hoje, podemos escolher nossos representantes nas esferas políticas e temos a liberdade de escutar a música da nossa preferência. Falando em música o sete de setembro, para o Aracati representa avanços na cultura e na comunicação.

Em 7 de setembro de 1978, na gestão municipal de Antônio Kleber Alexandre Gondim (bacharel em direito e tabelião), filho aracatiense, foi fundada aquela que, com o passar dos anos se tornaria a menina dos olhos de cada prefeito e Patrimônio Material do Município. Dava, então, as primeiras notas, num “brado retumbante” a Banda Municipal Jacques Klein, que a cada harmonia completa clamava a atenção de todos e encantava os mais insípidos homens e mulheres.

Neste sete de setembro de 2010 contemplamos a vicissitude desta grande riqueza aracatiense. As mudanças foram muitas e, com elas a busca pela perfeição musical tornando a Banda Jacques Klein um ponto de referência da cultura local.

Embora vários membros tenham sido colocados em local de honra ainda hoje há músico desde à época da sua fundação, como é o caso o Sr. Bruno Sebastião, que ultrapassando a “barreira” dos 80 anos mostra-se incansável quando o assunto é a bela música da Banda Municipal de Aracati. Recordar momentos assim é sentir de novo o Aracati surgir e se colocar mais uma vez entre os grandes e destacáveis municípios do Ceará e do Nordeste.

Terra de exímios valores como, Kleber Gondim, Major Bruno, Perpétua Lima da Costa, Maria Bahia, Hélio Santos, Netinho, Rosângela e Marciano Ponciano, Suzana Jiló, Mazé Pinheiro, Régis Brenardo, Lourdinha de Mestre Hermes, Zé Corrêia, Antero Pereira Filho, Betto Lins, Expedito Ferreira... E tantos outros que com seu talento e suor glorificam a nossa Terra, a terra tão defendida por Chico da Matilde, que enfrentou até o temeroso Oceano Atlântico, esse mesmo que nos dá o sustento e que é fonte de sobrevivência para milhares de Aracatienses merecedores deste dia.

Ao fazermos tentas referências e cometendo a injustiça em não acrescentar mais nomes marcantes para nossa História reportamos a um passado não tão distante para lembrarmos o grande salto que deu o Aracati com a chegada de um equipamento que embora com o passar dos anos e o advento de outros meios tecnológicos não perdeu o seu espaço perante os meios de comunicação.

Em 7 de setembro de 1987 era homologado o registro de concessão da Rádio FM Canoa Quebrada, à época, na sintonia 100,7 MHZ. A novidade no Vale do Jaguaribe transformou a vida de cada cidadão que, a partir daquele dia podia contar com um som de qualidade e teria desde então um veículo mais ágio e com uma grade de programação que ofereceria desde a música sertaneja até a notícia comentada em todo o Brasil.

Ainda era pouco para o pensamento do seu idealizador o então deputado federal Paulo Lustosa que desejava ampliar a potência e transformar essa pequena ave numa gigantesca águia dos céus teletransportando seu som o mais longe possível.

Com o passar dos anos a FM Canoa sofreu várias modificações. Novos proprietários, novos administradores, novos profissionais foram surgindo e ganhando vida através dos tempos. A magia do rádio sempre foi uma constante e nunca a FM Canoa foi abandonada por seus milhares e milhares de seguidores.

Expectadores de várias partes da Região se comunicavam com este que já era o fenômeno da comunicação no interior do Ceará. Sua potência mudou e a frequência diminuiu, podendo ser captado seu som em muito mais cidades e se tornando o gigante da comunicação no Vale. Após vários anos e, já operando na frequência 96,9MHZ a Canoa FM foi adotada por um novo grupo empresarial.

Em 2002, com o olhar de empreendedor que possui, o empresário Expedito Ferreira agregou a Canoa FM ao internacionalmente conhecido Grupo COMPESCAL. Expedito, então, tomando gosto pela comunicação radiofônica e entendendo que o Rádio ainda é o mais eficiente meio de informação investiu pesado e formulou uma grade de profissionais e programas que identificam o povo de Aracati e mais de 15 municípios, incluindo o Rio Grande do Norte.

A tecnologia foi avançando e a Emissora ganhando força. Hoje, aos 23 anos de notícias, música e entretenimento “a maior audiência do Vale” continua sendo parceira do cidadão. “a rádio da família” faz jus ao nosso litoral e mostra a todo instante que “diversão é a nossa praia”. Presente nos mais importantes acontecimentos da Cidade e do Estado a Canoa FM se consolidou como uma rádio versátil, de profissionais qualificados, programação ao gosto do ouvinte, companheira de todas as classes sociais e acima de tudo firma-se perante a população como “a onda do sucesso”.

Dividimos o bolo - da audiência – de 23 anos com todos os profissionais que por aqui passaram e, principalmente com os aqui se encontram.
Operadores de transmissor, sonoplastas, produtores, redatores, gerente, recepcionista, auxiliar, locutores, presidência. A todos, nossos parabéns por investir e acreditar na nossa potência e que outras décadas venham trazendo consigo as mudanças e as barreiras para que continuemos tocando esse barco chamado Canoa. Canoa FM – 96,9 MHZ – dá gosto ouvir!

Por Cristiano Campos
Canoa FM

* EU: "PARABÉNS a todos que fazem esta conceituada RÁDIO do Vale Jaguaribano. Realmente é a "ONDA DO SUCESSO", Parabéns a todos em todos os setores".

LG

domingo, 5 de setembro de 2010

EXTREMAMENTE BELO - Icapuí CE!!!

No Ceará, o sol nasce primeiro em Icapuí, revelando um destino onde a vida aflora à beira-mar, território de jangadeiros e crianças que aprendem o ofício dos pais e o amor às águas.

Ao pé da letra, Icapuí quer dizer canoa veloz. Faz sentido. Até hoje, as pequenas embarcações dominam e enfeitam aquele pedaço do extremo leste cearense. Mas, o destino aprendeu com a natureza que a pressa é inimiga da perfeição e aos poucos abre caminhos para o turismo, oferecendo belezas a cada correr de olhos na paisagem em volta e novas artes para esculpir a vida

A história registra a passagem de tropeiros por lá e remonta ao descobrimento. O espanhol Vicente Pinzón teria aportado no lugar meses antes da chegada de Cabral a Porto Seguro. Icapuí, então, seria o berço brasileiro. Aliás, esplêndido de cenários paradisíacos. Mas, os acontecimentos foram contados de outra forma e o lugar manteve-se intangível a forasteiros. Só nativos puderam desfrutá-lo por longo tempo. A natureza agradeceu aos privilegiados, se mostrando em toda a sua plenitude.

Hoje, tempos modernos, viagens em alta, Icapuí se mostra, é óbvio. Porém, sem mudar sua essência. Uma nova gente começa a chegar aos poucos, atraída por suas cores e sabores que ganharam fama. Também pelas tradições, lendas e crenças de seus pescadores artesanais de lagosta. Eles partem cedo para o alto-mar, no período certo, em busca do crustáceo, que mais tarde proporciona sustento e vida digna e é apresentado com sabor inigualável nas mesas simples ou requintadas do destino e de muito além dali.

A Terra da Lagosta vai se tornando morada de muitos e refúgio de paz em dias longos à beira-mar, porque o sol no Ceará nasce primeiro ali, um presente a mais dentre os muitos para desfrute de quem desvenda Icapuí. Famílias e casais apaixonados são maioria entre os desbravadores e revelam a alegria de descobertas em passeios intercalados por largos sorrisos, olhos atentos à criação divina ao redor.

Exagero? Melhor dizer bem-viver pleno em harmonia com o cenário natural, que se mostra em 64 quilômetros de praias, muitas delas quase intocadas, dunas, mangue, barra de rio e majestosas falésias que reluzem ao sol ou refletem o oceano bordado da prata do luar. Impossível não vir à mente aquela vontade de saltar da canoa veloz a cada passeio e mergulhar fundo em Icapuí, alcançando a terra abençoada que os nativos exaltam, onde nasce em cada canto um novo encanto de conviver sem pressa de partir.

Jornal Diário do Nordeste

PESQUISAS