sexta-feira, 30 de abril de 2010

REPRESENTANTE ARACATIENSE NO "FISICULTURISMO"

* O "FISICULTURISMO" vai a cada dia ganhando adeptos em meio ao público feminino e neste esporte, ARACATI já é destaque a nível Estaduel. - A atleta TEREZA CARVALHO (Foto), 22 anos, da Praia de Majorlândia em ARACATI aderiu ao esporte há pouco mais de dois anos e em 2009 incentivada por seu treinador, Marcos Valtero, da Academia Nordestar Bodybuilding resolveu participar de algumas competições e devido a seu desempenho acabou conquistando o Titulo de Campeã Overall (melhor de todas) do Campeonato Cearense; O titulo Miss Músculos Ceará e Miss Olímpica Maracanaú- Determinada, TEREZA CARVALHO (Foto) agora sonha com... pódios mais altos, para tanto, no próximo sábado, dia 01 de maio estará participando do Campeonato Norte/Nordeste de Fisiculturismo, que acontecerá em Aracaju – Sergipe. Ainda no mês de maio a atleta irá participar do Campeonato Brasileiro da Modalidade em São Paulo.

- Como incentivo á carreira da atleta aracatiense do fisiculturismo, Tereza Carvalho conta com o patrocínio do Banco do Nordeste.


*** FISICULTURISMO FEMENINO ***

- FISICULTURISMO, (bodybuilding em inglês) é o esporte que tem como objetivo aumentar a massa muscular ao máximo e indeterminadamente.

O fisiculturismo feminino começou nos anos setenta quando as mulheres começaram a tomar parte nas competições.

Competições destinadas à musculação feminina remontam a pelo menos os anos sessenta, com competições como o Miss Physique e Miss Americana. Porém, estas competições primordiais de fisiculturismo feminino realmente não eram muito mais que competições de biquíni. O primeiro U.S. Women's National Physique Championship foi assegurado em Cantão, Ohio, 1978, e é geralmente considerado como o primeiro verdadeiro campeonato de fisiculturismo feminino - quer dizer, a primeira competição onde os concorrentes foram julgados somente em muscularidade.

Mais competições começaram a aparecer em 1979.

Alguns destas eram as seguintes:

O segundo U.S. Women's National Physique Championship, ganho por Kay Baxter, com Marilyn Schriner em segundo e Cammie Lusko em terceiro.

O primeiro IFBB Women's World Body Building Championship, de 16 de julho, ganho por Lisa Lyon, com Claudia Wilbourn em segundo.

The Best In The World contest, feito em Warminster, PA em Agosto, com US$ 5,000 como prêmios, e com US$ 2,500 apenas para o primeiro lugar. Patsy Chapman foi a vencedora, seguida por April Nicotra, Stacey Bentley, Bette Brown, e Carla Dunlap.

Porém, estas competições geralmente foram asseguradas por promotores que agem independentemente; ao esporte ainda faltou um corpo administrativo.
Isso mudaria em 1980.

BRASIL

O Brasil
ainda tem poucas fisiculturistas, entretanto as grandes cidades e regiões metropolitana possuem um maior contração de atletas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

LEGADO NO CEARÁ

LEGADO NO CEARÁ: Passeio pela ARQUITETURA PORTUGUESA

Hoje completam 510 anos da chegada dos portugueses em solo nacional. O POVO aponta edificações e traços portugueses existentes no Ceará. Entre os destaques, o prédio da 10ª Região MIlitar e construções em ARACATI.

O olhar que lança sobre o mundo permite ao arquiteto Brennand de Souza ver pequenos detalhes do paisagismo e da arquitetura sempre que vai ao Centro de Fortaleza. Ele observa, com cuidado, os prédios antigos - levando-se em conta a idade da Capital, com 284 anos. ``Fortaleza é uma cidade recente, nasceu enquanto o restante do País já estava em desenvolvimento``, evidencia. Ele não consegue vislumbrar um número muito expressivo de edifícios históricos com influência portuguesa na arquitetura. Ainda assim, aponta algumas heranças lusitanas presentes na cidade.

No dia em que a chegada dos portugueses ao País completa 510 anos, O POVO pediu a orientação de professores e pesquisadores para saber o que o Estado conserva de influências arquitetônicas portuguesas. Segundo Brennand, em Fortaleza vingou algumas pequenas edificações em termos de estilo. Elas foram arruinadas pelo tempo e pela falta de preservação. ``Prédios maiores onde hoje funcionam algumas instituições públicas como a Secretaria da Fazenda (avenida Alberto Nepomuceno) e a Caixa Econômica Federal (rua Guilherme Rocha) têm preponderâncias de Portugal``. O país português, como a maior parte do mundo ocidental, seguia os padrões de arquitetura ditados pela França, mas precisamente, Paris. O legado parisiense chegou a Fortaleza por tabela, passando pelo entremeio dos colonizadores.

``O Forte de Nossa Senhora da Assunção, que abriga a 10ª. Região Militar (foto) foi uma das poucas construções na cidade que representa bem esse legado``, aponta o historiador Francisco Pinheiro, vice-governador do Ceará. Inicialmente, a fortaleza foi construída por holandeses (Forte Schoonenborch), mas acabou derrubado e, em seu lugar, os lusitanos ergueram outro equipamento feito pelo projeto do engenheiro Silva Paulet, o mesmo que realizou o traçado das ruas em forma de xadrez do Centro. ``O forte nunca foi usado como proteção, até porque, na época da construção, a cidade não sofria mais tanta ameaça de invasão. Era apenas uma maneira de demarcar o espaço português na cidade``, pontua.

Preservação
São várias as razões para que Fortaleza não mantenha preservados os traçados europeus dos casarões históricos. A falta de uso é o principal motivo. ``As edificações só são mantidas se estiverem sendo usadas ou com a ajuda de alguma lei que as proteja``, aposta o doutor em História da Arte pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Albio Sales. Professor da Uece, Sales indica que o maior registro português na cidade é o traçado do Centro, o mesmo existente em Lisboa. ``O traçado português é bastante universal, mas a influência daqui é da corte``.

A capital cearense não foi uma cidade rica. ``ARACATI teve muito mais opulência financeira. Ela (Fortaleza) só vai crescer mais tarde, com o Porto do Mucuripe``, atesta o doutor em sociologia pela UFC, Rosendo Amorim, professor da Unifor.

E-Mais

>A Praça Portugal foi criada em 1947, mas foi inaugurada definitivamente em 1968. Hoje, a praça faz parte do circuito independente da cidade e reúne jovens que gostam da cena pop/rock, interessados nos animes, mangás e RPGs.

> Fortaleza é uma cidade jovem, aos 284 anos. São Vicente, em São Paulo, a primeira reconhecida como vila no País, já completa 478 anos.

> No fim do século XVIII, Aracati se transformara na praça de negócios mais desenvolvida do Ceará, junto às vilas de SÃO BERNARDO DAS RUSSAS e ICÓ.

>Professor Rosendo Amorim aponta, em ARACATI, preservações edificadas no século XVIII e residências que ainda guardam, na fachada, a herança da colonização portuguesa.

> As primeiras igrejas no Ceará foram feitas com plantas de Portugal. Desde a matriz da Igreja do Rosário (Centro), Parangaba, da cidade de Baturité, de ARACATI e até de Viçosa. ``Foram todas igrejas coloniais, com afrescos preservados em algumas delas``, diz o padre Edilberto Cavalcante, professor
da Uece e da Faculdade Católica Cearense.

Angélica Feitosa
angelica@opovo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Compilado do Jornal O POVO

IGREJA DA MATRIZ - Aracati, Ceará

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Aracati, de planta portuguesa, começou a ser construída em início do século XVIII, sobre os restos da antiga capela, e foi finalizada na segunda metade do século XIX.

Do Jornal O POVO

PESQUISAS