sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CARNAVAL

“Carnaval Aracati 2009: O Carnaval do Ceará é aqui!”.

Por www.diariodonordeste.com.br
30 de janeiro de 2009

Carnaval em três fases e 12 dias de folia. Aracati é só folia no período de 14 a 25 de fevereiro de 2009 com o “Carnaval Aracati 2009: O Carnaval do Ceará é aqui!”.
Historicamente, a folia no município reúne um público de 300 mil pessoas. Este ano os organizadores esperam mais e projetam atrair 400 mil pessoas. Grandes atrações do cenário artístico nacional e local vão marcar presença na cidade.

A Rua Coronel Alexanzito abrigará os tradicionais blocos carnavalescos, configurando-se ali o carnaval cultural. Na Rua Coronel Pompeu desfilarão os trios elétricos, enquanto na praia de Majorlândia, o espaço é para bandas com muito axé, frevo e samba, repertórios que mostram a brasilidade do povo aracatiense. Ao todo, será uma temporada de 12 dias de folia.

O carnaval cultural de Aracati é composto por blocos carnavalescos que desfilam pela Rua Coronel Alexanzito, dotada de relevante conjunto histórico-arquitetônico tombado pelo Iphan. Este carnaval tem como ênfase principal a participação da população local na execução do desfile, além de ter como público-alvo famílias com criança e a presença freqüente de pessoas idosas. A oportunidade é imperdível para os foliões relembrarem os tempos idos, através de marchinhas tocadas pelas tradicionais charangas, como a Banda Chico de Janes. Maracatus de Fortaleza também vão marcar presença, proporcionando mais brilho à folia, de domingo a terça-feira, a partir das 17 horas.

Quem curte carnaval com trios elétricos tem encontro marcado na Avenida Coronel Pompeu. O encontro dos trios ocorrerá já a partir da sexta-feira que antecede o período momino. Todos os dias se apresentarão cinco bandas.

O pré-Carnaval já está ´rolando´ na cidade, todos os sábados, até o dia sete de fevereiro, na Praça Dom Luís, a popular ´Praça da Coluna´, com a animação da Banda Chico de Janes.

No dia 14 de fevereiro haverá escolha da Rainha do Carnaval de Aracati, no Mirante das Gamboas. ´A partir do dia 14 são 12 dias de folia em Aracati´, assegura a titular da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Iane Sampaio Moreira Lima. Segundo ela, os foliões contarão com toda a estrutura necessária para brincar com tranqüilidade.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2009 EM ARACATI
14 de fevereiro (sábado) - Baile de Carnaval com escolha da rainha e do rei momo do Carnaval 2009, às 22 horas, no Complexo Turístico Mirante das Gamboas;

15 de fevereiro (domingo) - Lá vem o Chico -machinhas de Carnaval com a Banda Chico de Janes na Praça Marechal Deodoro, a partir das 18 horas;

16 de fevereiro (segunda) - Ensaio aberto do Louca Mania, às 20 horas, no Centro de Juventude;

18 de fevereiro (quarta) - Carnaval Infantil (escolas), com trio elétrico, às 16 horas; e Carnaval Gospel, às 20 horas (Malucos por Jesus), ambos na Avenida Coronel Pompeu;

19 de fevereiro (quinta) - Arrastão com blocos alternativos com trio elétrico, na Avenida Coronel Pompeu, a partir das 20 horas;

20 de fevereiro (sexta) - Carnaval na Rua Coronel Pompeu com trios elétricos, a partir das 21 horas;

21, 22, 23 e 24 de fevereiro (sábado a terça) - Carnaval na praia (palco e banda), a partir das 11 horas; Carnaval na Avenida Coronel Pompeu com trios elétricos e bandas, a partir das 21 horas;

22, 23 e 24 de fevereiro (domingo a terça) - Carnaval Cultural com competição e desfile dos blocos carnavalescos tradicionais de Aracati;

25 de fevereiro (quarta) - Bloco dos Loucos ao meio dia, saindo da Praça Marechal Deodoro e percorrendo as ruas de Aracati.

Fonte: Caderno TURISMO DN

LITORAL LESTE (24/1/2009)
Pré-Carnaval revive antigos bailes
A ONG Artes do Fazer resolveu trazer o balanço e a musicalidade das marchinhas do passado para o pré-Carnaval

Aracati. Não é só uma questão de saudosismo, mas de identidade cultural.
Os Carnavais de antigamente fazem falta para muita gente — que à época viveu ou só nasceu depois.
O município de Aracati, localizado no Litoral Leste do Estado do Ceará, é conhecido por seu Carnaval praiano, e pelas multidões na Rua Coronel Alexanzito, a popular Rua Grande. E o pré-Carnaval? Não se fazem mais pré-Carnavais como antigamente, pelo menos antes que hoje anoiteça. É quando grupo de jovens de Aracati lançam o movimento “Revivendo os grandes Carnavais”, que pretende se firmar como evento pré-carnavalesco “in memorian” dos antigos bailes nos clubes da cidade.

Preconceitos à parte, mas, ao contrário do Carnaval contemporâneo, rico em cores, misturas, diferentes batidas e, muitas vezes, pobreza poética, as marchinhas carnavalescas ainda encantam gentes de todas as idades. Ainda e sempre. Narram uma época de sentimentos, conquistas amorosas e boemia (se hoje a influência é baiana, aquela era carioca).

Antigamente: “O teu cabelo não nega, mulata/ Porque és mulata na cor...”. Na cidade de Aracati dos Anos 70 e 80, havia o Carnaval da elite e das classes menos abastadas nos antigos Aracati Clube e Sete Clube, respectivamente.

Felizmente, a bipolarização social até mesmo no Carnaval é passado, mas trazer o balanço e a musicalidade das marchinhas são desejos presentes do professor Leandro Lima e de outros 14 amigos, entre professores, advogados, engenheiros, e outros profissionais liberais que fazem a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Artes do Fazer, que atua em quatro linhas de projetos: Educação, Cultura, Meio Ambiente e Economia Solidária.

“Aracati fica bastante movimentada nos dias de Carnaval, mas percebemos que, no mês de janeiro e em fevereiro, antes da Folia de Momo, não há eventos com a característica de pré-Carnaval, então pretendemos revitalizar isso”, garante Leandro Lima. Neste sábado e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, as noites da Praça da Coluna da Hora, próximo à Igreja Matriz, serão de festa a partir das 18h, com apresentação de alguns dos antigos blocos. A partir das 19h, animação com a banda Chico de Janes. Será permitida, sem cadastro prévio, a venda de comidas e bebidas por ambulantes na praça. A festa tem o apoio da Prefeitura de Aracati, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

OBJETIVO
"A nossa intenção é movimentar a cidade de Aracati com marchinhas antes do carnaval".
Leandro Lima
Movimento pré-carnavalesco

Mais informações:
Pré-Carnaval do município de Aracati
Dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro
(88) 8835.1031

O ARTESANAL DE ARACATI POR TRÊS GERAÇÕES!!!

 
. Em Aracati, o visitante confere o trabalho artesanal (labirinto) praticado por três gerações e conhece a história do município guardada no antigo casario azulejado.
 
. A caminho de Canoa Quebrada, o viajante cruza o majestoso Rio Jaguaribe com suas águas soberanas e chega à cidade dos bons ventos. O que seria apenas uma passagem vira turismo cultural. Aracati se revela no esplendor dos azulejos coloridos, no casario histórico e na beleza de seus labirintos. Arquitetura autêntica, homogênea e cheia de cor de prédios e sobrados exala história. Não por acaso, o acervo virou monumento nacional. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o Museu Jaguaribano e as construções antigas na Rua Coronel Alexanzito são os destaques do roteiro cultural. Uma viagem no tempo glorioso dos ciclos econômicos no Ceará.

O sítio histórico abre espaços para a interação com a zona praieira de Aracati, onde a natureza exuberante vira inspiração para a arte do labirinto. A atividade se dissemina em pontos diversos e segue sertão adentro por mãos hábeis que fazem surgir peças de suprema delicadeza numa expressão legítima de cearensidade.

Na localidade do Cumbe e na praia da Majorlândia, a arte herdada de Portugal aclimatou-se e virou domínio de mulheres, a maioria companheiras de pescadores. Por amor à arte e para incrementar a renda familiar, elas viraram artesãs de labirinto, as populares labirinteiras, trafegando pelos sinuosos caminhos da arte popular.
 
O labirinto se mantém vivo e colorido e ganha espaço também em peças de vestuário masculino e feminino. Pequenas aprendizes asseguram a continuidade da arte, que receberam das mães e avós.
 
Mas, há quem reforce a tradição, como o comerciante Gerardo de Freitas, apelidado de Gerardo Tiralíngua, o único homem no Ceará integrado à arte secularmente feminina. Tiralíngua é considerado como o ´bendito´ entre as mulheres labirinteiras e nada fica a dever em criatividade, que absorveu no olhar e na repetição, buscando ainda mais sinuosidade na arte.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PRAIAS

. IGREJA DE CANOA QUEBRADA - Aracati, Ceará, Brasil
Fonte: Aracati Net

Antes de viajar a CANOA QUEBRADA, visite o Site: www.portalcanoaquebrada.com.br
Distante 13 Km da sede, a Praia Internacional de Canoa Quebrada rica em belezas naturais, famosa pelas suas dunas e falésias. Seu nome se deve ao acidente ocorrido em 1650, com a embarcação do navegador português Capitão Aires da Cunha, que ao chegar de Portugal, bateu num rochedo e quase naufragou, vindo desembarcar emergencialmente nessa enseada. Cantada por Caetano Veloso, esta praia de fama internacional desde a época de 70, quando começou a ser descoberta por turistas, "hippies", mochileiros e naturalistas do mundo inteiro, que tinham de caminhar cerca de 1 Km subindo uma extensa duna, já foi considerada uma das mais lindas do mundo. Seu símbolo é a meia lua e a estrela, esculpido em diversas falésias avermelhadas, que significa um ideal de vida alternativo. Nos anos 80, entrou de vez para os roteiros turísticos do mundo inteiro graças ao asfaltamento da única estrada de acesso. Atualmente deixou de ser apenas a praia dos mochileiros para ser procurada também por turistas mais exigentes. Lugar tranqüilo, com areia clara, fofa e mar verde protegido por recifes. A nota triste fica por conta da ação de pichadores nas falésias. A vila é muito agitada e tem excelente infra-estrutura turística, de dia é puro lazer e à noite com casas de forrós, pagodes, sambas e serestas, tendo como centro a Rua Principal, apelidada de "Broadway" numa alusão à movimentada avenida de Nova Iorque. O sol é lazer puro; à noite, os forrós, pagodes, sambas e serestas. Uma festa para os olhos, com dunas gigantescas. Labirinteiras mostram sua arte e como as faz. Passeio de jangada no mar, bugres na areia, cavalgadas. Lazer farto.
. MAJORLÂNDIA
FONTE: Aracati Net

Fundada em fins de 1937, pelo Major Bruno da Silva Figueiredo, é o local ao qual se deve à origem do artesanato em areia colorida. Situa-se em meio a denso coqueiral, oferecendo na vila, bonitos artesanatos em areia colorida "ao vivo", onde o visitante escolhe a paisagem e desenho que deseja levar e oferecer a alguém. Atrações com esculturas gigantes, quando o artista da terra viu as falésias como instrumento de trabalho e dignificou a sua arte.A temperatura da água é de aproximadamente 27°C própria para o banho. Praia de areia clara, onde os ventos mais fortes ocorrem nos meses de julho a outubro Tipicamente de veraneio, onde a atividade pesqueira é muito presente. As jangadas retornam do mar no final da tarde, dando a opção dos veranistas comprarem peixe fresco.

QUIXÁBA
FONTE: Aracati Net

Localizada a 31 Km da sede. É uma praia que é em verdade núcleo de pescadores. Bucólica, matuta e simplória. É encantadora por suas falésias e rusticidades. Um fato que veio constituir uma atração turística, foi a presença da atriz Florinda Bulkan, durante suas férias, buscando isolar-se da agitação dos grandes centros urbanos. É impressionante a forma ímpar das falésias, nesta praia de areia branca, fina e fontes d'agua pura e cristalina. Mar calmo, com poucos rochedos, bem propício à pesca. Conheça o trabalho de esculturas nas falésias do Sr. Elias, na Pousada Refúgio Dourado, um verdadeiro atelier a céu aberto.

RETIRINHO
FONTE: Aracati Net

Distante 42 Km da sede, praia rústica e que possuí atrações especiais, formadas pelo represamento das águas do rio que nela desemboca e a conseqüente formação de uma lagoa piscina muito apreciada para o banho e que ao sangrar para o mar forma uma cachoeira que é uma gostosura. Mar calmo com pedras sobre a areia. Há uma vila de nativos próxima à orla. Na pousada, além do mirante "Som das Águas", há um agradável banho, numa pequena queda d´agua formada pelo desvio do Riacho São Francisco pouco antes de sua foz.

LAGOA DO MATO
FONTE: Aracati Net

Lagoa do Mato é um pequeno núcleo praiano basicamente ocupado por pescadores, com acesso por estrada de barro e uma paisagem nativa exuberante. Entretanto, já apresenta sinais de desrespeito ao ambiente natural como algumas casas de veraneio instaladas sobre suas falésias brancas à beira-mar.

PESQUISAS