sábado, 17 de julho de 2010

I FESTIVAL DO CAMARÃO!

Aracati. Quem já foi à praia de Quixaba, Distrito de Aracati, e pediu um "arrozinho de camarão", soube que estava saboreando uma das iguarias dessa comunidade praiana, tradicional na pesca do camarão, que gera a renda de famílias de pescadores e atrai turistas de vários cantos do mundo curiosos para conhecer a boa comida praiana.

Nesse contexto, nasce o I Festival do Camarão, que acontece nos dias 23 e 24 próximos. Concurso gastronômico, distribuição de brindes, mostra de artesanato, apresentações artísticas e de bandas musicais estão na programação do Festival.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora será uma das atrações do festival em Quixaba.

A Praia da Quixaba é famosa por suas falésias brancas e outras belezas naturais que compõem o cenário praiano. A comunidade depende basicamente da renda da pesca do camarão, que há décadas tem, nos pequenos barcos e na praia, o seu ponto de desembarque de um dos maiores tesouros de quem associa pesca à culinária e ao turismo.

Programação
No primeiro dia do Festival,
haverá distribuição de brindes pela manhã. Às 14 horas tem som eletrônico na praça e, ao fim da tarde, a banda Moleque Atrevido faz a festa. A noite, durante a solenidade de abertura do Festival, serão exibidos os espetáculos Dança do Jangadeiro, pelo grupo de dança de Quixaba; o "Cotidiano do Pescador", representado pelo grupo Teatro da Praia, e, às 22h, haverá concurso gastronômico com pratos elaborados com camarão. Finalizando o dia, o monólogo teatral "Esperando Godot", seguido de entrega de incentivos aos artistas grafiteiros, que pintam em murais. A banda Luma embala o resto da noite de sábado.

No domingo, os participantes poderão conferir à feira de artesanatos, na Praça da Quixaba e o mural de pintura com os artistas locais. À noite haverá exposição de esculturas. A banda Semear, com Viviane Silva e Aureliano, vai animar a noite, que ainda terá concurso da Miss e do Mister do Festival. Na mesma noite haverá apresentação da Batucada, com jovens do projeto social liderado pelo artista-educador Erivando, de Canoa Quebrada.

Banda Thiago Mancha e Massa Sonora seguem na animação. Para encerrar o I Festival do Camarão, a atração é a banda Dona Zefa.

O I Festival do Camarão de Aracati é realizado pela comunidade da Praia de Quixaba, com apoio da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

MAIS INFORMAÇÕES:I Festival de Camarão do Aracati
Dias 23 e 24 de julho de 2010
(85) 9626.8665 - Jacqueline Gomes.

Compilado do Jornal Diário do Nordeste

AEROPORTO DE ARACATI!

"Canoa Quebrada já está traçando planos para a alta estação de fim de ano. As projeções positivas avançaram com a expectativa de as obras do Aeroporto de Aracati terminarem neste semestre - a pista, aliás, já está pronta. Municípios como Fortim e Icapuí também embarcaram no otimismo."

Da Coluna Comunicado no DN

sexta-feira, 16 de julho de 2010

RESIDÊNCIA OCEANUS

* RESIDÊNCIA OCEANUS: Descanso ao som do mar em Canoa.
Preferida dos turistas que visitam o litoral Leste cearense para férias e dias de folga prolongada, a praia de Canoa Quebrada encanta pelas belezas naturais e pela agitação na Broadway, a rua principal da vila. O destino mágico é pura alegria e agitação, com espaços generosos para descanso e contemplação da natureza.

O quesito hospedagem é um dos destaques na praia, que oferece uma variedade de acomodações para os visitantes.

No cenário florido da Residência Oceanus, os hóspedes ganham mais energia para curtir os agitos de Canoa Quebrada

O turista escolhe ambientes requintados ou mais simples e aconchegantes. Uma das opções no lugar é a Pousada Residência Oceanus, que conta com estrutura moderna e diferentes tipos de acomodação, com café da manhã incluso na diária, servido defronte ao mar.

A proposta é de oferecer pleno conforto para que o hóspede sinta a pousada como uma extensão de sua residência. Um diferencial é a localização totalmente à beira mar. Assim, o visitante desfruta de uma vista paradisíaca em um ambiente tranquilo e acolhedor.

O empreendimento está celebrando o terceiro aniversário de inauguração e oferece instalações com piscina, estacionamento privativo, serviço de vigilância e apartamentos com vista panorâmica para o mar de Canoa Quebrada.

As unidades dispõem de TV parabólica, frigobar, chuveiro quente, ar condicionado ou ventilador, cama de casal e varanda com rede. São 12 apartamentos, sendo oito para duas pessoas e quatro para famílias ou grupos.

dimMais opções
Na pousada,
os hóspedes podem contar com serviços de traslado e, ainda, de bugueiros, que realizam passeios pelo litoral de Canoa. Mas, há outros roteiros de diversão na praia para os quais a pousada presta as orientações necessárias. O passeio de parapente é um dos preferidos. A pousada aceita cartões de crédito/débito para o pagamento de despesas.

MAIS INFORMAÇÕES:Pousada Residência Oceanus
Praia de Canoa Quebrada
Aracati - Ceará
Telefones: (88) 3421.7104 e/ou (88) 9918.1882
www.canoaquebrada-oceanus.com

Compilado do Caderno de Turismo no Diário do Nordeste.

terça-feira, 13 de julho de 2010

BIBLIOTECA MONSENHOR BRUNO

Nesta quarta feira (14) o Governo Municipal de Aracati entregará a municipalidade por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente a Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno.

- Foto: Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno de Aracati, Ceará.

O equipamento funcionará na antiga Casa da Fábrica Unitéxtil, prédio comprado com recursos do municipio e a obra construída numa parceria Governo Municipal e Governo do Estado através das Secretarias das Cidades, e Cultura.

A Biblioteca Municipal contar com amplo espaço no andar térreo e primeiro piso todos restaurados com a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Além de um espaço reservado á leitura infantil a Biblioteca Municipal contará com um bem cuidado jardim, que dará o ar de natural ao ambiente paisagístico de entrada do prédio.

A solenidade de inauguração da Biblioteca Municipal ocorrerá nesta quarta feira (14), ás 19h, com as presenças do Secretário Estadual de Cultura, professor Auto Filho e do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira e contará com uma vasta programação contemplando as mais diversas culturas locais e se estenderá na quinta feira (15) seguindo o mesmo padrão cultural da inauguração.

Programação de Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Bruno

14 de julho (Quarta-feira)

19h- Recepção dos convidados para Inauguração- Banda Municipal Jaques Klain;

19:30h- Programação e Cerimonial de Inauguração
• Acolhida e situcionalização;
• Execução Artística dos Hinos do Aracati, do Ceará e Hino Nacional Brasileiro (Banda Semear e Instituto Rumbora de Arte e Cultura de Aracati);
• Apresentação de Repentistas (Rogaciano Lopes e J. Gomes);
• Histórico e apresentação da Biblioteca;
• Falas das Autoridades, nesta ordem:
1. Secretária de Educação- Ana Maria Albuquerque Menezes;
2. Representante das Bibliotecas (Estado);
3. Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente - José Damasceno;
4. Secretário de Cultura do Estado - Professor Auto Filho;
5. Prefeito Municipal- Expedito Ferreira (inaugurando oficialmente)
• Desatamento da fita inaugurativa (portão principal), descerramento da placa, reconhecimento do espaço e coquetel para convidados no pavimento superior;
• No espaço externo, Forró Pé de Serra com a Banda SEMEAR.

15 de Julho (Quinta-feira)

9h às 10h- Café com leitura - No pavimento superior haverá um Café da Manhã para convidados com a presença de escritores aracatienses (Antero Pereira, Dideus Sales, Socorro Matos e Rosângela Ponciano). Na ocasião terá uma conversa cultural (mesa redonda) onde os escritores falarão de suas obras, como também haverá apresentação da música de Netinho Ponciano (violão clássico) e declamações de poesias.

14h às 16h- Maratona de Contação de Histórias e atividades lúdicas de leitura para crianças- Atividade desenvolvida pelo Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens. Haverá também a presença da educadora e escritora infantil aracatiense Sásquia que facilitará uma conversa cultural com as crianças.

19h às 21h- Cine Literário- No Jardim externo terá a exibição do Longa metragem “A Hora da Estrela”- Atividade do Cine Clube Audecílio Garcia tendo como público alvo o Clube de Leitura dos professores de Aracati (PAIC). Ao final da exibição, terá uma conversa literária com a educadora Maria Lucas.

Fonte: SECULT Municipal.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

BARRAGEM DE SANTANA - AÇÚDE CASTANHÃO

BARRAGEM DE SANTANA está localizada em torno do AÇÚDE CASTANHÃO e é boa para banho e para a pescaria. É uma das opções mais procuradas durante as FÉRIAS EM JAGUARIBE.

Jaguaribe.
Este mês ocorrem as férias estudantis, tanto para colegiais como universitários, mas também é quando os filhos têm mais tempo para passeios e lazer que os pais se dispõem a juntar toda a família para desbravar pontos turísticos, alguns badalados e outros nem tanto.

Chitão do Corujão, exposição de fotografias e de pintura mediúnica entre as diferentes atrações para julho.

Na busca do "novo", vale visitar o que é "velho" para o outro, então quem não é de JAGUARIBE pode conhecer a refrescante BARRAGEM DE SANTANA. O local, em torno do AÇÚDE CASTANHÃO, é bom para banho e para a pescaria. Em busca de lazer, a juventude é atraída para os mais diversos pontos que dão para o RIO JAGUARIBE.

Nas férias de julho, os balneários passam a ser mais frequentados. Em LIMOEIRO DO NORTE há quem prefira pular dos morros de pedra para as águas do RIO JAGUARIBE. Banho de cascata, mergulho, nado e ainda uma pescaria fácil é o que se pode encontrar na BARRAGEM DE SANTANA, no município de JAGUARIBE, que dá nome à região que cerca o maior rio do Ceará. O local é visitado todos os meses do ano por jaguaribanos e gente de fora que só "ouviu falar".

Um ponto nas proximidades da barragem é curioso: muita água e muitas árvores secas ou com pouca folhagem, caídas. É o popular "cemitério das árvores", mais evidente após a cheia do AÇÚDE CASTANHÃO, que aumentou a área inundada. O ponto peculiar é visitado pelos nadadores mais ousados, que chegam até bem perto das árvores, cercada por verdes plantas trepadeiras e muitos pombos que lá pousam religiosamente todas as manhãs e fins de tarde.

Mas quem procura mais do que águas para um banho refrescante na natureza, pode encontrar no VALE JAGUARIBE outras dicas para incrementar o roteiro de férias. Acontece, até hoje, o V Festival de Quadrilhas, na Praça de Eventos no Centro da cidade. Quadrilhas juninas de municípios vizinhos também se apresentam. O tempero é nas barracas de comidas típicas na quermesse e com forró a noite toda. E forró é o que não vai faltar no Interior. Uma das festas mais aguardadas nas férias no VALE DO JAGUARIBE, no próximo dia 10 de julho, acontece em Limoeiro do Norte: o tradicional Chitão do Corujão.

A festa acontecerá no Bezerra Show, com Wesley Safadão e Garota Safada, Gleydson Gavião e Gaviões do Forró e a Banda Forro A2. O chitão é realizado pelo Bloco Corujão, liderado pelos brincantes Gleudes Sucupira e Lincoln Costa.

Museu
Quem quer conferir roteiros culturais na região deve visitar o Museu Jaguaribano, em ARACATI.
O local, um casarão antigo, reformado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) guarda boa parte da memória social, econômica, cultural e religiosa do Ceará, que teve em ARACATI o seu primeiro grande centro econômico.

O Instituto Museu Jaguaribano já realiza a tradicional exposição de fotografias e documentos raros durante todo o mês de julho. O salão de eventos do museu abriga três exposições distintas: a XXVI Exposição de Fotografias de Aracati Antigo (com destaque para o patrimônio arquitetônico), a XXV Exposição de Jornais Antigos de ARACATI e outras regiões, e a XXII Exposição de Livros raros, papéis e documentos antigos.
A curadoria do salão é de José Correia, também diretor do museu, com assessoria do artista plástico Hélio Santos.

Ainda em ARACATI, acontece mais uma visita do pintor mediúnico Florêncio Anton. De acordo com a crença espírita, trabalham por meio de suas mãos pintores famosos. A demonstração acontece no Grupo de Estudos Espíritas Os Mensageiros, no próximo dia 10, a partir das 19 horas.
Melquíades Júnior
Colaborador

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo de Estudos dos Espíritas Mensageiros - R. Armando Praça, 995
Sede do Museu Jaguaribano
Rua Cel. Alexanzito, 740

SERTÃO CENTRAL
Esportes radicais na natureza.

QUIXADÁ.

Aventureiros mais experientes não perdem a oportunidade de escalar a Pedra Faladeira e apreciar a bela paisagem interiorana, com o cenário da Galinha Choca, em Quixadá

Despertar com o cocoricó do galo, sentir o cheiro da mata saboreando um gostoso café da manhã com leite quentinho e uma tapioca amanteigada não está em nenhum pacote de programa de viagem. Aproveitar essas e outras peculiaridades tipicamente nordestinas, somente botando o pé na estrada, sertão adentro, no rumo da "Terra dos Monólitos".

Todavia, aproveitar essas oportunidades, agora, nas férias, não é para qualquer um. É para quem tem disposição e espírito aventureiro, uma vez que a cidade de Quixadá oferece uma variada gama para a prática de esportes radicais. Quem promete essa diversão, e muito mais, é a Secretaria de Participação Popular Esporte e Juventude de Quixadá. Na agenda, trilha da Galinha Choca e um acampamento localizado no entorno do Lago dos Monólitos.

A estrutura ainda está em fase de montagem para receber, pelo menos, 200 visitantes. Além de desbravarem a selva sertaneja, repleta de surpresas pelo meio do caminho, "com certeza terão uma aventura inesquecível, bem diferente da monotonia à beira-mar", comentam os organizadores do Acampamento da Juventude.

O secretário Jean Silva e sua equipe estão de braços abertos para receber caravanas de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos. Além de conhecerem a exuberante beleza da região e seus misteriosos monólitos, os aventureiros poderão escalar a maioria delas ou, quem sabe, descer numa tirolesa. Basta ter fôlego e coragem. E após um dia inteiro queimando calorias, nada melhor do que um bom banho no Açude do Cedro ou no lago do Sítio Tribo do Benjamim e, depois, se reunir com a família e os amigos ao pé da fogueira.

No ano passado, 110 jovens participaram das gincanas e práticas esportivas realizadas no Acampamento da Juventude.

O sucesso foi tamanho que revolveram repetir a fórmula. Dessa vez haverá até arraial junino, na praça do Ginásio Governador Gonzaga Mota. "O acampamento estará aberto para jovens de todas as idades, dos 8 aos 80, mas os menores deverão portar o passaporte especial para a aventura, a autorização dos pais", acrescenta Jean Silva.

Quanto aos grupos de outras cidades, deverão agendar as visitas com a equipe da Secretaria de Esporte e Juventude. No entanto, quem preferir repouso, tem como opção a Pousada São José, na Serra do Estevão, ao lado da pacata comunidade de Dom Maurício, com passeios a cavalo ou de charrete durante o dia, e apreciar o luar sertanejo no cair da noite.

Além de boas hospedarias, há também o hotel do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, para os mais religiosos, incluem-se os católicos.

Do platô do parque sagrado é possível avistar a planície sertaneja e um dos maiores sítios monolíticos do mundo e, vez por outra, asas-delta e parapentes colorindo o céu. E, diga-se de passagem, os amantes de esportes radicais optam pelos campeonatos de parapentes em Quixadá, pelo visual deslumbrante.

O banho no Rio Banabuiú, ou o desafio de caiaque nas águas que rolam para o mar, naquele Município, e o passeio pelo Centro histórico de Quixeramobim, conhecendo a Casa de Antonio Conselheiro, a Igreja Matriz, a antiga cadeia - hoje Câmara de Vereadores da cidade - tombada como patrimônio histórico nacional, são outras dentre tantas atrações do Vale Monumental. Tanto para um lado como para o outro são pouco mais de 40km de Quixadá. As rodovias estão boas e a hospitalidade, melhor ainda.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Esporte de Quixadá - (88) 3414.6856
Prefeitura de Banabuiú - (88)3426.1196 Quixeramobim - (88) 3441.1326

Alex Pimentel
Colaborador
Extraido do Diário do Nordeste.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

IGREJA DO ROSÁRIO - Aracati CE

* Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Rua Cel Pompeu).

- A Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Foto), em Aracati lançou uma mega campanha visando restaurar por completo os templos religiosos da Igreja Católica.

- As seculares edificações de estilos diferentes terão a sua parte física renovada de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

- Atualmente a igreja do Rosário dos Pretos está em fase de conclusão, logo após, será a vez da Igreja Matriz e assim as demais igrejas da sede do Aracati serão restauradas.

- O trabalho é acompanhado pelo arquiteto da Prefeitura Municipal, Ramiro e, sob a supervisão do padre Oleriano e da professora Socorro Prado.

- Uma conta poupança na Caixa Econômica em nome da Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi aberta para as ajudas – AG: 0743 – OP: 013 C/P: 15.777-7.

- O Banco do Brasil e a própria Caixa Econômica farão campanha interna em suas agências para arrecadarem doações.

- Um arrastão estará acontecendo em vários bairros recebendo doações da população.

- Uma equipe de voluntários devidamente identificáveis estarão fazendo as visitas.

Fonte: Comissão de Obras.

PESQUISAS